Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Estreias de cinema de 6 de Outubro de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Fada do Lar

Após ter sido abandonada pelo companheiro, que a deixou com dois filhos pequenos e uma série de dívidas para pagar, Vera vê-se forçada a arranjar dois empregos. Durante o dia trabalha num supermercado; à noite dança numa casa de “strip”. Certa ocasião, farta de ser importunada pelos clientes, agride um deles, é levada a tribunal e condenada por agressão. É assim que se vê forçada a fazer serviço comunitário num lar de idosos administrado por uma directora gananciosa e pouco interessada no bem-estar dos utentes. Naquele lugar, contra todas as expectativas, Vera vai fazer novos amigos e encontrar um novo propósito para a sua vida.
Com realização de João Maia – também responsável pelo aclamado “Variações” (2019) – segundo um argumento de André Guerra dos Santos, esta comédia conta com as actuações de Joana Metrass, Tomás Alves, Cleia Almeida, Márcia Breia, Carmen Santos, Margarida Carpinteiro, Manuel Cavaco, Alfredo Brito, João Lagarto, Dalila Carmo e Sérgio Godinho.



Bandido

Depois de conseguir escapar airosamente de uma cadeia no Michigan (EUA), Robert Whiteman refugia-se no Canadá, onde pretende levar uma existência pacata e o mais discreta possível. Lá, conhece Andrea, uma assistente social completamente ignorante do seu passado, por quem se apaixona. Empenhado em proporcionar o máximo conforto a Andrea, Robert envolve-se numa parceria com Tommy Kay, um criminoso reputado na zona, dando início a uma série de assaltos que se vêm a revelar extraordinariamente bem-sucedidos. Com os media a mostrar os seus feitos e a transformá-lo numa espécie de celebridade, e com a polícia constantemente no seu encalço, Robert acaba viciado na adrenalina que os sucessivos assaltos lhe proporcionam. 
Inspirado na história real de Gilbert Galvan Jr., um assaltante que detém o recorde de roubos consecutivos no Canadá, este filme de acção tem realização de Allan Ungar e interpretações de Josh Duhamel, Elisha Cuthbert, Nestor Carbonell e Mel Gibson. 



Bem-vindo ao mundo dos Ogglies

Uma família de Ogglies vê-se forçada a encontrar um novo lugar para morar. Contudo, isso é tremendamente difícil, uma vez que uma das características mais marcantes da sua espécie é o seu (mau) cheiro peculiar. Quando Firebottom, o dragão da família, aterra na fedorenta cidade de Smelliville, eles sentem ter finalmente encontrado o lugar com que sempre sonharam. Mas, infelizmente, é necessário encontrar um consenso com os cidadãos locais, que não vêem com bons olhos a chegada de estranhos. É então que descobrem que os Ogglies, que adoram tudo o que é sujo e peganhento, se alimentam de lixo, o que pode ser a solução para diminuir o entulho acumulado no aterro sanitário da cidade. Mas nem todos concordam com a solução. 
Adaptação da obra homónima do autor e ilustrador alemão Erhard Dietl, esta aventura animada é realizada por Toby Genkel e Jens Møller.