Páginas

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Uma visão mística e poética de Portugal



O regresso de Paulo Teixeira Pinto à escrita é uma carta de amor ao país. Em Portvgal 8.0 – Corpo & Alma, o autor explora o mistério e a poesia da identidade portuguesa e desvenda o espírito de uma nação em oito itinerários históricos. 

Partindo do algarismo oito, que representa o infinito, o número de letras que compõem a palavra «Portugal» e o momento seguinte aos sete dias da Criação (segundo a Bíblia), Paulo Teixeira Pinto oferece em Portvgal 8.0 – Corpo & Alma uma visão muito particular do nosso país.

Ao explorar a geometria mística do número oito e a sua presença na história e cultura portuguesas, a obra promete dar aos leitores uma perspetiva única e poética sobre a identidade de Portugal, desvendando os segredos que moldaram essa nação ao longo dos séculos.

Do Algarve ao Rio de Janeiro, do Porto ao Pico (Açores) ou de Tomar a Timor, Paulo Teixeira Pinto visita oito itinerários históricos e geográficos que são incontornáveis na história e cultura do país e aprofunda-os com a visão de monarcas e personalidades da nossa cultura. A sua escrita apaixonada faz o leitor querer visitar estes locais e olhar para eles de uma forma diferente. Nada é ao acaso, tudo é especial.

António Sampaio da Nova assina o prefácio e escreve:

«A leitura desta obra faz-se de uma vez. De surpresa em surpresa. O sujeito vai mudando – muitos testemunham na primeira pessoa e PORTVGAL também. Mas o sujeito é sempre Paulo Teixeira Pinto. É a sua história que aqui se conta. (…) O que diz sobre PORTVGAL, digo eu sobre ele: “o penitente imperativo de continuar a conjugar, no presente do indicativo, os verbos resistir e persistir.”»

A obra já está nas livrarias. 

Sobre o Autor

Paulo Teixeira Pinto fez a sua formação de base em Direito. Foi secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do XII Governo Constitucional. Em 1995, ingressou no Banco Comercial Português, de que veio a ser presidente executivo. A partir de 2008, passou a centrar a sua atividade nos domínios das artes e letras, tendo fundado a editora Babel. Exerceu também funções como vice-presidente do Concelho Geral da Universidade de Lisboa e como presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). É consultor da Abreu Advogados desde 2008. Integrou o Conselho Privado de D. Duarte Pio e foi presidente da Causa Real. É autor, inter alia, das seguintes obras: Do Direito ao Império em D. Sebastião, Um dever chamado futuro, Querer Crer, A Real Mesa Censória e as Fontes de Doutrina Política e LXXXI - Poema Teorema.