Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Festival Que Jazz É Este? arranca este domingo em Viseu



A 12ª edição do Festival Que Jazz É Este? regressa a Viseu este domingo, dia 30 de Junho. O arranque faz-se às 16h00m com o concerto de Jorge Queijo Trio no Carmo’81. Este novo projeto do multi-instrumentista Jorge Queijo introduz nas suas performances ao vivo a tensão do rock, do punk, do free jazz e do minimalismo. Em palco juntam-se a Jorge Queijo: João Mortágua (saxofone alto) e Olivia Pinto (baixo elétrico). A partir de encontros musicais variados, Jorge Queijo desenvolveu um gosto particular por composições contemporâneas, colhendo influências de rock, thrash metal, jazz, free jazz, improvisação, minimalismo, gamelão e formas de música deep drone.

Nos dias 4 e 5 de Julho, e de 15 a 19 de Julho, entre as 10h00m e as 12h30m, no Centro de Criação Contemporânea de Viseu, irá decorrer o Laboratório de Experimentação Sonora. A inscrição é gratuita e deve ser feita em quejazzeeste.com até 30 de junho (vagas limitadas). O Laboratório de Experimentação Sonora é um espaço inclusivo e plural dirigido a todos os interessados maiores de 10 anos que ao longo de várias sessões vão experimentar, inventar, gravar, compor e interpretar material sonoro e musical relacionado com a cidade de Viseu. Sob a orientação de Beatriz Rola e Inês Luzio, dupla de criativas conhecidas pelas suas abordagens criativas e inovadoras, o trabalho desenvolvido é apresentado dia 19 de julho às 15h00m no Parque Aquilino Ribeiro em formato performance sobre uma instalação sonora que fica em permanência no Parque da Cidade até 21 de julho.

A ideia do Jazz ao Domicílio vem de edições anteriores e tem algo de saudavelmente subversivo: levar concertos às pessoas que estão impedidas de vir até eles. Hospitais, prisões, lares recebem concertos e desta forma alarga-se o acesso de todos à cultura. É no Estabelecimento Prisional de Viseu, no Hospital Psiquiátrico de Viseu e no Estabelecimento Dr. Vítor Fontes (APPACDM) que nos dias 10 e 11 de Julho acontece o Jazz ao Domicílio com o Colectivo Gira Sol Azul e Jorge Novo (Senhor Jorge), beirão de origem e fadista por paixão, prova que a expressão artística não é monopólio de especialistas e de profissionais, mas sim a necessidade de comunicarmos através dos sentidos.

Até dia 12 de Julho decorrem as inscrições para o 16.º Workshop de Jazz de Viseu que devem ser feitas em quejazzeeste.com e tem um custo de 50€ (vagas limitadas). Partindo do princípio que a improvisação é uma prática diária ligada ao nosso quotidiano, este workshop centra-se na criação de ferramentas musicais que estimulam o pensamento abstrato, criativo, coletivo e transformativo. Pretende criar um lugar de escuta, tempo e atenção para estudar a nossa imaginação. Estamos convictos de que em cada imaginação habitam peças musicais impressionantes, necessárias, inovadoras, incríveis e surpreendentes. A imaginação é um músculo que se treina. Neste workshop, orientado por Marcos Cavaleiro e João Grilo, criaremos um mapa de ferramentas, métodos e experiências para a criação musical, assente na prática da improvisação. Pensaremos sobre como se desenvolve uma linguagem musical, sobre o papel da espontaneidade, do erro, da técnica, do imprevisto e da fascinação sonora. Irá decorrer de 19 a 21 de julho, das 10h00m às 13h00m e das 14h30m às 17h30m, no Carmo’81 e a sua apresentação ao vivo é dia 21 de julho às 17h00 no Carmo’81.

Dia 13 de Julho às 21h00m haverá o concerto de Pedro Molina Quartet em parceria com o Prémio CIJ_Universidade de Aveiro 2023 na Pousada de Viseu. Pedro Molina apresenta o álbum À Procura. Do imaginário do contrabaixista espanhol Pedro Molina surge este projeto em parceria com jovens músicos da sua geração, distinguido em 2023 com o prémio para “Melhor Ensemble” no 3º Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro. À Procura é a estreia dos seus registos discográficos enquanto líder e debruça-se sobre a observação do seu próprio mundo, de quem o rodeia e das emoções que pontuam um percurso de adaptação a uma nova cidade, à cultura, ao clima e às novas vivências que proporciona. A busca – e tudo aquilo que se descobre entretanto – serão os pontos de partida para a narrativa que poderemos escutar neste concerto.

Nesse mesmo dia, às 22h30m, numa parceria inédita com o ACERT, o Que Jazz É Este? leva ao Tom de Festa em Tondela para um concerto do Colectivo Gira Sol Azul & Lura. Esta apresentação ao vivo repete dia 19 de Julho às 21h30m no Parque Aquilino Ribeiro. Composto por músicos da Gira Sol Azul, o colectivo com o mesmo nome integra músicos que residem na região de Viseu e comporta já 3 gerações de músicos que se apresentam desde 2007 nos mais diversos contextos e como suporte de vários projetos assinados pela associação. No âmbito do Que Jazz É Este?, este colectivo junta-se a um convidado especial partilhando assim o palco e repartindo com o público a energia musical advinda da experiência privilegiada que vivem. Este ano é convidada do Colectivo, Lura, voz incontornável da lusofonia que conquistou o mundo com o gigante sucesso de “Nariná” e com colaborações de peso com Cesária Évora, Bonga ou Angelique Kidjo, somando já mais de 25 anos de carreira. No ano passado, Lura deu início a um novo capítulo na sua história, com o álbum Multicolor, uma ode à diversidade e multiculturalidade, unindo Portugal e Cabo Verde através da sua voz e energia contagiantes.

Na programação de concertos deste ano temos ainda Axes ‘Hexagon’, Maë Defays, Luís Vicente Trio, Sara Serpa & André Matos, Nils Berg Cinemascope e Joaquim Rodrigues. E como não podia deixar de ser, haverá Rádio Rossio com programas da dupla Catarina Machado e Rui ‘Tigrão’ Gomes, Rádio Escola, concertos de combos de escolas profissionais da região (Combo da E. P. da Serra da Estrela e Santa Combo) e Ricardo Ramos, Raquel Castro e Rui Miguel Abreu. Temos ainda as JAM SESSIONS abertas pelos combos dos conservatórios de Coimbra e do Porto e ainda pelos Ilda.

Este ano tem assim uma programação dilatada no tempo, ao contrário dos anos anteriores: entre junho e julho, o festival integra 17 concertos para público em geral, 3 concertos ao domicílio, 3 jam sessions, 8 horas de rádio ao vivo, 18 horas de um intenso workshop de jazz para músicos e estudantes de música e 15 horas de uma oficina de experimentação sonora e musical aberta à participação da comunidade em geral.




