sexta-feira, 17 de maio de 2024

Artista italiano expõe a resistência da Natureza no Braga Parque



Até 13 de junho, o Braga Parque vai ser invadido por uma instalação de arte intitulada “ContraNatura”, composta por 230 plantas intervencionadas e totalmente revestidas a cor-de-rosa choque e azul-turquesa. Sem colocar em risco a sua sobrevivência, esta impactante e gigante floresta vegetal irá surpreender não só pelas suas cores e dimensões, mas também pela importante mensagem que transmite.

Criada pelo artista italiano Giacomo Cossio, que expõe pela primeira vez em Portugal, esta obra pretende demonstrar a resistência e resiliência da natureza, com o objetivo de revelar a sua força para recuperar perante as tentativas destrutivas do Homem.

Giacomo, um defensor apaixonado pelo ambiente e pela natureza, viajou até ao Braga Parque para criar um jardim mágico. Usando tintas à base de água e não tóxicas, foram cobertas 230 plantas em vasos de diferentes dimensões e alturas distintas.

Todas as plantas são regadas, fertilizadas e tratadas diariamente, garantindo a sua saúde ao longo da exposição. O Braga Parque garante a monitorização, irrigação e fertilização das plantas, bem como a estabilidade e o controlo dos níveis de humidade e temperatura.

As plantas continuarão a crescer, florescendo e brotando na sua cor natural. No final da exposição, serão doadas a várias instituições da cidade de Braga (Creche Rainha Santa Isabel, Creche D. Leonor, ERPI- Nossa Sra. da Misericórdia, ERPI- d. Diogo de Sousa, ERPI Nevarte Gulbenkian, Centro de Dia Nossa Sra. da Misericórdia e Quinta Pedagógica de Braga), onde se poderá ver o processo de vitória da Natureza sobre a intervenção humana.

Este projeto de Giacomo Cossio, criado em 2017, já percorreu várias localizações em Itália. Para além das diversas exposições realizadas no passado, a obra “ContraNatura” foi já alvo de debates e conferências com participação de especialistas em arte e botânica, entre os quais o reconhecido botânico italiano Stefano Mancuso.

A obra é impulsionada pela desconstrução e reestruturação da figura humana, da paisagem, da natureza e dos objetos do quotidiano, um tema caro à Pop Art. Sobre o seu trabalho, o artista sublinha que desenvolve “soluções escultóricas e arquitetónicas, usando o espaço de forma tridimensional, o que leva à criação de obras salientes e impactantes”.

Sob o fio condutor da consciência ambiental, esta mostra é mais um momento cultural e de lazer no Braga Parque. Esta exposição artística, que conta com a curadoria da State of the Art (SOTA), honra, mais uma vez, o compromisso do shopping com a sustentabilidade e a comunidade, continuando a apostar em ações que alertem para um futuro melhor.

Lisboa Depois do Trabalho



Desde 2013, que mais de 2 000 colegas já se juntaram entre si e pisaram o palco do Festival Brands Like Bands, um evento, agregador no género, raças, credos, funções e gerações, com um total de mais de 40 000 pessoas a assistirem a este mesmo evento, que pretende cada vez mais ficar no roteiro das grandes experiências ao vivo.
 
A festa este ano está marcada para depois de uma semana de trabalho, no final do mês, com 16 concertos, de entrada gratuita, sempre depois das 18 horas até depois da meia-noite. E com abertura, em ambos os dias, da escola de rock «Voar», de Tim, dos Xutos & Pontapés, dias 31 de Maio e 1 de Junho, no primeiro piso do TimeOutMarket, Mercado da Ribeira, em Lisboa.
 
Lisboa depois do trabalho é o ponto de encontro de encontro entre colegas, amigos e família para um momento de descompressão e onde além dos concertos terá um mercado de vinil, com disco novos e usados, nacionais e importados, além de outros materiais inéditos e exclusivos.

Programa

Sexta-feira, 31 de Maio, a partir das 18 horas
Tim  + Voar_Escola de Rock
BBS 
The Pickups
Sharing Beauty Band
The Group
The Lumens
SogBand
People2People
GoBand
Até depois da meia-noite

Sábado, 1 de Junho, a partir das 18 horas
Tim + Voar_Escola de Rock
Merlin Tones
The Mercernaries
Hollymood
The Relevants
Electric Bang
The Who Cares
LxKode
Banda Larga
Até depois da meia-noite

Lenovo anuncia o novo PC com IA ThinkPad P14s Gen 5



A Lenovo™ lançou o Lenovo ThinkPad™ P14s Gen 5 projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível num chassis portátil de 14 polegadas. Com um impressionante formato de 16:10, esta workstation móvel é potenciada por processadores AMD Ryzen™ PRO 8040 HS-Series. Estes processadores são ultra avançados e energeticamente eficientes, tornando-os perfeitos para uso em workstations móveis finas e leves. Os processadores AMD Ryzen PRO HS-Series também vêm com recursos integrados de Inteligência Artificial (IA), incluindo uma unidade de processamento neural (Neural Processing Unit – NPU) integrada para um desempenho otimizado em fluxos de trabalho de IA.

O Lenovo ThinkPad P14s Gen 5 possui certificações de fornecedor independente de software1 (Independent Software Vendor – ISV) e gráficos AMD Radeon™ integrados, tornando-o ideal para executar aplicações como AutoCAD®, Revit® e SOLIDWORKS® com desempenho contínuo. Esta workstation móvel é ideal para utilizadores avançados móveis, oferecendo recursos avançados de segurança ThinkShield™, e supera testes MIL-SPEC abrangentes para uma elevada durabilidade.

Prime Video revela o teaser trailer e o poster da segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder



A Prime Video acaba de revelar as primeiras imagens da iminente segunda temporada da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, levando os participantes na apresentação da Amazon, em Nova Iorque, até à Terra Média quando. A primeira temporada foi um sucesso global sem precedentes e uma das séries de maior sucesso da Prime Video, vista por mais de 100 milhões de espectadores em todo o mundo e resultando em mais subscrições Prime durante o seu lançamento do que qualquer outro conteúdo até à data. A nova temporada vai estar disponível na Prime Video como parte da subscrição Prime. Os subscritores da Amazon Prime em Portugal podem desfrutar de ofertas, envios gratuitos e entretenimento, tudo na mesma subscrição por apenas 4,99€ ao mês ou 49,90€ ao ano.

A Prime Video revela também que a segunda temporada vai estrear a nível mundial a 29 de agosto de 2024 em mais de 240 países e territórios em todo o mundo em vários idiomas. Paralelamente, foi ainda revelado o poster que mostra o regresso de Charlie Vickers como Sauron, um dos maiores vilões da literatura, numa nova forma que o vai ajudar a enganar os habitantes da Terra Média.

O teaser trailer leva os espectadores numa viagem repleta de ação de volta à Segunda Era de J.R.R. Tolkien e mostra a crescente presença maléfica de Sauron, que prossegue a sua missão de vingança pelo poder absoluto. Com o mesmo esplendor pelo qual a série é conhecida e anunciando o regresso de muitas personagens favoritas dos fãs, incluindo Galadriel, Elrond, Príncipe Durin IV, Arondir e Celebrimbor, este primeiro olhar revela a tão esperada criação de mais Anéis.

