Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Estreias de cinema de 26 de Setembro de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Lee Miller: Na Linha da Frente

Lee Miller (1907-1977) foi primeiro modelo em Nova Iorque e Paris, tornando-se depois fotógrafa de moda e arte. Na Segunda Grande Guerra, a trabalhar para a revista "Vogue", esteve na linha da frente e cobriu a chamada Blitz em Londres, a campanha de bombardeamento, a libertação de Paris e ainda o que se passou nos campos de concentração de Buchenwald e Dachau. A história deste nome grande da fotografia do século XX é aqui trazida para o grande ecrã com Kate Winslet no papel de Miller. 

A produção, que foi adiada ao longo de vários anos, marca a estreia na realização de Ellen Kuras, que se tem dedicado à direcção de fotografia, tendo trabalhado com nomes como Martin Scorsese, Rebecca Miller, Mary Harron, Spike Lee, Michel Gondry ou Sam Mendes. É uma adaptação da biografia “The Lives of Lee Miller", escrita por Antony Penrose, filho de Miller, em 1985. O elenco inclui ainda Marion Cotillard, Andy Samberg, Andrea Riseborough, Noémie Merlant, Josh O'Connor e Alexander Skarsgård.



Super/Homem: A História de Christopher Reeve

Christopher Reeve (1952-2004) tornou-se estrela de cinema em 1978, quando foi o protagonista do “Super-Homem” de Richard Donner. Era apenas o segundo filme do actor. Depois disso, preferiu fazer filmes independentes e trabalhar com realizadores como Sidney Lumet, Frank Perry, James Ivory, Jerry Schatzberg, Peter Bogdanovich ou John Carpenter. Este documentário sobre ele não é sobre a faceta de actor, mas sim sobre a forma como lidou com ter-se tornado, em 1995, depois de um acidente equestre, uma pessoa com deficiência, tornando-se activista pelos direitos dos seus pares. A realização está a cargo da dupla do britânico Peter Ettedgui e do suíço Ian Bonhôte, que em 2018 assinaram “McQueen”, sobre o estilista Alexander, e em 2020 “Rising Phoenix”, sobre os direitos das pessoas com deficiência. 



Rob Peace

Em 2014, Jeff Hobbs escreveu um livro biográfico sobre o seu amigo e colega de quarto da faculdade Robert Peace, um jovem de Nova Jérsia que estudou na universidade de Yale e se formou com louvor em biofísica molecular e bioquímica. Este ano, Chiwetel Ejiofor, o reputado actor britânico que já foi nomeado para um Óscar por “12 Anos Escravo”, adaptou a história de Peace no seu segundo filme como realizador. Jay Will, que também é rapper e apareceu na série “Tulsa King”, faz de Peace, um jovem licenciado que começa a vender droga para tirar o pai, que foi preso por crimes que poderá nem ter cometido, da prisão. O próprio Ejiofor é o pai de Peace, enquanto Mary J. Blige, a célebre cantora de r&b, faz da mãe. As ligações musicais não ficam por aqui: a estrela pop Camila Cabello também faz parte do elenco, tal como o só actor Michael Kelly.