Toda a restante Programação pode ser consultada em https://quejazzeeste.com/

Desenhado pela Gira Sol Azul, o Que Jazz É Este? é um festival eclético e diversificado que ocupa preferencialmente o espaço público e que se posiciona num lugar de procura do equilíbrio entre a novidade e o alimentar e aprofundar laços que ao longo de 12 anos têm sido estabelecidos com vários públicos.

A 12ª edição do festival Que Jazz É Este? é financiada pela Direção Geral das Artes e pelo programa Eixo Cultura do Município de Viseu e conta com vários importantes parceiros e mecenas locais e nacionais que têm contribuído para a afirmação do festival como um projeto de relevo e prestígio na região centro. De modo a incentivar a equidade no acesso ao festival, e por forma a consciencializar os públicos de que a fruição cultural deverá ser acessível mas não forçosamente gratuita, as atividades que integram o festival são de entrada livre, mas a organização apela a um pagamento não obrigatório, através de um ‘donativo consciente’.

Romance “A Gorda”, de Isabela Figueiredo premiado em França



O romance “A Gorda”, de Isabela Figueiredo, publicado o ano passado em França, pela editora Chandeigne, com o título “La Grosse” e que foi traduzido por João Viegas, acaba de vencer o prémio Laure Bataillon 2024 de melhor tradução publicada nesse ano.

Recorde-se que Isabela Figueiredo tem também já publicada, pela mesma editora francesa, os livros “Caderno de Memórias Coloniais” e o seu mais recente romance, “Um Cão no Meio do Caminho”.  

Com o livro “Caderno de Memórias Coloniais”, a escritora já tinha recebido em 2022, em França, o Prémio dos Leitores do Festival de Literatura Europeia de Cognac.

O prémio Laure Bataillon 2024 consiste no valor de 10 mil euros a partilhar por autora e tradutor e será entregue no dia 16 de novembro, em Saint Nazaire, na Casa dos Escritores e Tradutores Estrangeiros.

A poesia como reflexão do mundo



A Assírio & Alvim publica O Livro das Imagens, uma peça fundamental na obra de Rainer Maria Rilke. O Livro das Imagens, cuja primeira edição data de 1902, acabou por se tornar um projeto em contínuo, conhecendo várias edições com poemas adicionados ou subtraídos, fazendo dele um enorme campo de experimentação para Rainer Maria Rilke. Na sua última edição, que aqui se publica, é possível entrever toda a teoria estética do autor: poemas impressionistas, sobre objetos, de motivos religiosos, sobre personagens-tipo, ou as famosas composições sobre os anjos. A tradução e prefácio ficaram a cargo de Maria Teresa Dias Furtado, que nos tem dado a ler nos últimos anos esta bela poesia.

«Neste livro não há nada que não seja importante e que não seja festivo. Cada palavra integrada no séquito do verso deve mover-se e a mais pequena não deve ficar atrás da maior em dignidade exterior ou beleza», frisou o próprio autor ao seu editor.

O livro já se encontra disponível nas livrarias.

Sobre o Autor

Rainer Maria Rilke nasceu em Praga, em 1875. Escritor precoce, publicou o seu primeiro livro de poesia antes dos vinte anos, Vida e Canções (1894). Entre as suas obras mais famosas contam-se As Elegias de Duíno (1923), Cartas a um Jovem Poeta (1929, obra póstuma) e o seu único romance, de teor autobiográfico, As Anotações de Malte Laurids Brigge (1910). Rilke destacou-se como um dos autores mais relevantes de língua alemã, tanto na poesia como na prosa lírica. Faleceu em Valmont, na Suíça, vítima de leucemia, em 1926.

Tiago Iorc apresenta álbum “Daramô” em concerto único no Casino Estoril



Tiago Iorc apresenta-se, no próximo dia 17 de Setembro, pelas 21 horas, no Casino Estoril. O músico brasileiro estreia-se no Salão Preto e Prata, no âmbito de uma digressão que tem espectáculos agendados em vários países europeus.

Estarão em destaque vários êxitos da sua carreira, assim como o mais recente disco "Daramô", de 2022, nomeado para dois Grammys Latinos e a composição "Tudo Que a Fé Pode Tocar" nomeada para Melhor Canção de Língua Portuguesa. 

Autor de sucessos como "Amei Te Ver", "Coisa Linda" e "Tangerina", Tiago Iorc é, hoje, um dos principais ícones do pop brasileiro. Em 16 anos de carreira, soma oito álbuns e parcerias musicais com grandes nomes como, por exemplo, Milton Nascimento e Jorge Drexler.

Julho e o verão para todos do Museu FC Porto



Das exposições temporárias à campanha do Dia dos Avós, a agenda mensal convida a conhecer a história e a viver momentos inesquecíveis com o Tour FC Porto e a programação num dos destinos mais procurados da cidade do Porto

O Museu Futebol Clube do Porto é sempre um dos destinos mais procurados no verão pela experiência premiada Tour FC Porto (Museu + Estádio), mas também pela programação de referência, direcionada a todas as idades e com várias atividades para participar em família. Julho confirma esta regra com propostas diversificadas e muita história para descobrir à boleia dos mais de 130 anos de vida, acontecimentos inesquecíveis e conquistas gloriosas do FC Porto.

As exposições temporárias Porto Penta (dias 1 a 31 e integrada no Tour FC Porto) e Objeto do Mês: Ano 2023 (dias 1 a 31, Sala Multiusos e com entrada livre) são diferenciadoras pela forma como abrem perspetivas para o conhecimento do passado, homenageando, ao mesmo tempo, protagonistas que a memória portista orgulhosamente preserva. A agenda mensal reserva lugares de destaque a estes dois eventos, além de convidar a saber mais ou a conhecer a Secção de Campismo do clube (inativa na atualidade) a partir do Objeto do Mês: Galhardete Mensagem de Camaradagem – 1968 (dias 1 a 31, Hall do Museu, área de circulação livre).

Outra sugestão mesmo à medida dos mais curiosos são as abordagens à história conduzidas pelo Serviço Educativo. A Visita Orientada – Museu FC Porto (dia 13) vai percorrer a exposição temporária, enquanto a Porto Penta – Visita Orientada (dia 27) coloca o foco nos cinco títulos consecutivos de campeão português de futebol que só existem no palmarés do FC Porto. A participação em qualquer uma destas experiências é aberta, exclusivamente, a portadores de bilhete Tour FC Porto, sujeita a regras de lotação e a inscrição antecipada por e-mail (museu@fcporto.pt).

