Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

A Noite da Literatura Europeia apresenta sessões de leituras encenada



O serão literário europeu mais aguardado do ano vai ter lugar em Carnide, em espaços mais conhecidos e outros por desvendar, a 12 de outubro, com uma participação recorde de 17 autores e 18 países europeus. 

A 12.ª edição da Noite da Literatura Europeia conta com um número recorde de participações, num total de 18 países e 17 autores selecionados (um autor apresenta 2 obras em representação de dois países, Áustria e Chéquia). Contando com poemas, romances, contos e uma novela gráfica, esta edição da Noite da Literatura Europeia revela-nos visões e críticas à sociedade europeia através dos vários géneros literários apresentados e dos temas abordados, que vão desde o sentido de comunidade, a doença, a família, às ditaduras, incluindo a ditadura do trabalho, a meta-narrativa, a solidão ou ainda a exclusão, através da surdez, entre muitos outros subtemas subjacentes a cada uma das obras.   

No sábado 12 de outubro, das 19h às 23h30, o público poderá assistir a 10 sessões de leituras encenadas por atores e atrizes, com a duração de 10-15 minutos, que se repetem de meia em meia hora. As sessões são de entrada gratuita e vão ter lugar em espaços da freguesia que ora são pouco acessíveis ora são menos conhecidos do público, como a Boutique da Cultura, a Casa do Coreto, o Centro Cultural Franciscano, o Colégio Militar, a Escola Básica Luz/Carnide, o Espaço Multicultural Bento Martins, a Espassus 3G, a Farmácia Quinta da Luz, a Junta de Freguesia de Carnide, a Loja das Bicicletas, a Padaria de Carnide, ou o Restaurante Os Três Forasteiros, entre outros.  

Este ano, esta experiência literária única estará também disponível para os visitantes com deficiências auditivas, através de um percurso com sessões acompanhadas de interpretação em língua gestual portuguesa, que vão ser anunciadas no Instagram da Noite da literatura Europeia.