Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Estreias de cinema de 7 de Outubro de 2021



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Fátima

Portugal, o ano é 1917. Lúcia, uma menina de dez anos, e Francisco e Jacinta, seus primos, dizem ter visto uma aparição de "uma Senhora mais brilhante do que o Sol" nos campos da Cova da Iria, Fátima. Segundo as três crianças, a Santa apresentou-se como sendo Nossa Senhora do Rosário e deixou-lhes uma mensagem de paz. A revelação é mal recebida pelos pais, convictos de que não passa de uma fantasia infantil. Contudo, a notícia não tarda a espalhar-se e milhares de pessoas seguem até Fátima, para ver as crianças de perto. Tudo isso vai desagradar tanto ao Governo português da época, como à Igreja Católica, que pressionam Lúcia, Francisco e Jacinta a assumir que mentiram. Mas as crianças recusam-se a ceder e as multidões de peregrinos teimam em chegar para presenciar o milagre. 
Um filme dramático de reconstrução histórica com realização do  italiano Marco Pontecorvo, que segue um argumento seu, de Valerio D'Annunzio e Barbara Nicolosi. O elenco conta com a participação de Joaquim de Almeida, Lúcia Moniz, Sônia Braga, Goran Visnjic,  Marco D'Almeida, Joana Ribeiro, João D'Ávila,  Alba Baptista, Stephanie Gil, Alejandra Howard, Jorge Lamelas, e Harvey Keitel. 



Ladrões de Elite

Richard Pace (Pierce Brosnan) é um ladrão com um código de honra bem definido: de modo a não prejudicar pessoas individuais, só rouba objectos que estejam cobertos por um seguro. Mas, apesar dos assaltos lendários do passado, na verdade, ele atravessa uma fase particularmente complicada da sua vida. Um dia, é contactado por um grupo autodenominado "Ladrões de Elite", que lhe faz uma proposta de um assalto que, embora quase impossível de concretizar, parece ser a solução para todos os seus problemas.
Uma comédia de acção realizada por Renny Harlin e escrita por Robert Henny e Kurt Wimmer. Pierce Brosnan, Rami Jaber, Hermione Corfield, Jamie Chung, Tim Roth, Nick Cannon e Qais Qandil dão vida às personagens.


Flag Day - Dias Perdidos

John Vogel chegou a cumprir pena de prisão por assalto, mas tornou-se o falsificador mais famoso da história dos EUA, por contrafazer sozinho quase 20 milhões de dólares. Contudo, na sua vida privada, era o adorado pai de Jennifer, que passou consigo a infância e lhe ensinou as mais importantes lições sobre o amor. 
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde esteve em competição pela Palma de Ouro, um filme dramático escrito por Jez Butterwort, que tem por base o livro de memórias “Flim-Flam Man: The True Story of My Father’s Counterfeit Life”, escrito por Jennifer Vogel. Com realização de Sean Penn, que também veste a pele de protagonista, o filme conta com Dylan Penn (filha de Sean), Tom Anniko e Mitchell Nguyen-McCormick. Já a banda sonora é da responsabilidade de Cat Power, Glen Hansard e Eddie Vedder.