quinta-feira, 3 de março de 2016

Estreias de cinema de 3 de Março de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Força da Verdade

O nigeriano Dr. Bennet Omalu é um neuropatologista forense que, ao autopsiar Mike Webster, um jogador de futebol americano, descobre que a morte não se deveu unicamente a uma demência progressiva que se transformou em depressão, mas sim a um trauma cerebral ocorrido vários anos antes. Ao investigar a fundo, percebe que se trata de encefalopatia traumática crónica (CTE), uma doença cerebral degenerativa que afecta principalmente pessoas com histórico de lesões constantes na cabeça e que é tida como causa de depressões profundas que levam ao suicídio. Entre os jogadores de futebol americano o Dr. Omalu encontra vários casos da doença, anteriormente associada a lutadores de boxe e conhecida entre a classe médica como demência pugilística. Determinado a demonstrar a sua tese e encontrar um modo de reverter a situação, ele vê-se envolvido numa conspiração com a poderosa NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) que, de modo a manter intacta a sua reputação, não quer que os dados sejam tornados públicos.
Um filme dramático baseado em factos reais realizado por Peter Landesman e que conta com Will Smith, Alec Baldwin e Albert Brooks nos principais papéis.



Assalto a Londres

O primeiro-ministro britânico faleceu em circunstâncias misteriosas. A maioria dos Estados ocidentais está representada pelos seus líderes, que se encontram em Londres para uma última homenagem. Porém, apesar das extremas medidas de segurança, um grupo de terroristas decide aproveitar o funeral para um ataque em larga escala com o objectivo de matar todos os chefes de Estado presentes na cerimónia. Determinados a lançar o caos, os criminosos dão início à destruição dos principais monumentos e pontos turísticos da cidade. O plano é replicar o atentado nas maiores cidades do Mundo. Agora, a esperança de abortar o projecto e salvar milhares de vidas fica a cargo de um grupo muito restrito de pessoas: Benjamin Asher, o presidente dos EUA; Mike Banning, o chefe dos serviços secretos norte-americanos; o vice-presidente britânico Allan Trumbull; e uma agente inglesa do MI6, desconfiada e implacável nas suas acções.
Um “thriller” de acção realizado por Babak Najafi e escrito por Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt, Christian Gudegast e Chad St. John. O elenco conta com a participação de Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Melissa Leo e Charlotte Riley, entre outros



Cavaleiro de Copas

Rick é um argumentista que singrou em Hollywood, EUA. Apesar disso, a sua vida é vazia e sem significado. Quando não está a trabalhar, o seu dia-a-dia é marcado pelos excessos: festas, mulheres, álcool e drogas. Por momentos, quase se sente feliz e as mulheres dão-lhe algum alento ou esperança no que o futuro lhe reserva. Tudo o que deseja é encontrar um sentido de autenticidade para a sua existência atormentada. Mas será isso possível?
Com argumento e realização do aclamado cineasta Terrence Malick ("A Barreira Invisível", "A Árvore da Vida"), “Cavaleiro de Copas” está dividido em oito capítulos, mais o prólogo. Cada capítulo segue a relação de Rick com uma personagem diferente e, à excepção do último (que tem o título de “Liberdade”), cada um possui o nome de uma carta de Tarot. Os actores Christian Bale, Cate Blanchett, Natalie Portman, Antonio Banderas, Brian Dennehy, Freida Pinto, Imogen Poots, Isabel Lucas, Teresa Palmer e Wes Bentley dão vida às personagens.