Páginas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Nuno Sá eleito Fotógrafo de Conservação do Ano



O fotógrafo e videógrafo subaquático Nuno Sá foi premiado no concurso Underwater Photographer of the Year, vencendo a categoria Marine Conservation Photographer of the Year 2024.

O concurso britânico, que contou nesta edição com mais de 500 participantes de mais de 40 países e a submissão de mais de 6.500 fotografias, é considerado por muitos o mais prestigiante concurso de fotografia subaquática do mundo.

A fotografia vencedora foi recolhida em Abril de 2022 quando um cachalote com cerca de 12 metros de comprimento deu à costa gravemente ferido e um grupo de cerca de trinta banhistas tentou salvá-lo, empurrando-o de volta ao mar.

Nuno Sá, alertado por uma bióloga marinha sua amiga que assistiu aos primeiros avistamentos do cachalote ferido, foi para o local munido de um drone quando este se aproximava da costa, o que lhe permitiu acompanhar a tentativa de salvamento.

“Foi um misto de emoções ver um animal que estou tão acostumado a filmar, em diversas partes do nosso planeta em alto mar, ferido e moribundo a lutar para se manter à superfície. Mas foi também inspirador ver tantas pessoas a arriscar as suas vidas para tentar salvá-lo. Estamos a falar de um animal que neste caso pesava mais de 30 toneladas e que estava ferido. Curiosamente, só depois de aterrar o drone e chegar junto da baleia percebi que a minha filha de 10 anos era uma das pessoas que a tentava salvar”, refere Nuno Sá, fotógrafo e videógrafo.

Nuno Sá foi nomeado Fotógrafo de Conservação Marinha do Ano 2024 da Fundação ‘Save Our Seas’, com a sua fotografia ‘Saving Goliath’, tirada em Portugal. A fotografia de Nuno Sá mostra os banhistas a tentar salvar um cachalote encalhado.

Dr. Alex Mustard, Presidente do Júri do UPY afirmou: “A fotografia dá-nos esperança de que as pessoas se preocupam e querem ajudar os oceanos, mas também nos avisa que são necessárias mudanças maiores”.

Nuno Sá já tinha sido vencedor na primeira edição do concurso, em 2015, sendo o único fotógrafo português a vencer o concurso nos seus 10 anos de história. Uma década mais tarde, o fotógrafo e videógrafo volta a ser premiado, desta vez vencendo a categoria ‘Save Our Seas’ Marine Conservation Photographer of the Year, com uma fotografia que mostra um grupo de banhistas a tentar salvar um cachalote na praia da Fonte da Telha.

Tendo iniciado sua carreira como fotógrafo subaquático profissional em 2008, Nuno Sá foi premiado em vários dos mais prestigiantes concursos de fotografia de natureza a nível mundial. Em 2014 trocou a fotografia pelo vídeo subaquático, trabalhando regularmente para a Disney, Netflix e BCC, tendo feito parte da equipa de cineastas de uma das séries mais reconhecidas  sobre os Oceanos, a série Blue Planet II, da BBC.

Hoje em dia, Nuno Sá passa a maioria do seu tempo a mergulhar, para grandes produções sobre vida selvagem, desde o Ártico à Antártica e em muitos dos locais mais remotos do nosso planeta. O fotógrafo e videógrafo especializou-se em encontros com grandes animais pelágicos como baleias, golfinhos e tubarões.