Na segunda temporada de Os Anéis do Poder, Sauron regressa. Expulso por Galadriel, sem exército nem aliados, o Senhor das Trevas em ascensão conta agora apenas com a sua própria inteligência para reconstruir o seu poder e supervisionar a criação dos Anéis do Poder, que lhe permitirão submeter todos os povos da Terra Média à sua sinistra vontade. Com base na jornada épica e na ambição da primeira temporada, a nova temporada mergulha até os seus personagens mais queridos e vulneráveis numa maré crescente de escuridão, desafiando cada um a encontrar o seu lugar num mundo que está cada vez mais à beira da desgraça. Elfos e anões, orcs e homens, feiticeiros e muito mais... à medida que as amizades começam a deformar-se e os reinos a fraturar-se, as forças do bem lutarão ainda mais corajosamente para preservar o que é mais importante para a maioria deles... eles próprios e os seus entes queridos.

Sobre O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder
O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder leva pela primeira vez ao ecrã as famosas lendas da Segunda Era da história da Terra Média. Este drama épico desenrola-se milhares de anos antes dos eventos de The Hobbit e de Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien, e levará os espectadores até uma Era onde os grandes poderes foram forjados, Reinos se elevaram em glória e caíram em ruína, heróis improváveis foram testados, esperanças foram tecidas pelos melhores fios e um dos maiores vilões que alguma vez emergiu da pena de Tolkien ameaça cobrir o Mundo de Escuridão. Com início num tempo de relativa paz, a série segue um conjunto de personagens, tanto familiares como novas, à medida que se confrontam com o tão temido ressurgimento do mal na Terra Média. Dos vales mais escuros e profundos das Montanhas Nebulosas, às florestas majestosas de Lindon, às paisagens de cortar a respiração do Reino de Númenor, até aos limites mais longínquos do mapa, estes Reinos e personagens irão traçar um legado que perdurará muito depois de partirem. 

A primeira temporada de Os Anéis do Poder foi um sucesso sem precedentes, vista por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo, com mais de 24 mil milhões de minutos transmitidos. A série altamente aguardada atraiu mais de 25 milhões de espectadores globais no primeiro dia, marcando a maior estreia da história da Prime Video, tendo também estreado como o programa número 1 no ranking geral de streaming da Nielsen no fim de semana de estreia. A série bateu ainda todos os recordes anteriores da Prime Video e gerou mais subscrições Prime em todo o mundo durante sua janela de lançamento do que qualquer outro conteúdo anterior. Além disso, The Rings of Power é a principal série original em todas as regiões – América do Norte, Europa, APAC, LATAM e no resto do mundo.

A segunda temporada da série é produzida pelos showrunners e produtores executivos J.D. Payne & Patrick McKay, a quem se juntam os produtores executivos Lindsey Weber, Callum Greene, Justin Doble, Jason Cahill e Gennifer Hutchison, em conjunto com a co-produtora executiva Charlotte Brandstrom, as produtoras Kate Hazell e Helen Shang, e os co-produtores Andrew Lee, Matthew Penry-Davey e Clare Buxton. As novas realizadoras da segunda temporada incluem Sanaa Hamri e Louise Hooper.

Os oito episódios da primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder estão disponíveis em exclusivo na Prime Video.



quinta-feira, 16 de maio de 2024

Vamos falar de amor



O autor do bestseller O Alquimista, Paulo Coelho, debruça-se sobre o clássico da literatura espiritual O Dom Supremo, de Henry Drummond. Numa adaptação livre, o autor desvenda neste seu O Dom Supremo – reeditado agora pela Pergaminho – os segredos do amor incondicional.

Com uma narrativa envolvente e poética, o autor transporta-nos para um mundo de descobertas interiores, onde cada página é uma oportunidade de crescimento espiritual.

Ao ler estas reflexões, os leitores são convidados a pensar sobre as suas próprias vidas e aspirações, encontrando inspiração para viver com mais autenticidade e propósito.

O Dom Supremo é mais do que um livro; é um guia para uma vida plena de significado e conexão. Uma leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a verdadeira essência da existência e a realização do seu eu interior. 

Sobre o Autor

Um dos autores mais lidos e respeitados em todo o mundo, Paulo Coelho tem a sua obra publicada em mais de 170 países e traduzida em 88 idiomas. É autor do clássico dos nossos tempos, O Alquimista, considerado o livro brasileiro mais vendido de sempre e que atingiu mais de 427 semanas ininterruptas de presença na lista dos livros mais vendidos do The New York Times. Nascido no Rio de Janeiro, em 1947, foi compositor, antes de se dedicar à literatura. Foi galardoado com diversos prémios internacionais, entre eles o prestigiado título de Chevalier de L’Ordre National de la Légion d’Honneur. Ocupa a cadeira número 21 da prestigiada Academia Brasileira de Letras, é Embaixador Europeu do Diálogo Intercultural e Mensageiro da Paz das Nações Unidas. 

Galeria de Arte do Casino Estoril inaugura exposição “5 + 3”



A Galeria de Arte do Casino Estoril inaugura no próximo dia 18 de Maio, às 17 horas, a exposição “5 + 3”.

“5 + 3” é uma colectiva nas modalidades de Pintura e Escultura. Nesta diversificada mostra estarão presentes trabalhos de 5 pintores e 3 escultores.

Na Pintura podemos destacar os pescadores de Paço d’Arcos de Bruno Maurício, belíssimos trabalhos a preto e branco, a graciosidade das bailarinas de Diogo Navarro, a abstração da artista emergente Filipa Villar Afonso numa linguagem muito própria, os retratos de Márcio Bahia de forte cromatismo e as paisagens abstratizantes de Sandra Sequeira.

Na Escultura salientamos alguns trabalhos, como as flores em ferro de Carlos Ramos, a Linha de Horizonte de Filipe Curado ou as silhuetas sensuais de Marius Moraru.



Artistas participantes:
Pintura – Bruno Maurício, Diogo Navarro, Filipa Villar Afonso, Márcio Bahia e Sandra Sequeira.
Escultura – Carlos Ramos, Filipe Curado e Marius Moraru.

Museu do Carro Eléctrico com entrada gratuita no Dia Internacional dos Museus



No próximo dia 18 de maio, sábado, celebra-se o Dia Internacional dos Museus e o Museu do Carro Eléctrico, no Porto, tem previsto um conjunto de iniciativas como forma de assinalar essa data festiva.

Além de estar aberto entre as 10 horas e, excecionalmente, as 23 horas, o acesso ao espaço museológico será gratuito e os visitantes poderão participar na oficina criativa “Passe Universal” e nas visitas orientadas “Milagre Invisível”, “Olhó Pica!” e “Linha Noturna”, a última com viagem de carro elétrico.

O programa de celebração do Dia Internacional dos Museus inicia-se às 10 horas com a visita orientada “Milagre Invisível”. Esta terá a duração de uma hora, e convida os participantes a conhecerem a história da primeira viagem inaugural do carro elétrico na cidade do Porto, que se destaca por ser a primeira viagem da Península Ibérica, criando-se um momento único para conhecer a antiga central termoelétrica, o coração que bombeava eletricidade para toda a rede.

