Páginas

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Estreias de cinema de 13 de Julho de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Missão Impossível - Ajuste de Contas: Parte Um

Há uma nova e poderosa arma a ameaçar a humanidade, com a possibilidade de controlar o planeta. Cabe a Ethan Hunt e à sua equipa da IMF andar à volta do mundo a tentar impedir que os seus inimigos a consigam encontrar. É esta a premissa do sétimo filme da saga cinematográfica Missão: Impossível, adaptada da série homónima de televisão da década de 1960 e iniciada no filme de Brian De Palma de 1996. Hunt é, como de costume, interpretado por Tom Cruise, sempre empenhado em fazer ele próprio, sem recurso a muitos duplos, algumas das peripécias mais arriscadas alguma vez filmadas, no papel principal.

Além de Cruise, voltam à saga algumas caras do costume, como as de Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson e Vanessa Kirby, bem como Henry Czerny, que não era visto desde o filme de 1996, juntando-se novos nomes como Hayley Atwell, Esai Morales, Pom Klementieff, Rob Delaney ou Mark Gatiss. A realização é de Christopher McQuarrie, que tem assinado todos os filmes da saga desde Nação Secreta, de 2015, além de ser coautor do guião.

A rodagem, que decorreu em simultâneo com o oitavo (esta é só a primeira parte), começou em Fevereiro de 2020. Foi sendo sucessivamente adiada por causa da pandemia, tendo sido retomada no final de 2021. Acabou por se tornar um dos filmes mais caros de sempre. 



Elemental

No mundo desta comédia romântica de animação da Pixar, as personagens antropomorfizadas pertencem a cada um dos quatro elementos (terra, vento, fogo e água). Foca-se em Chispa, filha de dois elementos do fogo que migraram para uma zona dilapidada da Cidade Elemento em busca de uma vida melhor. O negócio deles, uma mercearia que será herdada por ela, é posto em causa quando um inspector da cidade, Nilo, um elemento de água, diz que o edifício não está em condições. Vêm os dois de sítios muito diferentes, ela cresceu pobre, ele rico, e são muito diferentes, ela é fogo e ele é água, mas acabam por se apaixonar.

É esta a premissa do segundo filme de Peter Sohn (“A Viagem de Arlo”), cujos pais vieram da Coreia do Sul para o Bronx, onde tiveram uma mercearia nos anos 1970, como realizador. Foi o filme de encerramento do 76.º Festival de Cannes. Na versão original, Leah Lewis dá voz a Chispa e Mamoudou Athie a Nilo, surgindo também nomes como Catherine O’Hara, Ronnie del Carmen, Joe Pera, Wendi McLendon-Covey. A banda sonora está a cargo de Thomas Newman. Em sala, o filme é precedido da curta-metragem “O Encontro de Carl”, de Bob Peterson, uma continuação da história de “Up - Altamente!” que, no original, marca um dos derradeiros trabalhos de Ed Asner, que morreu em 2021.



Fica Connosco

Gad Elmaleh – o popular cómico que nasceu em Marrocos, passou pelo Canadá e fez carreira em França, tendo depois rumado aos Estados Unidos – é o realizador, protagonista e co-argumentista desta comédia semi-autobiográfico. Nela, com Elmaleh e a família a fazerem deles próprios, o cómico regressa a Paris após três anos passados a viver em Nova Iorque. Decide, nesse retorno, converter-se do judaísmo ao catolicismo e ser baptizado. Os pais descobrem e, não querendo que a Virgem Maria se ponha no meio do amor familiar, tentam reconvertê-lo de volta à fé em que o tinham educado.