quinta-feira, 2 de julho de 2015

«Amnésia», o novo romance de Peter Carey


Amnésia, de Peter Carey – autor que conquistou o Booker Prize por duas vezes –, é um romance profundo, divertido e actual, que leva o leitor ao mundo dos hackers, numa intensa viagem entre os EUA e a Austrália.

Amnésia tem na base um evento de fraca probabilidade: uma mulher dos subúrbios de Melbourne torna-se inimiga pública número um dos Estados Unidos da América. O autor, Peter Carey, duas vezes galardoado com o Booker Prize, prova mais uma vez a sua capacidade de atrair os leitores, com uma história simultaneamente profunda, interessante e divertida. Este romance entra pelo terreno do cibercrime e da intriga internacional, provando ser de grande actualidade no tema e conseguindo, ao mesmo tempo, estabelecer pontes com o passado, nomeadamente no que respeita às relações históricas entre os EUA e a Austrália.

Fosse inadvertidamente, fosse uma declaração de guerra, a acção iniciada pela hacker Gaby Bailleux ameaça trazer para a luz do dia segredos que muitos gostariam de manter encerrados. Para Felix Moore, jornalista australiano a quem sobram problemas, em causa está uma acção que faz parte do conflito latente entre a Austrália e a América. Decidindo investigar e escrever a biografia de Bailleux, espera, com isso, salvar-se a si próprio, mas talvez a salve também de uma possível extradição para os EUA.

O autor reúne, num romance de sabor policial, o mundo dos hackers e dos radicais com o lado negro da «relação especial» entre os Estados Unidos da América, a CIA e a amiga e cliente desta, a Austrália. E prova, mais uma vez, ser um exímio criador de personagens.


Leia-se um pequeno excerto da obra: «Foi só então que vi, na entrada escura do túnel, a minha fonte. Era luminosa, tinha uma pele de clima nublado e cabelo emaranhado cor de trigo. Vestia uma camisola de alças, encardida. Tinha sujidade acumulada nas clavículas e os braços nus cruzados sobre os seios.»

«Muitas vezes fabulosamente divertido, tem quase um sabor dickensiano nas personagens coloridas […]. A vitalidade metafórica pulsa na prosa de Carey.» -  Peter Kemp, Sunday Times

Sobre o autor

Peter Carey nasceu na Austrália e vive actualmente em Nova Iorque.
Venceu por duas vezes o Booker Prize. Foi ainda distinguido duas vezes com o prémio Commonwealth Writers e três vezes com o prémio Miles Franklin.
Colaborou no guião do filme Até ao Fim do Mundo, de Wim Wenders, e é autor de treze romances, três colectâneas de contos e dois livros de viagens.
Amnésia é o terceiro livro do autor que a Gradiva publica. Anteriormente publicou os romances Parrot e Olivier na América e A Química das Lágrimas.