Páginas

segunda-feira, 3 de julho de 2023

O novo e aguardado romance de Eleanor Catton



Eleanor Catton regressa com um thriller literário intenso e terrivelmente atual, A Floresta de Birnam, no qual aborda questões como o clima, as novas tecnologias, a liberdade de expressão, o capitalismo selvagem, entre outras. Um romance com teor sociopolítico sofisticado que pretende dar espaço e trazer à discussão estes temas prementes. «Ninguém vence MacBeth, salvo se a floresta de Birnam marchar com alvo em Dunsinan…», escreveu Shakespeare. Tal como Macbeth mergulha no assassínio e na loucura em nome do poder, também as personagens de Catton percorrem esta via sinuosa no claro-escuro da natureza humana: o idealismo e o seu reverso, a ganância, a traição, a culpa.

Um grupo de ativistas que se autodenomina «Floresta de Birnam», cujas ações se concretizam na fronteira do crime com o altruísmo, cultiva terrenos de forma ilegal na Nova Zelândia. Trabalham na clandestinidade e esforçam-se por ser autossuficientes. Mira Bunting, a fundadora do coletivo, descobre uma quinta à venda junto à cidade de Thorndike. No entanto, outros há — outras forças — interessados na propriedade. Desde logo, Robert Lemoine, um multimilionário norte-americano que deseja preparar-se para o apocalipse e construir ali mesmo o seu bunker. Lemoine acaba por ceder as terras ao grupo, permitindo que cultivem o terreno. Mas nem tudo é o que parece, pois quais serão os verdadeiros motivos do interesse deste enigmático multimilionário em Thorndike? Mais importante: até onde estará o grupo disposto a ir na luta pelos seus valores? Através de um grande enredo no confronto entre ecologia e capitalismo, Eleanor Catton apresenta-nos visões divergentes e guia-nos, com mestria, numa maravilhosa reflexão. E ninguém adivinha o desfecho.

Com tradução de Maria Dulce Guimarães da Costa e Vasco Teles de Menezes, está disponível nas livrarias a partir do dia 6 de julho.

Sobre a Autora

Eleanor Catton é autora de Os Luminares, livro com o qual venceu o Man Booker Prize em 2013 — sendo até hoje a mais jovem vencedora deste que é um dos mais prestigiantes prémios literários do mundo —, e de O Ensaio, o seu romance de estreia, também ele premiado. Enquanto guionista, adaptou Os Luminares para televisão, e escreveu o guião de Emma, baseado no romance de Jane Austen, para cinema. Nascida no Canadá e criada na Nova Zelândia, vive atualmente em Cambridge, em Inglaterra. O seu nome faz parte da seleção do ano de 2023 da Granta’s Best of Young British Novelists. A Floresta de Birnam é o seu terceiro romance.