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segunda-feira, 8 de maio de 2023

Apresentação novos Mercedes EQE SUV



A Mercedes Benz apresentou na passada sexta feira o seu mais recente SUV, trata-se do EQE SUV que foi apresentado na Marina de Cascais em duas versões. O "Cultura e Não Só" esteve presente neste lançamento onde além da versão "normal" do novo SUV da marca alemã esteve também em exposição a versão mais "musculada" preparada em parceria com a AMG.



O novo EQE SUV partilha a sua longa distância entre eixos (3210 milímetros) com o EQS, mas a sua distância ao solo é superior em mais de 20 centímetros. Dimensões: 5125/1959/1718 mm (comprimento/largura/altura). As dimensões interiores beneficiam das generosas dimensões exteriores e das vantagens do design desenvolvido de raiz tendo por base a arquitetura de um automóvel elétrico. Os bancos da segunda fila estão equipados de série com regulação elétrica. A bagageira tem capacidade para transportar até quatro sacos de golfe. Como equipamento opcional, estão disponíveis uma terceira fila de bancos individuais e uma extensa gama de funcionalidades de conforto para todos os passageiros.

Todas as versões do modelo EQE SUV estão equipadas com cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro, enquanto as versões com sistema de tração integral 4MATIC também integram uma cadeia cinemática elétrica no eixo dianteiro. Nos modelos 4MATIC, a função Torque Shift assegura a distribuição inteligente e continuamente variável do binário entre os motores elétricos traseiro e dianteiro, e desta forma utiliza o motor elétrico mais eficiente em cada caso. Os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro são do tipo motor síncrono de excitação permanente. As vantagens deste conceito incluem a elevada densidade de energia, a elevada eficiência e a elevada constância da energia.

O EQE foi o primeiro modelo da Mercedes-Benz no qual podem ser ativadas funções completamente novas do veículo através de atualizações remotas. Com o EQE SUV, esta possibilidade foi significativamente alargada. Por exemplo, as funções do Assistente de manobra ao reboque e o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) com realidade aumentada para a navegação podem ser ativadas posteriormente através de atualizações over-the-air.



Com o EQE SUV, a Mercedes-Benz dá um passo importante rumo à mobilidade sem emissões de gases poluentes e aproxima-se da concretização dos objetivos da iniciativa Ambition 2039. O modelo é produzido de forma totalmente neutra em termos de emissões de CO2. O EQE SUV implementa na estrada soluções reais para a mobilidade sem emissões de gases, conservação inteligente dos recursos naturais e economia circular responsável.


O chassis do novo EQE SUV está equipado com uma suspensão dianteira de quatro braços e uma suspensão multi-link independente no eixo traseiro. A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento de ajuste contínuo ADS+ integra o equipamento de série. A distância ao solo do veículo pode ser aumentada em vários centímetros. Além dos modos ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL do sistema DYNAMIC SELECT, as versões 4MATIC estão equipadas com o modo OFFROAD para a condução fora de estrada. Adicionalmente, a direção do eixo traseiro com um ângulo da direção até 4.5 graus é de série. Fornece uma grande capacidade de manobra em cidade e uma excelente agilidade fora das zonas urbanas. Opcionalmente e também através de uma atualização remota, está disponível uma versão do ângulo da direção do eixo traseiro até 10 graus.

Os princípios da Segurança Integral, em particular a segurança em acidentes, aplicam-se independentemente da plataforma. Tal como em todos os restantes modelos Mercedes-Benz, o EQE SUV é constituído por um habitáculo rígido, com zonas de deformação programadas e modernos sistemas de retenção. Na Europa, o EQE SUV é o primeiro modelo da Mercedes-Benz com função de deteção de ocupação real dos bancos traseiros. Se um passageiro no banco traseiro não estiver a utilizar um cinto de segurança, o condutor é alertado com um aviso específico. Outra funcionalidade nova na Mercedes-Benz é o conhecido alerta de presença de ocupante. Este sistema pode alertar para a presença de crianças na traseira do veículo, que o condutor poderá não ter detetado. Nos modelos destinados à Europa, Austrália e Nova Zelândia, este alerta é um de série.



O serviço Mercedes me Charge é uma das maiores redes de postos de carregamento em todo o mundo: atualmente integra mais de 700.000 postos de carregamento AC e DC, incluindo cerca de 300.000 na Europa. Desde 2021, a Mercedes-Benz assegurou uma compensação subsequente com eletricidade verde quando os clientes utilizam o serviço Mercedes me Charge para carregar os seus automóveis na Europa. Os certificados de origem de elevada qualidade asseguram que a quantidade de energia elétrica de fontes renováveis que é fornecida à rede elétrica, é igual à quantidade de energia elétrica consumida através do Mercedes me Charge. A nova função Plug & Charge do serviço Mercedes me Charge permite o carregamento cómodo do EQE SUV nos postos de carregamento públicos que suportem a função Plug & Charge.

Com base em diversos fatores, o Sistema de Navegação com Inteligência Elétrica planeia o percurso mais rápido e confortável, incluindo paragens para carregamento, e por exemplo, reage dinamicamente aos congestionamentos de trânsito ou a uma mudança no estilo de condução. Isto inclui uma indicação no sistema de informação e de entretenimento MBUX para que o condutor possa verificar se o estado de carga da bateria é suficiente para regressar ao ponto de partida sem efetuar uma paragem para carregamento. Durante o cálculo do percurso, é dada preferência aos postos de carregamento manualmente adicionados ao percurso. Os postos de carregamento sugeridos podem ser excluídos. É calculada uma estimativa dos custos do carregamento por cada paragem para carregamento.

Com a função ENERGIZING AIR CONTROL Plus, a Mercedes-Benz pensa integralmente na qualidade do ar no EQE SUV. O sistema funciona com recurso a filtragem, sensores, um conceito de indicação e pelo ar condicionado. O filtro HEPA (High-Efficiency Particulate Air) tem uma capacidade de filtragem extremamente elevada que permite reter partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias contidas no ar exterior.



Com o software inteligente, o MBUX adapta-se completamente aos seus utilizadores e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo. Com a conhecida camada zero, as aplicações mais importantes são sempre apresentadas no nível superior dentro do campo de visão, de acordo com a situação e o contexto.



O destaque do interior é o MBUX Hyperscreen (opcional). Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões prolonga-se praticamente por toda a extensão do tablier. Atrás de um único vidro encontram-se instalados três ecrãs. O ecrã OLED de 12.3 polegadas é destinado exclusivamente para o passageiro dianteiro, permitindo ter a sua própria área de controlo. Na Europa, e num crescente número de países, o passageiro dianteiro também pode assistir a conteúdo dinâmico enquanto o veículo está a ser conduzido. Isto porque, a Mercedes-EQ utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara: se a câmara detetar que o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro dianteiro, o sistema reduz automaticamente o brilho da imagem do ecrã.

O sistema de som Dolby Atmos coloca a experiência sonora no EQE SUV num novo patamar. Os instrumentos ou as vozes individuais da mistura de estúdio podem ser colocados em toda a parte da área de audição. Desta forma é possível um novo tipo de animação sonora: isto porque, enquanto os sistemas estéreo convencionais normalmente possuem uma dinâmica lateral, o Dolby Atmos pode utilizar todo o espaço e criar uma experiência de som a 360 graus.



Algum do equipamento que aparece como opcional na versão base deste modelo integra a versão AMG de serie, falo por exemplo do MBUX Hyperscreen.



Texto: Paula Marques
Fotografia: António Murteira da Silva