A visita orientada “Olhó Pica!” terá lugar da parte da tarde, entre as 15h00 e as 16h00, e levará o público a conhecer as fascinantes histórias por trás dos cobradores dos carros elétricos, popularmente conhecidos por “picas”. Das fardas aos alicates, dos bilhetes às coimas, haverá tanto para contar, relembrando uma das figuras mais icónicas deste transporte publico.

Das 16h00 às 18h00, a oficina “Passe Universal” conduzirá os participantes no desafio da criação de um passe universal, que daria acesso aos recantos dos jardins e parques de diversões, permissão de entrada nos museus e estádios, como forma de descobrir novos destinos nos autocarros, bem como nos aviões. Um passe mágico que até poderia abrir um portal imaginário, levando famílias e grupo de amigos a construírem memórias infinitas.

O dia termina com a visita orientada “Linha Noturna”, na qual o público poderá desfrutar de uma visita noturna ao Museu e de uma viagem de carro elétrico num ambiente encantador e inesquecível, enquanto mergulha no quotidiano das expressões relacionadas com os elétricos. Uma experiência única e emocionante que, a par do programa desta data no Museu do Carro Eléctrico, reforçará a importância dos museus na promoção de aprendizagens através da vivência de experiências e construção de memórias.

Programa
10h00 – 11h00: Visita Orientada “Milagre Invisível” 
15h00 – 16h00: Visita Orientada “Olhó Pica!” 
16h00 – 18h00: Oficina “Passe Universal”
21h00 – 23h00: Visita Orientada “Linha Noturna” 

Na loja do Museu, além da fantástica oferta habitual, estará disponível, para venda, uma caderneta de cromos produzida pelo Museu do Carro Eléctrico, em conjunto com o Museu da Carris e o Museu Nacional Ferroviário. Esta caderneta tem o custo de 8,00€ e cada saqueta de cromos custa 1,00€.

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu do Carro Eléctrico é uma das instituições participantes na 1ª Semana de Museologia, organizada pelo Mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto no dia 15 de maio, através da promoção de uma visita orientada e integração numa mesa-redonda.

Estoril Sol lança 27ª edição do Prémio Fernando Namora



Ao relançar, este ano, o Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15 mil euros, a Estoril Sol reforça a sua aposta na Cultura e procura, com esta iniciativa, dinamizar as Letras portuguesas. Trata-se da 27ª edição deste prestigiado galardão, cujo prazo de candidaturas se prolonga até ao próximo dia 31. O júri será presidido por Guilherme D `Oliveira Martins.

Com um espaço único no panorama das Letras portuguesas, o Prémio Literário Fernando Namora destina-se a galardoar uma obra de ficção (romance ou novela), de autor português, editada em 2023, desde que o escritor não tenha sido premiado nas três edições anteriores. 

O Prémio Literário Fernando Namora, de periodicidade anual, consolida uma tradição prestigiada nos meios literários. Recorde-se que foi Lídia Jorge, com o seu romance “Misericórdia”, a vencedora no ano passado. 

Em acta, o Júri evidenciou que a obra “Misericórdia”, de Lídia Jorge, “é um romance, numa escrita marcada por singular criatividade, transfigura ficcionalmente a matéria do real que o suscita e, na construção da personagem nuclear como de outras, nos múltiplos momentos da efabulação, nos planos em torno dos seus universos sociais, emocionais, afectivos, e nas notações de um processo de perda sem excessos descritivos, exprime uma voz com atributos incomuns de generosidade e humanismo. Trata-se, com efeito, de uma obra maior na bibliografia da Escritora”.

É de realçar, ainda, que o Prémio Literário Fernando Namora, atribuído regularmente desde 1988, teve um Júri presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís, que dá agora o seu nome ao Prémio Literário Revelação, também instituído pela Estoril-Sol.

O Júri, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que preside, em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, integra, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Ana Paula Laborinho, Liberto Cruz e José Carlos de Vasconcelos, convidados a título individual e, ainda, Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

App oficial do Rock in Rio Lisboa já está disponível na App Store e na Google Play Store



A edição comemorativa dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa vai ser especial, e já ninguém tem dúvidas disso! Um novo recinto, mais atrações, um palco novo – Palco Tejo – e tantas novidades já anunciadas num combo de ingredientes perfeitos para dois fins de semana memoráveis.

A menos de 30 dias da abertura de portas da Cidade do Rock a organização do festival disponibiliza a App oficial do Rock in Rio Lisboa, na App Store e na Google Play Store, que permite aos festivaleiros organizarem-se de forma antecipada para os quatro dias de festa no Parque Tejo Lisboa. Através desta aplicação, os utilizadores podem criar a sua conta pessoal, consultar o cartaz, conhecer os horários dos palcos Mundo, Galp e Tejo e personalizar a agenda de concertos.

Os mais ansiosos já têm oportunidade de conhecer em primeira mão os espaços que irão compor a nova Cidade do Rock, acedendo ao mapa interativo do novo recinto, através de realidade aumentada. Ao entrar na aplicação, o utilizador consegue navegar pelo recinto do Rock in Rio Lisboa e ter uma visão geral de como estarão distribuídos os espaços, a localização dos palcos, as atrações dos parceiros ou até mesmo as zonas de restauração disponíveis, de forma a organizar atempadamente a sua agenda para os dias do festival.

Ainda na App, é possível aceder a informações de acessibilidade, comprar bilhetes ou descobrir as experiências que estarão disponíveis no recinto (algumas apenas disponíveis no dia do festival). Os festivaleiros têm agora disponível uma ferramenta que lhes faculta inúmeras informações e os ajuda na organização dos seus dias do festival. Dentro de uma panóplia de possibilidades, é possível acompanhar notícias sobre os artistas e participar em passatempos exclusivos com prémios únicos: bilhetes, acessos exclusivos ou upgrade bilhete VIP. Nas próximas semanas, ficará também disponível o plano de mobilidade para a 10ª edição do festival em Portugal.

Estreias de cinema de 16 de Maio de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Daaaaaalí!

Com realização e argumento de Quentin Dupieux – célebre pelos filmes “Rubber - Pneu” (2010), “100% Camurça” (2019), “Mandíbulas” (2020) ou “Yannick” (2024) –, uma comédia de teor surrealista que segue uma jornalista francesa (Anaïs Demoustier) nos seus vários encontros com o famoso pintor espanhol Salvador Dalí, com o intuito de fazer um documentário. Numa viagem de 77 minutos, o espectador vai recuando no tempo, à medida que explora as diferentes fases da vida e personalidades do artista.

Filmado em seis semanas, “Daaaaaali!” foi apresentado fora de concurso no Festival de Cinema de Veneza em Setembro de 2023 e foi o melhor resultado no “box-office” francês de um filme de Dupieux. 

Os seis "a"s do título representam os seis actores que interpretam Dalí no filme: Édouard Baer, Jonathan Cohen, Gilles Lellouche, Pio Marmaï, Didier Flamand e Boris Gillot. Outros actores foram anunciados, entre eles Alain Chabat e Pierre Niney, que acabaram por não aceitar o projecto, por considerarem que nada tinham a acrescentar ao papel. A banda sonora é da responsabilidade de Thomas Bangalter, membro dos extintos Daft Punk. 



