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segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Entre o passado e o futuro: como ser professor nos dias de hoje?



Com a revolução digital a entrar nas salas de aula de todo o país e a carreira docente a viver tempos de incerteza, Eusébio André Machado faz uma reflexão sobre o Trabalho docente na era digital.
 
Em vésperas de arranque do novo ano letivo, a Porto Editora lança livro da autoria de Eusébio André Machado, professor e reconhecido investigador na área da Educação em Portugal.

Numa altura em que "as velhas certezas deixam de ser resposta para os novos desafios", o professor e investigador aponta três fatores essenciais de mudança da profissão docente: globalização, imediação e dessocialização. De acordo com o autor, "ser professor e trabalhar nas escolas é uma tarefa exponencialmente exigente e desafiante, pois a diversidade não é contível na «gramática escolar» que vigorou mais de três séculos".

Partindo deste diagnóstico, Trabalho docente na era digital reúne um conjunto de textos em que Eusébio André Machado, com elevado conhecimento da realidade das escolas portuguesas e um vasto percurso académico na área da Educação, aborda as questões da digitalização, da formação de professores, do insucesso escolar e da avaliação, procurando apontar caminhos para a implementação de políticas educativas que visem perspetivar o futuro do trabalho docente e edificar a escola enquanto o "único lugar no mundo onde as várias idades, os vários tempos e as várias vozes continuarão a encontrar-se para tecer o fio do tempo, entre passado e o futuro".

Sobre o Autor

Eusébio André Machado é doutorado em Educação pela Universidade do Minho e detentor de um DEES (Diploma Europeu de Estudos Superiores) pela Université Pierre Mendès-France (Grenoble). É professor auxiliar convidado da Universidade Portucalense (Porto), onde coordenou o doutoramento em Educação e o mestrado em Administração e Gestão da Educação. Foi formador do Programa Pestalozzi, do Conselho da Europa. É membro e representante de Portugal no Conselho de Administração da ADMEE – Europa (Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation). É o coordenador nacional do Projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) da Direção-Geral da Educação. É autor e coautor de vários livros e artigos científicos na área da educação, em particular no âmbito da avaliação, formação de professores, supervisão e políticas educativas.