Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2024

A eterna procura da baleia, símbolo do «Grande Espírito»



A Baleia, finalista do Booker Internacional 2023, do escritor e guionista coreano Cheon Myeong-kwan, integra o catálogo da Quetzal, com tradução de Maria do Carmo Figueira. Uma arrebatadora saga multigeracional que combina fábula, farsa e fantasia, distinguida pelos jurados do Booker como «uma aventura de montanha-russa pela história e cultura coreanas, um épico mágico e grotesco».

Com um toque de humor e fantasia, Cheon Myeong-kwan recupera um pedaço de um tempo mítico e imaginário da sua cultura, numa altura em que a baleia, símbolo do «Grande Espírito», ainda não tinha desaparecido, levando consigo a imaginação, diminuída por forma a caber em vidas em que tudo acontece a grande velocidade. Narrada através de gerações, A Baleia explora a vida das suas personagens, abordando questões como a mundanidade, a velocidade e a recuperação das culturas ancestrais.

Este livro evoca o tempo em que se via e apreciava a lentidão majestosa desses animais de grande porte que, perdendo o seu espaço vital, também desaparecem da nossa consciência.

Uma obra-prima da ficção contemporânea.

Sobre o Autor

Cheong Myeong-kwan nasceu na Coreia do Sul em 1964. Antes de se tornar ficcionista, foi guionista de cinema e televisão. Um dos seus romances (Modern Family, de 2010) foi adaptado ao cinema com o título Boomerang Family. Com A Baleia ganhou o Munhakdongne Novel Award, o mais prestigiado prémio literário da Coreia do Sul.