Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

O movimento que nos cura



Há milhares de anos que a dança / movimento nos ajuda a libertar emoções. Mas a vida moderna foca-nos na mente e afasta-nos desses rituais do corpo. «O Corpo Consciente – Práticas Simples de Movimento para Melhorar a Saúde Mental e Curar Bloqueios Emocionais», de Erica Hornthal, editado pela Pergaminho, propõe esse retorno a casa.

«O Corpo Consciente é um roteiro que nos ajuda a tomar consciência de como a forma de nos movermos pode causar um grande impacto na nossa maneira de ser», explica a autora, psicóloga clínica e terapeuta de dança e movimento.

Bocejar, dar um abraço a si próprio, entrelaçar os dedos ou abanar o corpo podem ser práticas diárias que desbloqueiam as emoções e nos fazem viver mais de acordo com a nossa natureza individual. Mas não são os únicos truques. A autora sugere uma série de técnicas de movimento consciente que podem aliviar sintomas de ansiedade, depressão e pânico, promovendo um maior bem-estar e autoconhecimento.

Por outro lado, o corpo também nos avisa do que não está bem. «A dor e o desconforto contraem o corpo. Quanto mais significativa é a restrição corporal, maior é o confinamento mental», avisa Erica Hornthal, que nos dá algumas dicas para conhecermos melhor «a nossa casa», bem como quais os movimentos que melhor se adequam a cada um de nós.

Destaque ainda para a introdução, escrita pela psicóloga holística Drª Nicole LePera: «O sistema de saúde mental dos dias de hoje não atribui a devida importância ao corpo. (…) A minha experiência diz-me que enquanto não incluirmos o corpo no processo de tratamento da doença mental, estamos a prejudicar tanto os pacientes como os terapeutas. (…) A boa notícia é que este livro vem dar resposta a esta questão tão premente! Este livro tenderá a tornar-se mais relevante à medida que cada vez mais terapeutas se vão tornando mais conscientes da ligação corpo-mente.»

A obra chega hoje às livrarias.

Sobre a Autora

Erica Hornthal é formada em Psicologia Clínica e é terapeuta de dança e de movimento. Fundadora do centro de saúde mental Chicago Dance Therapy, trabalhou já com centenas de pacientes das mais diversas idades e origens.