A oficina Avós Dragões – Laços e Traços de Ternura (dia 21, Terra do Dragão) e a Campanha Dia dos Avós (dia 26) colocam as famílias em primeiro lugar e fazem parte de propostas de um mês que também não dispensa sucessos de continuidade. Assim, as sessões de Música com Dragõezinhos – Verão/Praia (dia 7, Terra do Dragão) e de Histórias com Magia para Dragõezinhos – As Férias Atribuladas (dia 27, Auditório Fernando Sardoeira Pinto) marcam presença na agenda pedagógica e cultural do Museu, onde há lugar, igualmente, à arte de Júlio Resende com a exposição temporária Resende 40/50 – Desenhos do Lugar do Desenho (dias 1 a 31, Espaço João Espregueira Mendes). 

Espectáculos gratuitos no Casino Estoril com 5 novos talentos da música nacional



O Casino Estoril renova, em Julho, o ciclo de espectáculos de música ao vivo no Lounge D. Serão protagonistas cinco talentos do panorama da música nacional que propõem diferentes reportórios e estilos interpretativos. Com dois sets por noite, os artistas serão acompanhados pela banda residente do Casino Estoril. A entrada é gratuita, de Quarta-Feira a Domingo, das 22h00 às 23h00 e das 23h15 às 00h30.

Joana Alfaiate nos dias 3, 7, 13, 18, 20 e 25
Joana Alfaiate cresceu numa casa onde se ouvia muita e boa música, rodeada de instrumentos musicais pertencentes ao seu Pai, também ele músico. Passou por diversos projectos musicais, tendo participado em dois programas de talentos musicais da RTP, “Não Te Esqueças da Letra” e “The Voice Portugal”. Lidera a banda Pink Lemonade, um projecto acústico e intimista, com o qual apresenta temas intemporais do rock e do pop nos mais diversos palcos de norte a sul do país.


Sassôt nos dias 4, 10, 12, 14 e 28
Batipzada como Sandra Soares, foi com o fado que editou o seu primeiro trabalho, tendo como sua casa a RTP1 e a Editora Strauss. Festival da canção, Chuva de Estrelas e mais tarde The Voice Portugal, foram palcos que ajudaram a construir o percurso de Sassôt. Participou no musical de Henrique Feist 74.14 e editou alguns trabalhos a solo e em parceria como cantora e coautora. É Vocal Coach e prepara um novo álbum de originais, tendo como maiores referências musicais as vozes do Soul e do Blues e como paixão o fado e os musicais.



Carla Ribeiro nos dias 5, 11, 19 e 26
Carla Ribeiro reencontra-se, no dia 5, com os visitantes do Casino Estoril. A música pop constitui o ponto de partida para uma noite que será repleta de grandes êxitos da música portuguesa e internacional. Com uma extensa carreira, Carla Ribeiro divide o seu tempo como cantora de suporte dos artistas Marco Paulo, Ágata, Telmo Miranda e como solista em casinos, eventos privados ou corporate para empresas líderes de mercado como PMP, Bythemusic ou Wishitdoit.



Raquel Martins nos dias 6 e 21
Raquel Martins será a protagonista de duas das noites de música ao vivo no Lounge D. Raquel Martins contactou muito cedo com as vozes das grandes divas do soul que se tornaram uma referência para si e a inspiraram em participar em vários projetos musicais. Retomou, em 2019, a actividade musical de forma mais ativa, tendo neste seu regresso passado pelo programa de talentos “All Together Now”. É lead singer dos The Soulmates Band que levam ao palco as músicas mais marcantes da soul & funk e do soul-rock, numa construção original e criativa. É, também, vocalista dos Just the3 of Us, um projecto que propõe uma versão acústica que passa por diversos géneros musicais.


Célia Ramos nos dias 17, 24, 27 e 31
Célia Ramos assegura quatro noites repletas de animação. Performer ecléctica com grande expressão vocal dentro de uma variedade de estilos musicais, Célia Ramos é apaixonada pela composição e escrita. A interprete participou em vários projectos como Candymoon e Red Rose Motel, ambos com discos lançados pela Farol Música, e com Ah-Nuc, sendo parte integrante do projecto a solo de Pedro Cunha (Santos & Pecadores), contando ainda com participações em cerca de duas dezenas de discos. Colabora com o projecto internacional Caramel Jam, que conta com colaborações como Tuniko Goulart, Carlos Pires, Jimmy Saxman Roberts e Sefi Carmel como produtor.

Com um diversificado programa de animação musical, o Lounge D recebe, de Quarta-Feira a Domingo, das 22h00 às 23h00 e, posteriormente, das 23h15 às 00h30, quatro talentosos intérpretes do panorama da música nacional que serão acompanhados pela banda residente do Casino Estoril. Dois sets por noite, a não perder, com entrada gratuita.

Banda residente do Casino Estoril: João Serra Fernandes no baixo, Ruben Almeida no piano e Emanuel Barlows na bateria. Direção musical de João Serra Fernandes e produção de Leonor Fernandes. 

Programação em Julho
- Joana Alfaiate nos dias 3, 7, 13, 18, 20 e 25
- Sassôt nos dias 4, 10, 12, 14 e 28
- Carla Ribeiro nos dias 5, 11, 19 e 26
- Raquel Martins nos dias 6 e 21
- Célia Ramos nos dias 17, 24, 27 e 31

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Miguel Esteves Cardoso ensina «Como Escrever»



Durante cerca de 50 anos dedicados à escrita, da crónica ao romance, passando pela poesia, pelo ensaio, pela ópera e até por programas políticos, Miguel Esteves Cardoso escreveu um pouco de tudo. Os portugueses reconhecem essa dedicação e essa experiência e, por isso, não espanta que, ao longo da vida, a coisa que mais lhe tenham dito tenha sido: “Também quero escrever. Como é que faço?”. MEC tentou sempre responder, “das mais variadas maneiras”, mas o tempo nunca foi suficiente. Por isso, explica no começo desta obra, “era preciso um livro”. E deixa claro: “este é o livro”.

Como Escrever chega às livrarias portuguesas a 4 de julho e é um manual sem tretas, sem complicações. Não se baseia em exercícios, nem inclui bibliografia ou notas de rodapé. Não está escrito de modo convencional, nem paginado como é costume – inclui, propositadamente, margens maiores, para o leitor poder tomar notas à vontade. O livro põe em evidência os benefícios da escrita para todas as pessoas, até porque, como o autor deixa claro, não sabe nada sobre o leitor, mas sabe “o que lhe falta: começar a escrever”. E, para tal, não há nada parecido com este «Como Escrever», um livro entusiasmante, até porque a escrita não é apenas o tema favorito de MEC; para ele, escrever é a melhor maneira de dar sentido à vida.

Sobre o Autor

Miguel Esteves Cardoso (MEC) nasceu em Lisboa, em 1955, e quis ser escritor desde que se lembra de ler. Tem duas filhas, Sara e Tristana Esteves Cardoso, e um casamento muito feliz com Maria João Esteves Cardoso. Autor de uma obra que abarca todos os géneros, MEC foi o primeiro influenciador do país, mesmo antes de se falar em influenciadores. Há quatro décadas que traça o mais original e belo retrato de um dos mais antigos países do mundo, chamado Portugal. 

