Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Bullet Train: Comboio Bala
Um assassino veterano quer afastar-se da vida de matar gente, mas é obrigado a voltar ao negócio para conseguir extrair uma mala de um comboio a alta velocidade que vai de Tóquio até Quioto. Baseado no livro "Maria Beetle", do japonês Kōtarō Isaka, uma comédia de acção de David Leitch, o duplo e coordenador de duplos tornado realizador ao lado do colega Chad Stahelski em "John Wick", que depois, sozinho, assinou filmes como "Atomic Blonde - Agente Especial", "Deadpool 2" e "Hobbs & Shaw". Brad Pitt está à frente de um elenco que inclui Sandra Bullock, Aaron Taylor-Johnson, Brian Tyree Henry, Michael Shannon, Hiroyuki Sanada, o “rapper” porto-riquenho Bad Bunny, Logan Lerman, Zazie Beetz e Masi Oka.
Men
Alex Garland escreveu o romance “A Praia”, que depois se tornou um filme de Danny Boyle, tendo também escrito filmes como “28 Dias Depois” ou “Dredd” e, depois disso, transformou-se em realizador de filmes como “Ex-Machina” ou “Aniquilação” e criador da série “Devs”. Está de volta com este filme de terror folclórico que olha para o tema da masculinidade tóxica, com Jessie Buckley e Rory Kinnear no centro. Buckley faz uma viúva que vai passar férias a uma aldeia do campo inglês e é atormentada pelos homens que lá vivem, todos interpretados por Kinnear.
O Meu Verão Em Provença
A infância de Marcel Pagnol (1895-1974), o realizador, escritor e dramaturgo francês, em particular o seu primeiro amor de Verão, é focada neste filme de Christophe Barratier. Inspirado nos livros de memórias de infância do autor, indo até 1905, quando Pagnol passou o último Verão antes de entrar no liceu e passou da infância à adolescência. Foi nessa altura que se apaixonou e o que se passou mudou a sua vida. Além de Richard Oiry no papel do artista enquanto jovem, o filme conta com Pierre-François Martin-Laval (PEF) e Armelle Deutsch.