quinta-feira, 11 de junho de 2015

Caixa Alfama - Pedro Moutinho, Luísa Rocha, Maria João Quadros


Alfama já está engalanada para os Santos Populares e o Santo António traz hoje mais três nomes para fazerem a festa nos dias 18 e 19 de Setembro no Festival Caixa Alfama: Pedro Moutinho, Luísa Rocha e Maria João Quadros.


É daqueles casos em que não se poderia ser mais nada na vida. Pedro Moutinho, irmão de Camané e Hélder Moutinho, aos 8 anos já cantava, certamente inspirado pelo sangue Fadista que corre nas veias da família. Cresceu em Casas de Fado como o “Clube de Fado Amália”, “Forte D. Rodrigo” ou o mítico “Café Luso” e em 2003 lançou o seu álbum de estreia, “Primeiro Fado”. 10 anos volvidos e depois de muitos espectáculos dentro e fora do país onde se afirmou como um Fadista de nomeada, editou “O Amor Não Pode Esperar” e vai estar no Caixa Alfama 2015 para passar em revista uma já longa carreira, mas com muito ainda pela frente. Um concerto a não perder.

Tendo como mestre António Rocha, Luísa Rocha é agora uma das vozes mais apreciadas do nosso Fado. Começou o seu percurso aos cinco anos de idade, mas tem o seu o momento chave em 2002, quando começa a ensaiar no Museu do Fado e investe definitivamente na sua grande vocação. Logo nesse ano foi convidada pela grande senhora do Fado, Alexandra para o elenco do prestigiado “Marquês da Sé” e em 2005 foi a vez de Mário Pacheco a convidar para o “Clube do Fado”. Em 2011 editou “Uma noite de Amor” com a chancela de David Ferreira, álbum que teve na música “Dou-te Um Beijo (e Fujo de Ti)”, da autoria de Paulo Carvalho, o seu grande êxito.

Maria João Quadros é mais um nome que dispensa grandes apresentações. Dedicou a sua carreira àquilo que o Fado tem de mais genuíno, espalhando o seu talento pelas mais prestigiadas casas de Fado da Capital. Foi todo este prestígio, alcançado em tantos anos de trabalho, que fizeram com que nomes como Ivan Lins, Francis Hime, Zeca Baleiro, Chico César, Olivia Byington, mestres da música brasileira, fizessem alguns fados para esta grande Fadista.