Evil Live Festival de regresso à MEO Arena



A contagem decrescente para o maior festival heavy rock do país já começou! 

No próximo fim de semana, Lisboa será invadida pela energia do Evil Live Festival, que regressa à MEO Arena nos dias 29 e 30 de junho.  

Este festival promete ser uma experiência inesquecível para os fãs de metal, com um alinhamento de estrelas internacionais e nacionais que irão transformar a cidade no epicentro da música pesada. O Evil Live Festival  conta com um cartaz diversificado que inclui lendas do metal e novas promessas, oferecendo uma experiência única para todos os fãs. 

Confira o alinhamento:  

29 de Junho | Abertura de portas: 16H30
  • Kerry King – 23H45  
  • Machine Head – 21H45  
  • Katatonia – 20H05  
  • Wolfmother – 18H50  
  • Jiluka – 18H00  
  • Men Eater – 17H15 
30 de Junho | Abertura de portas: 16H30
  • Avenged Sevenfold – 23H30  
  • Megadeth – 21H35  
  • Suicidal Tendencies – 20H05  
  • Electric Callboy – 18H55  
  • Empire State Bastard – 18H00  
  • W.A.K.O. – 17H15  

Carolina Deslandes brilhou no Rock in Rio Lisboa



Carolina Deslandes brilhou no passado sábado no palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, proporcionando ao público português uma performance memorável e repleta de emoções. A cantora e compositora, conhecida pelas suas letras profundas e voz poderosa, encantou os fãs com um alinhamento que percorreu os maiores sucessos da sua carreira, incluindo o seu novo single Como É Linda.
 
O concerto teve momentos especiais, com a participação de Van Zee  que subiu ao palco para uma colaboração surpreendente onde entoaram o tema À Tua Porta. 
 
Outro momento alto do espetáculo foi a entrada de Diogo Clemente, que trouxe uma nova dimensão ao concerto com o sucesso A Vida Toda. A colaboração entre Carolina Deslandes e Diogo Clemente, que já trabalharam juntos em várias ocasiões, voltou a provar ser um sucesso. Os dois artistas vão subir ao palco dos Coliseus do Porto e Lisboa em 2025 com o seu concerto a dois ‘’Eu e Ele’’, alinhado para os dias 24 de Janeiro em Lisboa, e 7 de Fevereiro no Porto.
 
Carolina Deslandes não deixou de agradecer ao público pelo apoio constante e expressou a sua alegria por estar de volta ao palco do Rock in Rio Lisboa, um dos maiores festivais de música do mundo. A sua energia e paixão contagiaram todos os presentes, tornando este dia inesquecível.
 
O Rock in Rio Lisboa continua a ser um palco de celebração da música e da cultura, e o concerto de Carolina Deslandes foi, sem dúvida, um dos momentos marcantes desta edição no que toca ao paradigma português.

Prime Video revela o trailer de The Ministry of Ungentlemanly Warfare



A Prime Video revela o trailer de  The Ministry of Ungentlemanly Warfare e convida os espetadores a aproveitar o último êxito do realizador Guy Ritchie. O filme de ação e comédia, inspirado na primeira operação de forças especiais da história, vai encantar o público com a estreia a 25 de julho em Portugal e países selecionados como parte da subscrição Prime.  Os subscritores da Amazon Prime em Portugal podem desfrutar de ofertas, envios gratuitos e entretenimento, tudo na mesma subscrição por apenas 4,99€ ao mês ou 49,90€ ao ano.

Baseado em documentos do Ministério da Guerra Britânico que foram recentemente desclassificados e inspirado em acontecimentos reais, The Ministry of Ungentlemanly Warfare é um filme de ação e comédia que conta a história da primeira organização de forças especiais criada durante a Segunda Guerra Mundial pelo Primeiro-Ministro Britânico Winston Churchill e um pequeno grupo de oficiais do exército, incluindo o escritor Ian Fleming. Esta unidade de combate ultra-secreta, composta por um grupo de rebeldes e revoltados, participa numa missão ousada contra os nazis, utilizando apenas tácticas de combate não convencionais e pouco cavalheirescas. Ainda assim, a estratégia ousada mudou o curso da guerra e lançou as bases para o SAS britânico e para a moderna guerra operacional secreta. 

The Ministry of Ungentlemanly Warfare é realizado e co-produzida por Guy Ritchie (Sherlock Holmes, The Gentleman, Um Homem Furioso), produzida por Jerry Bruckheimer (Top Gun: Maverick, Piratas das Caraíbas), Ritchie, Chad Oman, Ivan Atkinson e John Friedberg. O filme é escrito por Guy Ritchie, Paul Tamasy, Eric Johnson e Arash Amel, baseado no livro de Damien Lewis.

O filme é protagonizado por Henry Cavill (Homem de Aço, Missão Impossível - Fallout), Eiza González (Baby Driver), Alan Ritchson (Reacher), Alex Pettyfer (In Time), Hero Fiennes Tiffin (saga After), Babs Olusamokun (Dune), Henrique Zaga (Depois do Universo), Til Schweiger (Sacanas Sem Lei), com  Henry Golding (Crazy Rich Asians) e Cary Elwes (A Princesa Prometida). 



8ª edição do Dar a Ouvir está de volta a Coimbra



A 8ª edição do Dar a Ouvir está de volta a Coimbra em 2024, de 18 de julho a 1 de setembro, num regresso à sua duração habitual. 

Com o título “O Som de Todas as Coisas”, o projeto vai abrir as portas do Convento São Francisco e do Salão Brazil, prometendo concertos, conversas, exposições, oficinas e performances sonoras.

Dar a Ouvir é um projeto coorganizado pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube (JACC) e pelo Convento São Francisco / Câmara Municipal de Coimbra. Nesta 8ª edição, dois parceiros internacionais contribuem para a programação do Dar a Ouvir, que vai contar com artistas sonoros propostos pela Fundación Cerezales Antonino y Cinia (Espanha) e pela Associazione Culturale Interzona / Festivale Liminaria (Itália). 

O programa completo do Dar a Ouvir será divulgado em breve em todas as plataformas habituais.

Estreias de cinema de 27 de Junho de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Clube dos Milagres

Ballygar, Irlanda, finais da década de 1960. Lily, Eileen e Dolly são amigas de longa data e partilham um sonho: visitar o santuário de Lourdes, nos Pirenéus franceses, um lugar sagrado para milhões de crentes pelo mundo fora.

Quando descobrem que um concurso de talentos organizado pela igreja tem como prémio uma excursão ao local, decidem aproveitar a oportunidade. É assim que, depois de terem ganho o primeiro prémio com a sua actuação como Miracles, elas embarcam numa viagem que se vai revelar transformadora. 

