O Salão Preto e Prata do Casino Estoril acolhe hoje às 21h30, a antestreia da peça “JURO! - Quem Mais Jura Mais Mente”. Com encenação de Luís Lourenço, a peça reúne em palco os actores Marco Costa, Leonor Alcácer, Olívia Ortiz, Amélia Videira e Augusto Portela.
"JURO! – Quem Mais Jura Mais Mente" é o mais recente projecto teatral da Palcobrigatório. Trata-se de uma Associação Cultural, dirigida pelo actor e encenador Luís Lourenço.
Numa época em que as burlas aos idosos estão na ordem do dia, existe uma necessidade real de fazer chegar o alerta aos familiares e aos mais prejudicados, os próprios idosos.
Assim fez Luís Lourenço, autor da peça “JURO!”. Trata-se de uma peça que tem por base um trabalho de investigação que já dura há quatro anos. Com pesquisa e recolha de testemunhos junto da PSP e da população lesada pelos "burlões", a peça é construída tendo em conta o perfil psicológico dos burlões e as estatísticas de maior incidência de burlas em Portugal.
Todos os dias idosos são vítimas de burlas. A proposta do autor e encenador é trazer alguma luz ao estilo de manipulação que os burlões usam e desvendar um pouco do seu lado psicológico de forma a tornar aqueles que poderiam ser potenciais vítimas em decisores informados e protegidos.
Baseado em factos reais que chegaram aos meios de comunicação social e através de relatórios policiais facultados ao abrigo do protocolo existente entre a Palcobrigatorio e a PSP, o autor encontrou a forma de alertar a família e os idosos menos informados para a forma como se devem defender nas várias situações de burla.
Focado em várias personagens “JURO!” ajuda, de uma forma teatralizada, a compreender e a prevenir este flagelo. Depoimentos reais de idosos burlados, depoimentos reais de familiares, entre outros momentos, fazem deste espectáculo uma ferramenta essencial ao combate deste flagelo.