Graça

Acompanhamos um pai e a sua filha adolescente enquanto percorrem as estradas da Rússia dentro da sua carrinha. O veículo contém todas as suas posses, incluindo o equipamento de um cinema ambulante que montam nas pequenas localidades que vão encontrando pelo caminho e que é a sua única fonte de rendimento. 

Seleccionado para competir no Festival de Cinema de Cannes e no LEFFEST 2023, um drama contido, com argumento e realização de Ilya Povolotsky (“Mud”), e com Maria Lukyanova e Gela Chitava como protagonistas.



Arcadian - Invasão Sombria

Num futuro não muito distante, o planeta Terra tornou-se praticamente inabitável. Os poucos sobreviventes à hecatombe são perseguidos por umas criaturas mortíferas que atacam durante a noite e que, aparentemente, tencionam extinguir a raça humana. 

Há anos que Paul se esforça por sobreviver com Thomas e Joseph, os seus filhos gémeos, na quinta isolada que lhes tem servido de abrigo. Certo dia, Thomas não regressa a casa antes do cair da noite. Preocupado, o pai decide ir à sua procura, deixando Joseph sozinho.

Um filme de acção e terror realizado por Ben Brewer, segundo um argumento de Michael Nilon, que conta com as actuações de Nicolas Cage, Jaeden Martell, Maxwell Jenkins e Sadie Soverall. 

quarta-feira, 15 de maio de 2024

5 Prémios BAFTA para as séries britânicas da Filmin

Timothy Spall na série O Quinto Mandamento


Os BAFTA Television Awards, os prémios da Academia Britânica de Artes Cinematográficas, atribuíram 5 estatuetas às séries que a Filmin lançou em Portugal. A cerimónia anual mais importante da televisão britânica, que teve lugar no passado domingo, reconheceu o melhor do talento nacional numa gala em que se destacaram as séries O Quinto Mandamento e Such Brave Girls. 

O Quinto Mandamento, um dos maiores sucessos de público e crítica da Filmin nos últimos anos, desde a sua estreia em Portugal a 20 de fevereiro, foi premiada como Melhor Minissérie. O desempenho magistral de Timothy Spall foi também reconhecido com o prémio de Melhor Ator num Papel Principal, à frente dos nomeados Brian Cox (“Succession”) e Dominic West (“The Crown”), entre outros. 

Entretanto, a irreverente série de Kat Sadler Such Brave Girls ganhou o prémio de Melhor Comédia, categoria para a qual estavam também nomeadas duas outras séries da Filmin: Sonhar em Negro e Big Boys. Esta última ganhou também o prémio de Melhor Argumento de Comédia nos BAFTA Television Craft Awards, os prémios que, desde 2000, reconhecem os profissionais da indústria pelos seus feitos técnicos, sem serem ofuscados pelas categorias de produção.

Na cerimónia anterior, que teve lugar a 28 de abril, Such Brave Girls ganhou a estatueta de Melhor Talento de Ficção Emergente do ano. Recentemente, foi confirmada a segunda temporada da comédia de sucesso de Sadler, que ela própria protagoniza, e que estará disponível em exclusivo na Filmin num futuro próximo.

Mallu Magalhães estreia-se no Casino Estoril na primeira edição do Estoril Fest



O Casino Estoril acolhe, no próximo dia 8 de Junho, a partir das 20 horas, a primeira edição do Estoril Fest que terá como protagonista a estrela da música brasileira Mallu Magalhães. Trata-se de um programa inédito que abre com a actuação da cantora portuguesa Diana Lima e encerra com o DJ brasileiro Zecka Pinheiro.

Nascida em 1992, em São Paulo, Maria Luiza de Arruda Botelho Pereira de Magalhães, mais conhecida pelo seu nome artístico Mallu Magalhães, é uma referência da música brasileira, distinguindo-se como cantora, compositora, instrumentista e produtora. Com cinco álbuns e um DVD lançados, “Esperança” é o seu mais recente trabalho que estará, a par de outros êxitos, em destaque no concerto de estreia de Mallu Magalhães no Casino Estoril.

A Primeira Batida apresenta o Estoril Fest, um novo evento que propõe um diversificado programa destinado a animar as noites lisboetas com música ao vivo de qualidade. 

Em noite festiva, o programa abre com a actuação da artista portuguesa Diana Lima que apresenta o seu mais recente EP intitulado "Beco com Saída". Após o aguardado concerto de Mallu Magalhães será a vez do DJ Zecka Pinheiro encerrar o cartaz, assegurando o ambiente festivo no Salão Preto e Prata. 

Esta é uma oportunidade única para desfrutar de uma noite memorável repleta de música e de talento. Reserve já o seu lugar e associe-se à primeira edição do Estoril Fest.

Carmen sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA



Um triângulo amoroso sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA entre 7 e 9 de junho: Carmen, uma história de paixão e tragédia do século XIX entre uma cigana, um soldado e um toureiro, inspirada nos textos de P. Mérimée.

O Ballet Español de Murcia, baseada nos textos do escritor romântico, apresenta em Lisboa uma coreografia repleta de intensidade e emoção, trazendo para palco uma história verdadeiramente apaixonante e envolvente, onde o destino e a fatalidade, em harmonia com o ritmo e melodia do flamenco, prometem não deixar ninguém indiferente.

Carmen, “a cigana mais bonita, mas sem coração”, tal como descreveu Amália Rodrigues em ‘Carmencita’, vive uma paixão arrebatadora com D. José, cabo do exército que é fiel aos seus deveres militares. Mas, por amor, o militar torna-se desertor, salteador e assassino. Sentimentos díspares surgem quando Carmen, uma mulher comprometida com a liberdade e com um poder de atração singular, se apaixona por Escamillo, um famoso toureiro. Esta nova paixão desencadeia assim um triângulo amoroso, uma narrativa trágica com um desenlace fatal.

O Ballet Español de Murcia foi fundado em 1985 por Carmen Rubio e Matilde Rubio, homenageia nas suas performances todos os estilos de dança espanhola. Em quase quatro décadas, nas quais os bailarinos dançam histórias apaixonantes, a companhia de dança mais internacional de Múrcia já atuou em vários palcos de Teatros e Festivais Nacionais e Internacionais, tendo conquistado importantes prémios, confirmando-se assim como verdadeiro embaixador da cultura espanhola.

Mais do que um espetáculo de dança, “Carmen” de Ballet Español de Murcia é uma performance artística onde o ritmo e o fogo se unem a cada movimento arrebatador e apaixonante.

Os bilhetes estão à venda em ticketline e nos locais habituais.

Jardins do Casino Estoril receberam o 49th Porsche 356 International Meeting



Com um assinalável êxito registado, o 49th Porsche 356 International Meeting, realizou-se de 9 a 12 de maio, tendo os jardins do Casino Estoril sido os dos locais de destaque deste prestigiado evento. 

A concentração do modelo desportivo 356 da famosa marca alemã trouxe ao concelho de Cascais, e às estradas portuguesas, um dos mais míticos automóveis fabricados até hoje.