Uma comédia dramática realizada por Thaddeus O'Sullivan, que tem por base uma história de Jimmy Smallhorne.
Laura Linney, Kathy Bates, Maggie Smith e Stephen Rea assumem as personagens principais.



Gru - O Maldisposto 4

Vários anos se passaram desde que Gru deixou as suas malfeitorias e se tornou agente da Liga Anti-Vilões. Agora, com a família ao seu lado, ele sente-se realizado como nunca imaginara possível, especialmente desde a chegada do pequeno Gru Jr., um bebé tão adorável quanto maldisposto. 

Mas tudo se complica quando vem a saber que Maxime Le Mal, seu inimigo mortal, acabou de escapar da prisão e que, com a namorada Valentina como cúmplice, tenciona acabar com Gru e com toda a sua família. 

Produzido pelo estúdio de animação Illumination Entertainment e com realização de Chris Renaud (responsável pelos filmes "Gru - O Maldisposto” 1 e 2, "Lorax" e “A Vida Secreta dos Nossos Bichos” 1 e 2) e do estreante Patrick Delage, uma comédia animada que continua a história de Gru, o mais adorável dos anti-heróis, que nos foi apresentado pela primeira vez em 2010. 

A versão original conta com as vozes de Steve Carell, Kristen Wiig, Joey King, Will Ferrell, Steve Coogan e Sofía Vergara; já a versão dobrada em português são os actores Manuel Marques, Rita Blanco, José Jorge Duarte e Rui Unas dar voz às personagens. 



Um Lugar Silencioso: Dia Um

Prequela de “Um Lugar Silencioso” — realizado, em 2018 por John Krasinski, que também o protagonizou ao lado de Emily Blunt —, este filme apocalíptico tem início no dia em que a Terra foi invadida por criaturas alienígenas que quase extinguiram a vida no planeta ao usar a sua audição extraordinariamente sensível para caçar. 

Neste primeiro episódio em termos cronológicos (terceiro em termos de produção), acompanhamos Sam (Lupita Nyong’o) e Henri (Djimon Hounsou), desde o momento em que assistem, aterrorizados, à destruição da cidade de Nova Iorque. 

Juntando-se a outros sobreviventes que vão cruzando consigo, Sam e Henri vão ter de aprender que, num lugar onde o perigo é activado pelo som e qualquer descuido pode significar a morte, têm de usar todas as estratégias possíveis para se moverem em silêncio e não se fazerem notar.

Produzido por Michael Bay, Andrew Form, Brad Fuller e John Krasinski, tem realização de Michael Sarnoski e conta ainda com as actuações de Joseph Quinn, Alex Wolff, Thea Butler.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Casino Lisboa prolonga a exposição “A arte é longa, a vida é breve”



O Casino Lisboa decidiu prolongar, até ao próximo dia 28 de julho, a exposição “A arte é longa, a vida é breve” – Hipócrates”, com o intuito de corresponder ao expressivo interesse manifestado pelos seus visitantes. Esta mostra colectiva reúne 41 obras de ex-alunos e professores da Escola de Artes Decorativas António Arroio que podem ser visitadas na Galeria de Arte. A entrada é gratuita.

“É com enorme satisfação, que os ex-alunos e professores da Escola António Arroio, abraçaram o desafio para expor no Casino Lisboa. Sendo esta a 26ª exposição que realizam, desde 2015, pela qual já passaram mais de três centenas de artistas oriundos da nossa Escola.

Nesta exposição, temos ainda o grato prazer de contar com a presença de dois ceramistas, convidados pela Comissão Organizadora, que com os seus trabalhos emprestam o brilho das suas cerâmicas a esta exposição.

Nesta exposição, temos o enorme orgulho em homenagear um antigo arroiano, falecido há anos, mas que até agora nunca as suas obras de desenho, tinham sido mostradas e o que fazemos pela primeira vez. Assim é possível ver o traço e a forma que imprimiu, em tudo o que realizou ao longo dos anos da sua vida.

Para além de um excelente artista, desenvolveu a vertente da decoração, tendo participado na decoração, (com outros) no Hotel Ritz, realizou para a Câmara Municipal de Lisboa, o Museu da Cidade, o Museu Rafael Bordalo Pinheiro e requalificação do Teatro de S. Luís e em muitas decorações de interiores, de casas particulares. É assim para nós um orgulho poder apresentar nesta 26ª exposição, Carlos Andrade Ribeiro”, António Jorge Ribeiro coordenador da exposição.



Cinema Paraíso: 25 anos de cinema ao ar livre nas noites de verão



Há 25 anos que Cinema Paraíso, o programa de sessões de cinema ao ar livre de Vila Nova de Famalicão, anima as noites de verão de espectadores de todas as idades. Numa parceria continuada entre o Cineclube de Joane, a Casa das Artes e o Município de Famalicão, o projeto que já percorreu mais de 40 espaços do concelho, tem, desde 2013, o Parque da Devesa como palco principal.

De 3 de julho a 21 de agosto, serão apresentados sete filmes, dois deles em itinerância por duas freguesias onde o Cinema Paraíso se estreia: Outiz e Avidos. As escolhas procuram alcançar e dialogar com vários públicos, com propostas diversificadas de cinema popular de várias proveniências e géneros, na sua maioria produções atuais, mas sem esquecer a história do cinema.

A primeira sessão, a 3 de julho, é Maestro, “biopic” realizado e interpretado por Bradley Cooper sobre Leonard Bernstein, maestro da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque que ficou reconhecido internacionalmente como um grande talento da música clássica. A 10 de julho, pelos estúdios Illumination, o divertido filme de animação Patos! e a 17 de julho, Os Excluídos, comédia que acompanha um professor rabujento acompanhado de alguns alunos na pausa de natal e que valeu a Da’Vine Joy Randolph o Óscar de Melhor Atriz Secundária.

Em itinerância, a iniciativa estreia-se em Outiz, no Adro da Igreja de Gemunde, a 14 de julho, com Milagre em Milão, um clássico italiano de Vittorio De Sica, em cópia digital restaurada. A 21 de julho, no Parque de Merendas de Avidos, O Rapaz e a Garça, do Studio Ghibli, um drama animado que conta com assinatura do mestre de animação japonês Hayao Miyazaki e que venceu o Óscar para Melhor Filme de Animação.

Em agosto, o Cinema Paraíso regressa ao Parque da Devesa, no dia 14, com o famoso chocolateiro de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, interpretado por Timothée Chalamet, em Wonka. E para terminar, a 21 de agosto, Reino Animal, uma distopia em que os humanos começam a sofrer mutações animais e que põe à prova a relação entre um pai e o seu filho adolescente.

Em todas as sessões, o público é convidado a comparecer às 22h00, levando consigo agasalhos, mantas, cadeiras de praia, e até pipocas. A entrada é livre.

