Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Para todos os que enfrentam a ansiedade, a timidez e a fobia social



«Era quase a sua vez e ele sentia a aceleração dos batimentos do coração. […] As suas ideias, tão claras apenas algumas horas antes, eram agora confusas, baralhadas. […] Sentia a garganta apertada; a boca estava cada vez mais seca. Como era evidente, ninguém se tinha lembrado de pôr copos de água na sala de reuniões […].

“É a sua vez, Dubois”, disse-lhe o diretor geral. Levantou-se, os joelhos feitos em algodão. Ia ser uma catástrofe…»

Quantos de nós já não passaram por este tipo de situação? E quantos de nós desconhecem ainda hoje como lidar com fenómenos similares?

Em O Novo Medo dos Outros, os psiquiatras e especialistas em situações sociais Christophe André, Patrick Légeron e Antoine Pelissolo desvendam tudo o que precisamos de saber sobre a ansiedade, a timidez e a fobia social, num livro oportuníssimo que a Temas e Debates faz chegar hoje às livrarias.

Em 1995, Patrick Légeron e Christophe André lançaram uma obra que conquistou milhares de leitores. O Medo dos Outros, que abordava o conceito da apreensão que o olhar e o juízo de terceiros pode desencadear na nossa qualidade de vida e a espiral de (im)previsíveis fenómenos que se geram no quotidiano de todos os que com ele lidam, tornou-se um sucesso de vendas, tendo sido traduzido para 10 línguas.

Em O Novo Medo dos Outros, versão radicalmente nova de um livro que se tornou um clássico, o psiquiatra Antoine Pelissolo junta-se aos dois especialistas no estudo das manifestações da ansiedade social para revelar as causas e os mecanismos elementares que regem o aparecimento de fobias sociais – como fatores genéticos, processos biológicos e neurobiológicos, modos de educação, pressões culturais ou elementos da história individual –, bem como os tratamentos atualmente disponíveis, numa obra enriquecida ainda com critérios de diagnóstico, questionários para avaliar o grau de ansiedade social e conselhos práticos. 

Sobre os Autores

Christophe André é psiquiatra e psicoterapeuta. Desenvolveu a maior parte da sua carreira no Hospital SainteAnne em Paris, no seio de uma unidade de psicoterapia comportamental e cognitiva, especializada no tratamento e na prevenção de perturbações emocionais, depressivas e de ansiedade. Em 2004, foi um dos primeiros médicos a propor aos pacientes técnicas de meditação laica. Em 2016, foi galardoado com o Prix Jean Bernard, da Fondation pour la Recherche Médicale. Autor de numerosos best-sellers (Imparfaits, libres et heureux, Les États d’âme, Ces liens qui nous font vivre, L’Estime de soi…), a edição anterior da sua obra, O Medo dos Outros, foi traduzida para 10 línguas. 

Patrick Légeron foi psiquiatra no Hospital Sainte-Anne, em Paris, antes de fundar o Stimulus. Professor de Medicina na Universidade de Paris-Est, é pioneiro e especialista em stresse laboral e autor de Le Stress au travail. 

Antoine Pelissolo é psiquiatra, chefe de serviço no Hospital Universitário Henri-Mondor, em Créteil, e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Paris-Est. É presidente da Association Française des Troubles Anxieux et de la Dépression e autor de vários livros destinados ao grande público, como Bien se soigner avec les médicaments psy; Les Phobies, faut-il en avoir peur? e Guides pour s’aider soi-même.