Com partida e chegada aos jardins do Casino Estoril, o 49th Porsche 356 International Meeting teve um extenso programa que incluiu três etapas que passaram por locais como Lisboa, Cascais, Sintra ou a Serra da Arrábida. Marcaram presença cerca de 180 carros, dos quais 150 provenientes do estrangeiro. O evento recebeu um total de 360 participantes de diversos países que revelaram ter em comum a paixão pelo icónico modelo da marca alemã.



Recorde-se que, o Porsche 356 International Meeting é um relevante evento que ocorre anualmente, tendo as últimas edições sido realizadas na Alemanha, Países Baixos, Dinamarca e Polónia.

Dom Pedro Lisboa é o hotel oficial dos artistas do Rock in Rio



Lisboa volta a vibrar ao ritmo do Rock in Rio! Em junho, a Cidade do Rock recebe nomes da música internacional e nacional para mais uma edição épica do festival.

E para aproveitar ao máximo essa experiência inesquecível, o Dom Pedro Lisboa, Hotel oficial dos artistas do Rock in Rio desde 2004, oferece pacotes exclusivos que combinam em alojamento e bilhetes para o festival.

O hotel Dom Pedro Lisboa e o Rock in Rio formam uma parceria de sucesso que celebra a música e a cultura. Este ano, pode escolher entre dois fins-de-semana: 15-16 de junho ou 22-23 de junho. E o melhor: pode ainda decidir qual tipo de bilhete que prefere: Relvado ou VIP.

ROCK IN RIO LISBOA PACK 1 ou 2 NOITES
Ao reservar uma ou duas noites no Dom Pedro Lisboa, os hóspedes têm acesso a bilhetes para a Cidade do Rock, upgrade para vista rio e late check-out (mediante disponibilidade) e acesso SPA do hotel.
Esta oferta está disponível para todos os dias do festival, com valores por pessoa em duplo desde € 199,60 para diário e desde €566,00 para VIP. Os bilhetes serão entregues no check in.
Para viver intensamente um dos maiores festivais do mundo, faça já a sua reserva em https://www.dompedrolisboa.com/rock-in-rio-2024.

Mais do que apenas um hotel, o Dom Pedro Lisboa é uma experiência. Desfrute de uma estadia luxuosa, serviços únicos e uma localização privilegiada com vista para a cidade e para o Rio Tejo. Relaxe no Spa com piscina interior, sauna, banho turco e jacuzzi e saboreie deliciosos pratos nos dois restaurantes que o hotel disponibiliza.

Viva o Rock in Rio 2024 com todo o conforto e requinte que merece! Reserve o seu pacote agora mesmo e prepare-se para uma experiência inesquecível.

Preparado para esta oportunidade única de viver em grande estilo o Rock in Rio 2024?

Henrique Feist leva ao Casino Estoril musical “Eu Quero Voltar - Os Anos 90”



O musical “Eu Quero Voltar - Os Anos 90” tem a antestreia agendada para o próximo dia 14 de Junho, pelas 21h30, no Auditório do Casino Estoril. Henrique Feist, Valter Mira, Filipa Saavedra, Natacha Cantarinhas serão os protagonistas de um espectáculo revivalista que promete conquistar o público. A Direção Musical pertence a Nuno Feist.

Bem-vindo à nossa festa de celebração da entrada no novo milénio... Vamos voltar ao início da década de 90 e relembrar acontecimentos, canções, factos, para percebermos como é que chegámos a este novo milénio.

O musical “Eu Quero Voltar - Os Anos 90” convida o público a viajar por uma série de registos e diferentes sonoridades que marcaram uma época. Do Grunge ao Hip-Hop, R&B, Rock, Boy Band, Divas, uma coisa é certa: havia sempre uma canção que refletia o nosso estado de espírito.

terça-feira, 14 de maio de 2024

Rock in Rio traz a Rota 85 à 10ª edição do Rock in Rio Lisboa



Alerta: o Rock in Rio Lisboa tem mais novidades! A menos de 50 dias para a abertura das portas, o festival adiciona agora a Rota 85 ao mapa do novo recinto, no Parque-Tejo Lisboa, na qual estarão presentes variadas cenografias que contam a história do Rock in Rio desde 1985, a Somersby Cupido House e o School of Rock CineStage - ambos com 10 metros de altura, equivalente a um prédio de 3 andares, situados lado a lado, formando a esquina da Rota 85 -, que se juntam à lista de atrações para marcar a inesquecível celebração dos 20 anos em Portugal e dos 40 anos do Rock in Rio, oferecendo aos festivaleiros uma experiência imersiva e nostálgica, onde podem reviver a atmosfera única e os convida a entrar num mundo de música, diversão e emoções indescritíveis. Mais razões para não perder um único momento desta épica 10ª edição!



ROTA 85
Inspirada na Route 66 – a famosa estrada norte-americana que liga a Costa Leste e a Costa Oeste dos EUA – e realizada no Rio de Janeiro em 1985, a Rota 85 vai marcar presença na 10ª edição do Rock in Rio Lisboa para contar a história do festival desde a sua primeira edição. Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio e os 20 anos em Portugal, a Rota 85 surge em 2024 no Rock in Rio Lisboa como uma nova área do festival, que inclui a Somersby Cupido House e o School of Rock CineStage, e estará recheada de elementos cenográficos vintage e simbólicos que marcaram as várias edições, tais como o famoso Ténis com Lama de ‘85, que foi encontrado, já sem par, no final da primeira edição em ‘85, tendo sobrevivido à tempestade de chuva e lama, que marcou os primeiros passos do Rock in Rio. Será decerto um espaço cheio de história, a não perder!



SOMERSBY CUPIDO HOUSE
Localizada dentro da Rota 85 e com uma referência arquitetónica Gótica, a Somersby Cupido House vai também marcar presença na 10ª edição Rock in Rio Lisboa para contar mais um pouco da história do festival, surgindo como referência à passagem do Rock in Rio por Las Vegas, nos EUA, em 2015, onde vários casais puderam receber a bênção de Elvis Presley. Nesta 10ª edição, o Rock in Rio Lisboa dará a oportunidade a todos os casais que queiram dar o nó de uma forma mais simbólica e inesquecível, numa cerimónia única celebrada por um sósia do one and only Elvis Presley e da sua assistente Amy Winehouse. Para os mais distraídos, ou aqueles que deixam os planos de casamento até à última, haverá dois Cupidos vestidos de verde a andar pelo recinto a convidar os casais para celebrar o amor na Somersby Cupido House.



SCHOOL OF ROCK CINESTAGE
O School of Rock CineStage, um Palco ao ar livre com uma referência aos cinemas clássicos e com uma arquitetura neoclássica, junta-se também à Rota 85, no novo recinto da 10ª edição do Rock in Rio Lisboa. Para assinalar os 40 anos de Rock in Rio e os 20 anos da presença do festival em Portugal, o Rock in Rio Lisboa irá passar no School of Rock CineStage uma seleção de vídeos que contam a história do festival desde as suas primeiras edições, até às passagens por Las Vegas, Madrid e, claro, uma amostra dos muitos momentos icónicos passados nas edições do Rock in Rio Lisboa.
Com um olhar no futuro e uma trajetória dedicada a inspirar e capacitar jovens a aprender música, a School of Rock estará presente no Rock in Rio Lisboa com 32 bandas de diversos lugares do mundo. Esta participação marca mais um capítulo emocionante na história da School of Rock, que já na edição de 2022 do Rock in Rio Lisboa proporcionou momentos inesquecíveis para os seus alunos e para toda a comunidade, pelo orgulho com que apresentaram os seus projetos.

