O grupo, Rua Nova, constituído por Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos e Vítor Silva, lança, no próximo dia 25 de outubro, o seu primeiro single, “Luz“, que é um tributo à cantora Sara Tavares, precocemente desaparecida em novembro de 2023.
Segundo as palavras de Nuno Guerreiro, ”a Sara tinha uma energia muito diferente e única. Trazia-nos paz. Fomos grandes amigos, dentro e fora do palco. Partilhamos muita estrada e muitas emoções”.
Recuando no tempo, podemos dizer que tudo começou em 2010, quando estes quatro nomes se reuniram, pela primeira vez, através do projeto Zeca Sempre, em homenagem a Zeca Afonso. A química e a cumplicidade entre as distintas personalidades e registos vocais persistiu muito para além do termo do projeto, ganhando nova forma e dimensão nesta Rua Nova, que agora se irá dar a conhecer
ao público, com o single “Luz“.
Entretanto, relembremos um pouco do percurso musical dos quatro integrantes da Rua Nova:
Nuno Guerreiro é a voz icônica da banda Ala dos Namorados, onde ganhou notoriedade com grandes sucessos como "Solta-se o Beijo," que chegou a disco de platina. Com uma formação em canto lírico e dança, Nuno mostrou versatilidade ao interpretar desde fado até repertório barroco. Além da Ala dos Namorados, colaborou com artistas renomados como Rodrigo Leão e Carlos Paredes,
cimentando a sua posição no panorama musical português. Nuno Guerreiro também embarcou numa carreira a solo de sucesso, incluindo o álbum "Carta de Amor," que foi gravado com uma grande orquestra no Japão e mais tarde editado em Portugal, onde foi um enorme êxito. Ainda no Japão, um dos temas desse disco foi a banda sonora do anúncio da Nissan e também de uma telenovela japonesa.
Olavo Bilac foi o carismático vocalista da banda Santos & Pecadores, que assinou hits como “Não voltarei a Ser Fiel” ou "Fala-me de Amor," consolidando Bilac como uma figura de referência no pop-rock português. Além do sucesso com Santos & Pecadores, Bilac também teve uma participação marcante nos Resistência, o icônico projeto que reuniu vários músicos portugueses para recriar grandes temas do rock e pop nacional em formato acústico. Com os Resistência, Bilac ajudou a popularizar canções como "Nasce Selvagem" e "A Noite". Ao longo da sua carreira, também enveredou por projetos a solo e colaborações com músicos de diferentes áreas.
Tozé Santos é reconhecido como o vocalista da banda Per7ume. Alcançou grande sucesso com temas como "Intervalo”, ou “(eu) Mudo”. Tozé também se destacou colaborando em vários projetos musicais. A sua versatilidade e criatividade fizeram dele uma figura respeitada na música portuguesa.
Vítor Silva é produtor musical, já colaborou com alguns dos maiores nomes da música portuguesa, tais como D.A.M.A, Nuno Ribeiro, Fernando Daniel, Susana Félix, ou Per7ume. Vítor Silva tornou-se numa referência na produção musical portuguesa, contribuindo para a criação e consolidação de diversos talentos nacionais.