Prémios AHRESP foram entregues no Salão Preto e Prata do Casino Estoril



A Gala da 8ª edição dos Prémios da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - AHRESP 2024, decorreu, na passada Sexta-Feira, no Casino Estoril. A cerimónia reuniu cerca de 600 pessoas no Salão Preto e Prata e contou com a presença do ministro da Economia, Pedro Reis; do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário; vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira; e presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Durante a Gala dos Prémios AHRESP, o ministro da Economia, Pedro Reis, recordou o papel estratégico da AHRESP num País em que o Turismo deve ser a chave. “Em primeiro lugar, o Turismo permite-nos posicionar a economia do País de uma forma muito ímpar. Em segundo lugar coloca-nos no mesmo patamar que outros países considerados potências”.



“Um hub de natural atração”, Pedro Reis salienta que “o Turismo tem fronteiras muito porosas, pois o que acontece no Turismo tem vantagens para os serviços, indústrias, cidades e comunidades”.  “Por último, e não menos importante, o Turismo é uma fonte de inovação e essa é a chave do futuro”, acrescentou o ministro da Economia.

Sobre a edição mais participada desde o lançamento dos Prémios AHRESP em 2015, com 424 candidaturas apresentadas e mais de 36.000 votos recebidos, Carlos Moura, presidente da AHRESP, destacou “um dia extraordinário de festa, um dia de orgulho no nosso País e nas nossas pessoas, traduzido num evento que distinguiu os melhores entre os melhores, motores da restauração, do alojamento e da promoção turística, no País e além-fronteiras; empresas, profissionais e projetos”.

Na oitava edição dos Prémios AHRESP foram distinguidas empresas, instituições, estabelecimentos, regiões, eventos, produtos, serviços e profissionais dos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística em Portugal.



Nas categorias votadas pelo público os vencedores são:
  • Categoria Embaixador Gastronómico: Lídia Brás | Restaurante Stramuntana
  • Categoria Melhor Restaurante. Solar dos Presuntos
  • Categoria Melhor Alojamento Turístico: Herdade da Malhadinha Nova
  • Categoria Estabelecimento Solidário: Turismo com Propósito
  • Categoria Sustentabilidade Ambiental: Cooking and Nature Emotional Hotel
  • Categoria Turismo nos Media: Aldeias com História | Jornal do Centro
  • Categoria Jovem Empreendedor: Vitor Hugo Machado Adão
  • Categoria Destino Revelação: Açores | Rotas Açores
  • Categoria Marcas à Mesa e Marcas na Cama: Bookinxisto
  • Categoria Profissional do Ano: Sandra Teixeira | Cozinha dos Lóios

Nas categorias Prestígio, a Comissão de Honra dos Prémios AHRESP elegeu:
  • Prémio Portugueses Lá Fora: Anthony Gonçalves, do restaurante Kanopi
  • Prémio Personalidade do Ano: Fernando Nunes, administrador do grupo Visabeira
  • Prémio Mário Pereira Gonçalves (antigo Prémio Carreira): D. Jorge Ortiga, arcebispo emérito de Braga, pelo trabalho desenvolvido com os Hotéis Bom Jesus, grupo que integra as unidades Hotel do Elevador, Hotel do Lago, Hotel do Parque, Hotel do Templo e Hotel João Paulo II.

Esta sexta há "Reunião de Condomínio" em Oeiras



Na próxima sexta-feira reúne-se o condomínio criado pelas palavras de José Fialho Gouveia e pela música de Rogério Charraz, que ganhou forma nas ilustrações de Samuel Úria.

Um disco em forma de prédio, onde em cada canção espreitamos as janelas de cada uma das casas e a vida dos que lá habitam.

Um espetáculo que começa com um mistério que só é resolvido na última canção: quem terá posto aquele recado no quadro de cortiça da entrada do prédio?

Nesta "Reunião de Condomínio" não se discute a manutenção dos elevadores ou a limpeza das escadas, mas procura-se a reflexão sobre temas da nossa urbanidade como a imigração, o assédio sexual ou a vida nómada dos professores.

Para o palco do Auditório Municipal Ruy de Carvalho (Carnaxide, Oeiras) está convocada a Banda do Condomínio: Alexandre Alves (bateria), Luis Pinto (baixo), Marco Reis (guitarras), Sérgio Charrinho (trompetes) e José Conde (clarinetes).

Beatriz Gosta propõe “Resort” no Casino Estoril



Em noite de stand-up comedy, Beatriz Gosta apresenta-se, a 6 de Setembro, pelas 22 horas, no Auditório do Casino Estoril. Com a sua habitual irreverência, Beatriz Gosta protagoniza “Resort”, um espectáculo repleto de momentos hilariantes que promete contagiar de humor o público.

Depois de dois anos de pandemia. De amores e desamores. De se endividar para cumprir o sonho da casa própria. De gerar e parir uma criança. De virar mãe solo, trabalhadora independente e do sector da cultura. De reconstruir uma autoestima, voltar ao ginásio e pôr mamas de silicone. De sobreviver à privação do sono, a viroses de infantário e à toxicidade das redes sociais. Beatriz Gosta precisou de parar. 

Férias? Retiro? Escapismo? “Resort” pode ser tudo isso e um burnout numa hora e pouco de espectáculo. Sempre naquele equilíbrio ténue entre rir de nervoso e gargalhar até pingar na cueca. Só há uma certeza: é de perder o juízo!

Beatriz Gosta dispensa apresentações, depois de ganhar vida através de um vídeo blog em 2015, alcançou um lugar de destaque no meio digital, dando rapidamente o salto para a rádio e televisão. 

Atingiu grande notoriedade junto do público e conseguiu conquistar os corações de várias gerações com o seu jeito único de ser e abordar até os assuntos mais sensíveis. Em 2019, Beatriz Gosta subiu ao palco, pela primeira vez, com o espectáculo “Quem Acredita Vai” em sucessivas apresentações esgotadas. Um sucesso imediato que a levou a percorrer o país de norte a sul, estabelecendo-a como uma das principais vozes da nova geração de humoristas portuguesas. 

Pedro Abrunhosa é o convidado especial da maior banda de Rock do Mundo



O fenómeno global Rockin'1000, famoso por reunir milhares de músicos amadores e profissionais para celebrar clássicos do rock, chega a Portugal pela primeira vez no dia 14 de setembro, no Estádio de Leiria, e promete uma experiência musical memorável à qual se junta agora Pedro Abrunhosa. 



O aclamado artista português, acompanhado pelos 1000 músicos que estarão a vibrar em pleno relvado, interpretará "Vamos Fazer O Que Ainda Não Foi Feito", num momento único que promete marcar a história da música portuguesa!

A canção escolhida é um hino à união, à esperança e à celebração, e a sua mensagem inspiradora encaixa-se perfeitamente com o espírito do Rockin'1000, que reúne pessoas de todas as idades e origens para celebrar a música e a alegria ao interpretarem jutos os maiores clássicos do Rock.