"Participar no Rock in Rio Lisboa será uma experiência inesquecível para os nossos alunos e para a nossa equipa. Será uma oportunidade única de compartilhar a nossa paixão pela música no School of Rock CineStage do Rock in Rio Lisboa. Estamos ansiosos por fazer parte deste evento histórico e por inspirar mais pessoas através da música.", comenta John Guillermo, CEO da School of Rock Portugal.
Em 2024, a School of Rock voltará a proporcionar uma experiência inesquecível para os jovens talentos no Rock in Rio Lisboa. Este evento volta a dar uma oportunidade única a todos os alunos de mostrarem os seus dotes musicais num palco internacional, o School of Rock CineStage, que estará integrado na Rota 85 do festival e que lhes permitirá durante os quatro dias do evento fazer o que melhor sabem…música! A presença da School of Rock no Rock in Rio Lisboa 2024 vai, não só fortalecer a sua posição como líder no ensino de música, mas virá também inspirar uma nova geração de músicos a seguirem os seus sonhos.

"A Rota 85 vai contar num só espaço a grande história do nosso festival desde a sua primeira edição, em 1985. Estamos muito orgulhosos de finalmente poder materializar esta viagem no tempo, e partilhá-la com quem mais gostamos – o nosso público! E dentro da Rota 85 estarão espaços incríveis como a Somersby Cupido House – na qual os casais poderão celebrar o amor na presença do Elvis Presley e da Amy Winehouse – e o School of Rock CineStage que contará com atuações de jovens super talentosos e com vídeos memoráveis que até vão trazer uma lágrima ao canto do olho.” afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

A construção da nova Cidade do Rock avança a bom ritmo e já começa a ganhar forma! Recorde-se que a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa está agendada para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, numa nova Cidade do Rock, no Parque Tejo Lisboa, onde o público será transportado para uma experiência única e memorável, cheia de surpresas, animação, festa, muita música e entretenimento de qualidade.

André Amaro apresenta novo álbum no Arena Lounge do Casino Lisboa



É já amanhã, 15 de Maio, pelas 21h30, que André Amaro apresenta o seu segundo disco de originais intitulado de "Labirinto" no Casino Lisboa. O artista e compositor sobe ao palco central do Arena Lounge para interpretar várias composições do novo álbum.

André Amaro lançou, no passado dia 10, o novo álbum em todas as plataformas digitais e ainda com edição física. O artista desvendou, também, aquela que será capa deste segundo LP, trabalho que conta com produção de Agir. Depois de editar um primeiro single de avanço "Por Orgulho", André Amaro revelou, ainda, o segundo single "Chama por mim". 

"Labirinto" marca um novo tempo e um novo caminho na carreira de André Amaro. Feito através de um labirinto que nos leva num caminho percorrido entre o “Orgulho” do que foi percorrido, entre vitórias e derrotas, com novos encontros, novas sonoridades e novas parcerias. Aborda este tema o que nunca se disse, o que se disse e não devia, os afastamentos, e o que deixamos morrer, por orgulho.

Neste labirinto, há uma origem do artista, uma história e uma tradição que jamais serão dissociadas. O Flamenco, o Fado, e a raia de onde é originário. São 10 as faixas que dão vida a este novo álbum de estúdio, com temas de autoria de André Amaro, Agir, ATOA e José Gonçalez. 

Este disco é assim, um “Labirinto” entre as dúvidas e as certezas, as derrotas e vitórias num caminho feito de partilha, construção, procura, risco, modernidade e influências. Na certeza de um caminho feito com a linguagem musical do seu tempo, mas não abandonando nunca as marcas de onde partiu com “orgulho”.

Este novo trabalho surge após dois anos do primeiro disco de André Amaro, “O Meu Lugar”, que inclui o single galardoado (Ouro) “Desajeitado”.

Prime Video confirma a sequela de Red, White & Royal Blue



A Amazon MGM Studios confirma que está a desenvolver a muito aguardada sequela de Vermelho, Branco e Sangue Azul com Nicholas Galitzine e Taylor Zakhar Perez a regressarem aos papéis de Príncipe Harry e Alex Claremont-Diaz. A sequela vai estar disponível como parte da subscrição Prime. Os subscritores da Amazon Prime em Portugal podem desfrutar de ofertas, envios gratuitos e entretenimento, tudo na mesma subscrição por apenas 4,99€ ao mês ou 49,90€ ao ano.

O primeiro filme foi aclamado tanto pelo público como pela crítica, sendo classificado como “Fresh”  com uma pontuação de 93% no Rotten Tomatoes. Os fãs também ajudaram nas redes sociais, apoiando as contas de Instagram criadas para as personagens do Príncipe Harry e Alex Claremont-Diaz.

Matthew López vai voltar a escrever o guião, agora em conjunto com Casey McQuiston, autor  do livro original. Os detalhes da nova história ainda estão por confirmar. Greg Berlanti e Sarah Schechter, da Berlanti Schechter Films, vão voltar a produzir o filme em conjunto com Michael McGrath e López, além de McQuiston na produção executiva.

Casino Lisboa estreia espectáculo “La La... Boom!”



O Casino Lisboa estreia, na próxima Quinta-Feira, dia 16 de Maio, pelas 22h30, o espectáculo “La La... Boom!” no Arena Lounge. Os visitantes do Casino Lisboa poderão assistir a um espectáculo inédito que concilia surpreendentes momentos de novo circo, dança, música e teatro. Uma original produção: Laboratório / UAU. A entrada é gratuita. 

“This is La La... Boom!”. Um sonho que se torna realidade! Uma casa livre de preconceitos, onde os talentos brilham e a liberdade é rainha! Aqui, a alegria e a diversão são o passaporte para uma experiência verdadeiramente inesquecível numa ode à sedução e ao encanto.

O Casino Lisboa propõe aos seus visitantes um novo espectáculo ao estilo de um cabaret burlesco, onde o novo circo, a dança e a música se unem para momentos de pura magia. 

Venha descobrir todas as personagens que vivem nesta casa e entregue-se a uma noite cheia de surpresas, provocação, enigma e que o deixará a desejar por muito mais! “Are You Ready For La La…BOOM!”?

Há ainda mais Rock no Rock in Rio Lisboa



Há ainda mais Rock na 10ª edição do Rock in Rio Lisboa! Os Living Colour são a mais recente confirmação do festival que celebra este ano o seu vigésimo aniversário. A banda nova-iorquina que atuou em 2022 no Rock in Rio com o lendário Steve Vai sobe agora ao Palco Galp do Rock in Rio Lisboa no dia 15 de junho, completando assim o line up do palco para o mesmo dia. Mais um motivo para confirmar que o Rock chegou ao Parque Tejo-Lisboa, num dia que contará com atuações de bandas e artistas de peso, às quais se juntam agora os Living Colour.

