sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Doclisboa anuncia alteração na programação para homenagear Abbas Kiarostami


O Doclisboa - Festival Internacional de Cinema anuncia uma alteração na programação para homenagear Abbas Kiarostami com a estreia nacional do último filme de Kiarostami, “Take me Home”, e “76 Minutes and 15 seconds with Abbas Kiarostami”, de  Seifollah Samadian.  A sessão será realizada dia 29 de Outubro, às 19h00, no Cinema São Jorge. Por este motivo, o filme de Werner Herzog Lo and Behold, Reveries of the Connected World terá uma sessão única, que se irá realizar no Grande Auditório da Culturgest no dia 22 de Outubro às 19h.

Abbas Kiarostami faleceu este ano aos 76 anos e 15 dias. “76 Minutes and 15 seconds with Abbas Kiarostami” é o resultado de centenas de horas de filmagens feitas ao longo dos 25 anos de amizade entre Samadian e Kiarostami. Imagens de arquivo, viagens, momentos da vida quotidiana inéditos que vêm a público nesta maravilhosa declaração de amizade.

O documentário é precedido da projecção do último filme de Kiarostami, “Take me Home” - um  registo de 16 minutos de uma viagem ao Sul de Itália. Ambos os filmes estrearam na passada edição do Festival de Veneza e têm Estreia Nacional no Doclisboa'16.

A projecção de “Lo and Behold, Reveries of the Connected World”, de Werner Herzog inicialmente prevista para este dia no Cinema São Jorge, à mesma hora, foi cancelada, mantendo-se a sessão do mesmo filme programada para o Grande Auditório da Culturgest no dia 22 de Outubro às 19h.