Para Pedro Abrunhosa, «A Música tem a capacidade unificadora que mais nenhuma actividade consegue. Porque o faz numa ‘liturgia’ sem sagrado no foro íntimo tornado colectivo. Interpretar uma canção com 1 000 participantes será das experiências mais engrandecedoras da minha vida profissional. A Arte enquanto força colectiva é, também, lugar de pacificação num mundo artificialmente dividido.»

Um espetáculo inesquecível 

Rockin'1000 é um projeto mundialmente conhecido pela sua energia contagiante e pela sua capacidade de criar momentos inesquecíveis ao unir em torno da paixão pelo Rock 1000 músicos provenientes de todos o mundo numa atmosfera absolutamente mágica.  

A participação de Pedro Abrunhosa, um dos artistas mais populares e respeitados de Portugal, elevará ainda mais o nível deste concerto exclusivo. A música, a energia e a mensagem inspiradora do evento são o cartão de visita ideal para juntar a família e disfrutar de um espetáculo único que agradará a espectadores de todas as idades e gostos musicais. 

Para Tiago Castelo Branco, promotor do evento, «Pedro Abrunhosa é um nome incontornável da música portuguesa e que tem vindo a marcar gerações. No ano em que celebra 30 anos do álbum "Viagens", esta é a nossa homenagem ao artista».

terça-feira, 25 de junho de 2024

Kika Cardoso regressa ao Arena Lounge do Casino Lisboa



Kika Cardoso Trio regressa, no próximo dia 30 de Junho, ao Casino Lisboa. A vocalista apresenta-se no palco central do Arena Lounge, das 17h30 às 19h00, para exprimir as suas influências musicais que vão do pop ao rock passando, obrigatoriamente pela soul, onde artistas como Tina Turner ou Whitney Houston são uma referência e fazem parte do seu repertório. A entrada é gratuita.

Com um dom natural para a música, Kika Cardoso partilha o palco com Carlos Tatto na Bateria e Ricardo Silva ao piano. 

Kika Cardoso encantou Portugal, distinguindo-se como vencedora do mediático programa televisivo Factor X, da SIC. A artista tem o seu primeiro álbum de originais Soul/Pop editado, destacando-se pela sua voz doce e melodiosa, bem como pelo alcance vocal e excelente presença em palco. As suas actuações contagiam, não só pelo seu brilho e profissionalismo, como pela capacidade de emocionar uma plateia. 

Marc Anthony amanhã na MEO Arena



Marc Anthony, ícone mundial da música latino-americana, atua pela primeira vez em Portugal no dia 26 de junho, na MEO Arena. 

O espetáculo insere-se na "Historia Tour" que está prestes a chegar aos Estados Unidos, após a bem sucedida passagem pelo México e América Central. 

Os bilhetes estão à venda em lasttour.org e meoblueticket.pt.

Ao vivo, Marc Anthony oferece uma experiência inesquecível: vibra com os seus fãs, ri-se e diverte-se com eles enquanto vai interpretando os seus maiores êxitos como "Pa'lla Voy", "Mala", "Ojala Te Duela", "Vivir Mi Vida", "Valió la Pena", "Y Hubo Alguien", "Tu Amor Me Hace Bien" e "Qué Precio Tiene el Cielo". 

Marc Anthony é o artista de salsa mais vendido de todos os tempos e um verdadeiro embaixador da música e da cultura latinas. Um dos artistas musicais mais influentes do seu tempo, nasceu Marco Antonio Muñíz de pais porto-riquenhos, na cidade de Nova Iorque. Entra na sua quarta década como artista discográfico com dezenas de certificações de ouro e platina da Recording Industry Association of America (RIAA), 105 êxitos número um na Billboard, mais de 8 mil milhões de visualizações no YouTube e um total de 15,218 mil milhões de reproduções em todas as plataformas. 

Conhecido pela sua voz intensa e emotiva, bem como pelas suas impressionantes actuações ao vivo, é um dos artistas em digressão mais prolíficos da indústria musical, com numerosas entradas na tabela Global Top-Earning Concert Tour da Pollstar. 

Em 2017, Anthony e Magnus anunciaram a Somos Una Voz, uma parceria de artistas e atletas para fornecer ajuda humanitária a áreas afectadas por desastres naturais no sul dos Estados Unidos, México, Porto Rico e Caraíbas. 



Praia do Tamariz recebe distinção de Bandeira Azul e de Praia Acessível



Concessionado pelo Grupo Estoril Sol, o complexo do Tamariz, distingue-se pela sua praia de excelência que recebeu, uma vez mais, os prestigiados galardões de Bandeira Azul e de Praia Acessível. 

Com dez praias com Bandeira Azul e, apenas, três com Praia Acessível em todo o concelho de Cascais, a Praia do Tamariz entra uma vez mais nesta importante lista de certificação de qualidade que em muito prestigia o concelho e, em particular, a região do Estoril.

Recorde-se que, a Bandeira Azul é atribuída, mediante o cumprimento de rigorosos requisitos, nomeadamente a qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).

Por sua vez, a monitorização da qualidade das águas balneares é realizada pela Agência Portuguesa do Ambiente que divulga os resultados em Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos e na página da Câmara Municipal de Cascais, sendo também afixadas nos painéis das praias.

A Praia do Tamariz é uma das mais célebres do País e das mais populares e frequentadas da Linha de Cascais, beneficiando de una localização privilegiada em frente à Avenida Marginal e aos Jardins do Casino Estoril.

10ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão



Organizado pela Marvão Music, associação sem fins lucrativos com o Estatuto de Utilidade Pública, a 10ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM) terá lugar de 19 a 28 de Julho de 2024 e prevê dar as boas-vindas a mais de 15.000 visitantes nacionais e estrangeiros. 

São propostas quase 40 actividades ao longo de 10 dias de festival, incluindo a habitual programação e eventos dirigidos a crianças, ao público sénior, exposições de arte, palestras e visitas guiadas, com o objectivo de alargar a experiência dos visitantes e participantes do FIMM, ao mesmo tempo que se promovem os recursos culturais e patrimoniais únicos desta região do Parque Natural da Serra de São Mamede, em conjunto com uma alargada e crescente rede de parceiros.

Com o objectivo de assinalar a primeira década do evento, a organização dá continuidade à estrutura de sucesso dos anos anteriores, com concertos de orquestra ao ar livre ao final da tarde e programas de música de câmara durante o dia e à noite, alguns deles de acesso gratuito, e será produzida pela primeira vez uma ópera (“O Rapto do Serralho”, de W. A. Mozart), com três representações no Pátio do Castelo de Marvão.

Para além do projecto operático especial e inédito, outros aspectos importantes deste programa comemorativo são dignos de nota, incluindo a escolha de Felix Mendelssohn-Bartholdy enquanto compositor central desta edição (um dos que mais habilmente terá sabido expressar alegria através da música), passando por uma Noite de Jazz dirigida por Mário Laginha, pela nova edição do Coro do Festival de Marvão, conduzida pelo Maestro Pedro Teixeira, e pela presença reforçada de grandes artistas e orquestras Portugueses, ao lado de grandes artistas internacionais.