Conhecida como uma das bandas de rock mais influentes do final dos anos 80 e início dos anos 90 e combinando heavy metal, funk, hip-hop, punk, hard rock e jazz fusion, os Living Colour regressam em força aos palcos pelo mundo fora em 2024, com os concertos de abertura da “Thicker Than Blood Tour” dos Extreme, que passa pelos EUA e pelo Canadá, e com os seus próprios concertos em alguns festivais de verão, incluindo ainda a sua mini digressão pelo Reino Unido, que conta com dois concertos, e pela América do Sul, que conta com quatro shows marcados no Brasil, Chile e Argentina.

Com letras que vão desde temas pessoais até aos políticos, em alguns casos atacando o eurocentrismo e o racismo na América, a banda de rock nova iorquina formada em 1984 é atualmente constituída por Vernon Reid (guitarrista), Corey Glover (vocalista), Doug Wimbish (baixista) e Will Calhoun (baixista), e já lançou seis álbuns de estúdio até à data. Os Living Colour alcançaram a fama com o lançamento do álbum de estreia, “Vivid”, em 1988. Apesar de terem conseguido vários êxitos, são mais conhecidos pela sua canção de assinatura "Cult of Personality", que ganhou um Grammy© de “Melhor Performance de Hard Rock” em 1990 e tem sido consistentemente usada como tema de entrada do lutador profissional CM Punk desde 2011. Foram também nomeados “Melhor Novo Artista” nos MTV Video Music Awards de 1989 e ganharam o seu segundo Grammy© pelo seu álbum “Time's Up”, lançado em 1990. O seu terceiro álbum de estúdio, “Stain”, foi também bem recebido pelos críticos de música. Depois de se separarem em 1995, os Living Colour reuniram-se no final de 2000, e lançaram mais três álbuns de estúdio desde então: “Collideøscope”, em 2003; “The Chair in the Doorway”, em 2009; e “Shade”, em 2017. Em 2006, a banda nova iorquina foi introduzida no Long Island Hall of Fame, um marco importante na sua carreira musical.

Mais recentemente, os Living Colour têm andado a preparar o seu sétimo álbum, e atuado em variados palcos pelo mundo fora. No dia 15 de junho, a banda prepara-se para tirar os pés do chão no Parque Tejo-Lisboa, não com poeira, mas com muito Rock!

“A atuação dos Living Colour no Rock in Rio Lisboa só vem provar mais duas coisas - este ano há Rock, e é no Rio! No dia 15 de junho, o Rock vai invadir por completo o Parque Tejo-Lisboa. Será mesmo um dia a não perder!” afirma Roberta Media, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.
Recorde-se que a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa decorrerá nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, na nova Cidade do Rock, no Parque Tejo-Lisboa, onde os fãs serão transportados para uma experiência única e memorável cheia de animação, música e entretenimento de qualidade.

Casino Lisboa inaugura exposição “A arte é longa, a vida é breve”



O Casino Lisboa inaugura, no próximo dia 17 Maio, pelas 19 horas, a exposição “A arte é longa, a vida é breve” – Hipócrates. Esta mostra colectiva reúne 41 obras de ex-alunos e professores da Escola de Artes Decorativas António Arroio. Com entrada gratuita, a não perder, na Galeria de Arte.



“É com enorme satisfação, que os ex-alunos e professores da Escola António Arroio, abraçaram o desafio para expor no Casino Lisboa. Sendo esta a 26ª exposição que realizam, desde 2015, pela qual já passaram mais de três centenas de artistas oriundos da nossa Escola.

Nesta exposição, temos ainda o grato prazer de contar com a presença de dois ceramistas, convidados pela Comissão Organizadora, que com os seus trabalhos emprestam o brilho das suas cerâmicas a esta exposição.

Nesta exposição, temos o enorme orgulho em homenagear um antigo arroiano, falecido há anos, mas que até agora nunca as suas obras de desenho, tinham sido mostradas e o que fazemos pela primeira vez. Assim é possível ver o traço e a forma que imprimiu, em tudo o que realizou ao longo dos anos da sua vida.

Para além de um excelente artista, desenvolveu a vertente da decoração, tendo participado na decoração, (com outros) no Hotel Ritz, realizou para a Câmara Municipal de Lisboa, o Museu da Cidade, o Museu Rafael Bordalo Pinheiro e requalificação do Teatro de S. Luís e em muitas decorações de interiores, de casas particulares. É assim para nós um orgulho poder apresentar nesta 26ª exposição, Carlos Andrade Ribeiro”, explica António Jorge Ribeiro coordenador da exposição.



segunda-feira, 13 de maio de 2024

Duran Duran anunciam a reedição dos seus primeiros cinco álbuns de estúdio



Os Duran Duran anunciam a reedição dos seus primeiros cinco álbuns de estúdio - Duran Duran, Rio, Seven and the Ragged Tiger, Notorious e Big Thing. Há muito fora de mercado, esta reedição marca a primeira vez, desde o seu lançamento original, que este conjunto de álbuns icónicos dos Duran Duran estará disponível em simultâneo nos formatos 1LP e 1CD, com áudio remasterizado. Os álbuns estarão disponíveis através da Warner Music a partir de 19 de julho

Ambos os formatos LP e CD apresentarão as mais recentes remasterizações dos álbuns, com edições em vinil em que o corte do acetato foi realizado nos Abbey Road Studios. As artworks dos álbuns foram restauradas de acordo com o design original das capas, num trabalho supervisionado por Malcolm Garrett, o designer visionário por trás dos três primeiros álbuns da banda.

Os primeiros cinco álbuns do Duran Duran - Duran Duran de 1981, Rio de 1982, Seven and the Ragged Tiger de 1983, Notorious de 1986 e Big Thing de 1988 - definiram o som e o estilo de gerações. Os seus aclamados singles como 'Hungry Like the Wolf', 'Rio', 'Girls on Film' e 'Save a Prayer' dominaram consistentemente as tabelas de singles em todo o mundo aquando do seu lançamento e continuam a marcar a vida de milhões de fãs. A música e a magia destes cinco álbuns impulsionaram a banda para a frente da cena musical, estabelecendo o estatuto dos Duran Duran como ícones culturais e um dos grupos mais influentes de todos os tempos. Agora, com 16 álbuns de estúdio na sua carreira discográfica, e ainda no activo em termos de novos lançamentos, os Duran Duran ainda tocam muitas dessas canções em concertos esgotados em todo o mundo.

Os cinco álbuns, que entre eles entraram em mais de vinte “Top 10” de tabelas de venda de álbuns em todo o mundo, dão-nos uma excelente ideia do que foram os primeiros anos dos Duran Duran. Aqui somos relembrados novamente da ousadia que definiu a era da sua estreia com o auto-intitulado Duran Duran. Um disco que solidificou completamente o som caraterístico dos Duran Duran, ao mesmo tempo que marcou a angústia da viragem da década e introduziu uma nova ordem na pop britânica. Enquanto a abertura 'Girls on Film' apresentava a primeira utilização de “found sound” na música com os seus instantaneamente reconhecíveis cliques de motor de câmara, e o choque apocalítico de 'Planet Earth' tomava conta do mundo, a inovação dos Duran Duran fornecia-nos as pistas do que a música pop britânica faria a seguir.

