Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

A verdadeira história de uma criança que sobreviveu ao holocausto


O Rapaz de Buchenwald. A verdadeira história de uma criança que sobreviveu ao holocausto de Robbie Waisman e Susan McClelland é uma das novidades editorias da Desassossego para este mês de Novembro.

Abril de 1945. Quando as forças americanas libertam o campo de concentração de Buchenwald, descobrem quase mil rapazes judeus que tinham sido escondidos e protegidos pelos prisioneiros do campo. Ninguém sabe o que fazer com eles – e, durante dois meses, os jovens permanecem nos dormitórios da prisão sem qualquer tipo de rotina ou orientação.

Estes «Rapazes de Buchenwald» estavam zangados com o mundo pelo abuso que tinham sofrido e encontraram na violência uma fuga: roubavam para se alimentarem, eram conflituosos e lutavam por poder.

Tudo mudou quando Albert Einstein e o rabino Herschel Shachter descobriram a história destes jovens e os levaram para França, para uma reabilitação com vista à integração na sociedade

Este é o testemunho de Romek Wajsman, agora Robbie Waisman, um desses rapazes, que partilha a sua extraordinária história de transformação da dor em resiliência, e da superação de uma perda incrível para encontrar uma alegria extraordinária.

Sobre os Autores

Romek Wajsman, que alterou o seu nome para Robbie Waisman quando se mudou para o Canadá em 1949, é contabilista e um respeitado orador internacional sobre temas como o Holocausto, a reconciliação e o perdão. Robbie ganhou inúmeros prémios atribuídos por universidades, organizações de direitos humanos e grupos judaicos em todo o mundo e foi reconhecido pelos governos alemão, americano e canadiano pelo seu ativismo.

Susan Mcclelland é jornalista com trabalhos publicados em Sunday Times Magazine, Glamour, Marie Claire, Ms. Magazine, The Walrus e The Guardian. As suas histórias foram adaptadas para documentários para a CBC e BBC.