O Festival de Marvão tem como principais patrocinadores e mecenas o Banco BPI e a Fundação ”la Caixa”, o Grupo Ageas Portugal e a fundação Alemã Anja Fichte, tendo como parceiros os vários municípios envolvidos.

Barbixas de Humor com sessão extra no Casino Lisboa



A Cia. Barbixas de Humor protagoniza um curto ciclo de três actuações do espectáculo “Improvável” no Casino Lisboa. Com sessões agendadas para os dias 7 e 8 de Setembro, pelas 21 horas, o conceituado grupo de comédia brasileiro propõe uma sessão extra, ainda no dia 7, mas às 19 horas, no Auditório dos Oceanos.

Criado pelo trio de humoristas Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna (os Barbixas) em 2007, “Improvável” é um espectáculo de improvisação teatral em que o mestre de cerimónias apresenta as regras dos jogos, a plateia sugere os temas e os actores improvisam as cenas no momento. Sem guião. 

Por isso mesmo, nenhuma apresentação de “Improvável” é igual à outra. Com um enorme sucesso registado, também, na internet, o espectáculo da Cia. Barbixas de Humor é único. 

O espectáculo “Improvável” já percorreu 80 cidades e foi visto por mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, América Latina e Europa.

Apocalyptica no Lisboa Ao Vivo



Os Apocalyptica regressam à capital portuguesa no próximo dia 17 de Novembro, para apresentar o espectáculo “Plays Metallica Vol.2” no Lisboa Ao Vivo. A par desta digressão, a banda lançou no passado dia 7 um álbum com o mesmo nome, que será apresentado neste concerto. Os bilhetes encontram-se à venda.

Continuando a viagem que começou em 1996 com o álbum “Plays Metallica by Four Cellos”, quando violoncelistas da mundialmente famosa Academia Sibelius de Helsínquia prestaram homenagem sinfónica a Metallica, os dínamos de mentalidade clássica estão a regressar às suas raízes para dar a volta completa a uma história lendária.

O líder fundador da banda, Eicca Toppinen, comenta: «é incrível pensar que, após todos estes anos, o nosso tributo aos Metallica ainda fala de forma tão forte às pessoas. Ser capaz de partilhar o nosso amor pela música dos Metallica com o público ao vivo é uma experiência absolutamente mágica. Desta vez o espetáculo vai ser de outro nível, e mal podemos esperar para voltar lá e partilhar a diversão com os nossos fãs!».



O álbum, que chegou às lojas e às plataformas digitais no passado dia 7, regressa ao mote lançado nos anos 90, contando com colaborações de membros dos próprios Metallica - James Hetfield, vocalista, guitarrista e letrista e Robert Trujillo, baixista dos gigantes do heavy metal.

Os bilhetes para o concerto encontram-se à venda no site da HOUSE OF FUN, na Ticketline e nos locais habituais.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Exposição “Colectiva de Verão” na Galeria de Arte do Casino Estoril



É já a partir da próxima Quinta-Feira, 27 de Junho, que a Galeria de Arte do Casino Estoril acolhe, a exposição de Pintura e de Escultura “Colectiva de Verão”. A entrada é gratuita. 

Estarão patentes mais de duas dezenas de obras de Pintura e de Escultura, as duas principais modalidades das Artes Plásticas, no espaço da Galeria de Arte do Casino Estoril.



São oito os artistas que participam na exposição “Colectiva de Verão”:

Pintura: Gustavo Fernandes, Maramgoní e Paulo Ossião
Escultura: Carlos Ramos, Jorge Pé-Curto, Filipe Curado, Marius Moraru e Ricardo Gigante.




Bárbara Bandeira e Diogo Piçarra juntam-se ao cartaz do maior festival de música lusófona



Bárbara Bandeira e Diogo Piçarra são as mais recentes confirmações no cartaz do Festival O Sol da Caparica, actuando no dia 17 e 18 de Agosto, respectivamente. Os bilhetes para o maior festival de música lusófona encontram-se à venda.

Bárbara Bandeira, que irá subir ao palco Sagres no dia 17 de Agosto, é uma das artistas pop do momento em Portugal. Em 2023 editou o álbum de estreia, “Finda”, do qual fazem parte os singles “Ou Não”, “Finda (Intro)”, “Cristaliza” e o sexta platina “Como Tu” feat. Ivandro, a canção mais ouvida no Spotify em Portugal no ano passado.

Diogo Piçarra, um dos artistas pop com mais sucesso na última década, actua no dia 18 de Agosto. O artista lançou este ano o álbum “SNTMNTL”, do qual fazem parte sucessos como “Monarquia” feat. Bispo, “Sorriso” ou “Saída de Emergência”. É detentor de múltiplos singles e álbuns de platina.
Estas são as novas confirmações no cartaz que ainda não está fechado e promete mais surpresas brevemente.

Outra grande novidade deste ano é o Palco Costa, que contará com actuações musicais, de humor e de dança, cujos nomes serão anunciados em breve.

A nova organização do Festival O Sol da Caparica, formada pelo consórcio constituído pelas empresas Domingo no Mundo e Music Mov, encabeçadas por André Sardet e António Gomes, em conjunto com a Câmara Municipal de Almada, está comprometida com a inovação, a sustentabilidade e a excelência, tendo como foco quatro eixos centrais: Cultura, Ambiente, Inclusão Social e Economia Circular.

Os bilhetes encontram-se à venda na MEO Blueticket e nos locais habituais. Os residentes do concelho Almada podem adquiri-los a preço especial, mediante prova de residência no concelho, no Fórum Romeu Correia e Posto de Turismo da Costa da Caparica (limitado ao stock existente), a partir do mês de Julho.

Belén López encantou o público com “Tiempos” no Casino Estoril



Em noite de flamenco, Belén López apresentou-se, no passado sábado, no Casino Estoril para protagonizar o seu mais recente espectáculo “Tiempos”. Com um talento arrebatador, Belén López encantou o público que esgotou o Salão Preto e Prata.

A magia contagiante do flamenco esteve em evidência num espectáculo que se distinguiu pela magistral actuação de Belén Lopéz, estreante no palco do Salão Preto e Prata.



Com produção artística da Zalez, de Francisco Carvajal e Carlota Costa Cabral, “Tiempos” proporcionou uma noite única onde emergiu o flamenco em cada nota, cada gesto, cada compasso, cada lamento, cada silêncio. 



Belén López partilhou o palco com Rafael Jiménes Garcia, Jose Alfonso Gómez Carmona, Enrique Bermúdez, Guillermo Campos Jiménez, Carlos Enrique Jiménez Garcia, Juan Jiménez Abadia e Ines de la Iglésia Garcia.