O ano entre o lançamento de Duran Duran e o início da era Rio foi marcado por um enorme crescimento artístico. O álbum elevou a banda a um estatuto global e produziu um trio de êxitos no Top 10 com “Save A Prayer”, “Rio” e “Hungry Like the Wolf”. Os dois últimos deram origem a alguns dos primeiros videoclipes de sempre, pelos quais legiões em todo o mundo se apaixonaram quando a MTV os lançou em alta rotação, ajudando também a banda a alcançar o superestrelato a nível global.

Estas conquistas prepararam o terreno para Seven and the Ragged Tiger, o primeiro Nº1 dos Duran Duran no Reino Unido. Verdadeiramente global no seu âmbito - gravado entre estúdios em França, Austrália e Caraíbas - o álbum abriu caminho para a Sing Blue Silver Tour, a sua maior tournée até então, e viu o single 'The Reflex' atingir o # 1 da tabela de singles dos EUA, o primeiro single da banda a atingir tal posição neste país.

Depois do sucesso ao trabalhar com Nile Rodgers para reimaginar 'The Reflex' e produzir 'The Wild Boys' no mesmo ano, os Duran Duran voltaram a contar com ele para produzir o próximo álbum de originais, Notorious. No primeiro álbum da banda como um trio, criaram um álbum marcante dos Duran Duran que capturou o espírito experimental no núcleo da banda. Nunca um grupo pode ficar parado em termos criativos, e os Duran Duran expandiram-se para um grupo de nove elementos com uma secção de metais e cantores de apoio para a digressão de promoção do álbum Big Thing, apresentando o trabalho mais exploratório dos Duran Duran até à data.

A notícia das reedições chega no momento em que os Duran Duran se preparam para um grande verão de atividade ao vivo, incluindo uma atuação como cabeça de cartaz de um festival no Reino Unido, o Latitude Festival, a 28 de julho.

Russ Ballard e Brian Spence protagonizaram uma memorável noite de rock no Casino Estoril



Estrelas de dimensão mundial, Russ Ballard e Brian Spence foram os protagonistas de uma memorável noite de rock no Casino Estoril. As duas lendas vivas do rock, da década de oitenta, apresentaram-se no Salão Preto e Prata para levar o público ao rubro com grandes clássicos que marcaram diferentes gerações.

Foi uma noite festiva que se iniciou quando Russ Ballard subiu ao palco para se reencontrar com os seus fãs portugueses e interpretar temas icónicos como “I Can´t Hear You No More” ou “Two Silhouettes”.

Considerado um dos mais conceituados compositores do Mundo e com mais de 50 milhões de discos vendidos, Russ Ballard percorreu, ainda, outros sucessos como, por exemplo, “Dream On”, “Woman Like You” e “The Fire Still Burns“, “Voices” e “In The Night”, “The Fire Still Burns” ou “It’s Too Late”.



Já perto da meia-noite, Brian Spence subiu ao palco para revisitar os seus êxitos que conquistaram fãs em todo o mundo como “Hear It From the Heart" e "Will Never Be My Friend".

Considerado um excepcional guitarrista, Brian Spence prosseguiu a noite com outros sucessos como “Brothers”, “Reputation”, “Rebel Yell”, “Come Back Home”, “Love is All Then Glory”, “Foreign Land”, “Never Tears Us Apart”, “I Was a Zombie” ou “I Will Call You Family”. 

O humanismo como solução para as sociedades em desestruturação



Mundo em mudança é o nome do mais recente livro de Eduardo Vítor Rodrigues, doutorado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é Professor Auxiliar, no Departamento de Sociologia. O autor é também o Presidente da Câmara Municipal de Gaia, assim como da Área Metropolitana do Porto.

Na visão de Eduardo Vítor Rodrigues, as sociedades atuais correm riscos “imensos e profundos” e que apenas podem ser travados através do humanismo, “onde cabe o ambiente, a natureza, o ser humano, a cultura e as tradições”. Ao mesmo tempo, “só o humanismo salva todo o ecossistema do qual o ser humano participa.”

O livro pretende incitar o debate sobre as transformações que têm ocorrido, tanto a nível global como local. Com análises às duas escalas, o autor convida os leitores a refletirem sobre “algumas das dimensões mais relevantes das sociedades atuais”, para que, através do diálogo, se possa chegar a conclusões que permitam continuar a evoluir, mas de forma sustentável.

Como diz João Pedro Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente e da Ação Climática e prefaciador do livro, “Eduardo Vítor Rodrigues é um moderado de convicções profundas, o que, num mundo de “cancelamentos” e de gente que rasga vestes por causas que não duram mais do que uma tarde, é coisa rara e de valor.”

Mundo em mudança, de Eduardo Vítor Rodrigues, é editado pela Ideias de Ler. Já se encontra em pré-venda e estará nas livrarias de todo o país a partir de 16 de maio.

Sobre o Autor

Eduardo Vítor Rodrigues é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde é Professor Auxiliar (Departamento de Sociologia). Desde 2013, exerce as funções públicas de Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Em 2017 foi, igualmente, eleito Presidente da Área Metropolitana do Porto, cargo que ainda ocupa atualmente. Concluiu o Open Executive Programme “Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos” da Porto Business School. É auditor de defesa nacional e investigador do Instituto de Sociologia da FLUP. Trabalha e investiga as questões do desenvolvimento, das relações internacionais, da pobreza e da exclusão social, da Sociologia Política e da sustentabilidade. Tem sido Professor visitante em várias Universidades estrangeiras e é autor de diversas conferências, bem como de livros, artigos e outras publicações.

Estoril Sol recebe candidaturas do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís até 31 de Maio



A recepção de obras originais para a 17ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís expira no próximo dia 31, de acordo com o respectivo regulamento. Em homenagem à grande escritora, a Estoril Sol mantém, assim, esta relevante iniciativa cultural em busca de novos talentos. Trata-se de uma oportunidade irrecusável para todos os candidatos a escritores. O júri será presidido por Guilherme D ‘Oliveira Martins.

Recorde-se que a Estoril Sol aboliu, desde 2016, a norma que impunha o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes, o que alargou o âmbito do concurso. No entanto, mantém-se a obrigatoriedade do romance concorrente ser inédito, e de autor português, “sem qualquer obra publicada no género”.

O romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em 2023, foi “Aqui Onde Canto e Ardo”, de Francisco Mota Saraiva. O júri escreveu em acta que este romance “é a saga de uma família que a história portuguesa do século XX fez existir entre três continentes, Ásia - Índia, África – Moçambique, Europa – Portugal. A diversidade imaginária desses três mundos é dada através de narrativas da memória de algumas das principais figuras da família. Nelas se recordam diferenças promotoras de violências diversas, das dores e angústias do poder sobre todas as suas formas”. 

O Júri, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que preside, em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, integra, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Ana Paula Laborinho, Liberto Cruz e José Carlos de Vasconcelos, convidados a título individual e, ainda, Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

Com o valor pecuniário de 10 mil euros, a 17ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, nos termos do Regulamento, será publicado pela Editora Gradiva, que mantém uma parceria com a Estoril Sol, desde o início deste projecto.