quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estreias de cinema de 5 de Maio de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Viver à Margem

Depois de uma série de infelicidades que o levaram a uma depressão profunda, George vê-se obrigado a sobreviver nas ruas de Nova Iorque (EUA). A sua situação, cada vez mais desesperada, fá-lo procurar refúgio no Bellevue Hospital, o maior centro de acolhimento para sem-abrigo da zona de Manhattan. Apesar da humilhação que sente por ter de aceitar a caridade de desconhecidos e ter de se encarar como vagabundo, é ali que vai conhecer Dixon, um homem que, tal como ele próprio, nada tem a oferecer a não ser a sua amizade. Juntos, vão percorrer o mesmo caminho. E um dará forças ao outro para avançar para um recomeço que os faça sentir-se humanos novamente. É com Dixon a seu lado que George ganha coragem para tentar reaproximar-se de Maggie, a filha que abandonou ainda pequena e que nunca foi capaz de o perdoar…
Com argumento e realização de Oren Moverman ("O Mensageiro", "Rampart - O Renegado"), um drama comovente sobre a solidão, que conta com Richard Gere, Jena Malone, Ben Vereen, Kyra Sedgwick e Steve Buscemi nos papéis principais. 



Negócio das Arábias

Alan Clay (Tom Hanks) é um empresário norte-americano à beira da falência: perdeu a casa, o carro e até a esposa dedicada que, aparentemente, não aguentou a pressão de viver sem dinheiro para pagar as contas. Determinado a dar a volta à sua vida, encontra um meio de não se render à depressão. Mete-se num avião rumo à Arábia Saudita, o novo país das oportunidades, onde pretende vender uma ideia inesperada ao próprio chefe de Estado daquele país: um sistema holográfico tridimensional passível de ser usado em videoconferências. Apesar das dificuldades e do inevitável choque cultural que quase o leva ao desespero, é ali que vai encontrar a oportunidade de se reerguer e de se sentir novamente pronto a enfrentar o mundo.
Com realização e argumento de Tom Tykwer ("Corre, Lola, Corre", "Heaven - Por Amor", "Cloud Atlas"), adapta a obra homónima de Dave Eggers, editada em 2012. Para além de Hanks como protagonista, o filme conta com a participação de Tom Skerritt e Sarita Choudhury.



Tini: Depois de Violetta

Depois do enorme sucesso alcançado na pele da personagem Violetta, na série com o mesmo nome, a jovem Martina Stoessel, agora com 19 anos, inicia uma nova fase da sua vida. Triste e desiludida com a relação com Leon, que agora tenta a sua sorte em Los Angeles (EUA), ela aceita um convite de Isabella para passar as férias de Verão em Itália, numa casa de acolhimento onde jovens artistas podem estar algum tempo longe da ribalta, aprender com alguns dos melhores professores de artes e deixar-se levar pela inspiração. Nessa viagem de autodescoberta e de transição para a vida adulta, ela vai passar o Verão da sua vida. A seu lado, nesse lugar paradisíaco, estará Caio, um jovem que sonha tornar-se bailarino profissional.
Com realização de Juan Pablo Buscarini ("O Rato Dentinho", "A Arca de Noé") e argumento de Ramón Salazar, este é um "spin-off" da série “Violetta” – primeira co-produção entre a Disney da América Latina e da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) –, que fez sucesso em vários pontos do globo. Nesta nova aventura, misturam-se algumas das personagens originais da série com factos das vidas reais dos actores que os representam. Além de Martina Stoessel, o elenco conta com Jorge Blanco, Adrián Salzedo, Mercedes Lambre, Maria Clara Alonso, Diego Ramos, Ángela Molina e Sofia Carson.