quinta-feira, 10 de março de 2016

Março @ Rua das Gaivotas 6


A Rua das Gaivotas 6, novo espaço cultural com direcção artística do Teatro Praga, apresenta desde Outubro de 2015 uma programação regular de artes performativas, artes visuais, literatura, conferências, cinema e workshops. Juntam-se neste “novo espaço para começar” a novíssima produção artística contemporânea que ainda não têm lugar nas programações das instituições, par a par com nomes consolidados.

De 11 a 13 de Março, os 5º Encontros O que um Livro Pode (parte 2) continuam a expor e reflectir sobre o livro ilustrado para a infância como livro de artista. A programação integra uma exposição ("Clique! diz a câmara", livros de fotografias para crianças), conversas, ateliers de construção de foto-livro para crianças entre os 7 e os 12 anos e uma “sala dos livros”, com selecção de publicações pela STET (livros de arte e fotografia e livros de Bruno Munari) e pela Nouvelle Librairie Française. Os Encontros contarão com convidados nacionais e internacionais, entre eles Isabel Baraona, Susana Gaudêncio, André e. Teodósio, Philippe UG, Aude Séguinier, Cristophe Daviet-Théry, Filipa Valladares, David-Alexandre Guéniot, Elisabeth Lortic e Mário Moura.
O Cumplicidades - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa (4 a 19 de Março, vários espaços de Lisboa, produção da EIRA) regressa à Rua das Gaivotas 6 depois de uma estreia piloto em 2015. Na sua 1ª edição, o Festival aproxima Portugal a outras latitudes geográficas e coreográficas dos países do Mediterrâneo sob o lema “Latitudes em Movimento”. São disso exemplo as duas criações a apresentar no espaço: You’re not a fish after all, peça de dança sobre aqueles que fazem da viagem na água a sua própria jornada, dos turcos Mihran Tomasyan & Çıplak Ayaklar Kumpanyası (15 e 16 de Março às 21h30) e Contessa, da marroquina Meryem Jazouli (18 e 19 de Março às 21h30), um mergulho nas lendas e tradições de Marrocos através das suas principais figuras femininas.
O OLD SCHOOL #42, projecto da curadora Susana Pomba sediado na Rua das Gaivotas 6, convida a artista plástica Catarina Dias para apresentar uma obra inédita nas horas úteis de uma noite apenas, no dia 26 de Março a partir das 22h.
A terminar o mês, Isabel Milhanas Machado junta-se a Dinis Lourenço e Diogo Fernandes Andrade para levar a cena a sua segunda criação, ROBES, uma peça de teatro e vídeo com a vida inteira lá dentro (30 de Março a 1 de Abril às 21h30).


Em parceria com o Temps d’Images, a Rua das Gaivotas 6 acolhe ainda residências artísticas de Solange Freitas, com Ghosts (18 a 25 de Março), peça que nasce da vontade de juntar em palco músicos e actores e reflectir sobre a relação entre Desejo e Poder; e Rui Neto, com Crocodilo ou O Extraordinário Acontecimento Irrelevante (21 a 28 de Março), criação que parte da obra homónima de Dostoievski para falar sobre o actual panorama político, económico e social.
Inicia-se também em Março, prolongando-se até Junho, o projecto Direcção Assistida, grupo de pensamento observador orientado por José Maria Vieira Mendes que reúne 18 jovens estudantes de diferentes áreas artísticas e sociais para explorar a figura do espectador a partir da programação oferecida pelo espaço. Seguindo-se à experiência do espectáculo, os participantes serão instigados a “fazer”, sem arrependimentos ou objecções: escrever, falar, compor, cantar, dançar. Os resultados serão exibidos mensalmente nas plataformas online da Rua das Gaivotas 6.