Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

As Afinidades Electivas de Johann Wolfgang Goethe


Depois de A Viagem a Itália, a Bertrand Editora publica As Afinidades Electivas, de Johann Wolfgang Goethe, uma das mais proeminentes figuras da literatura moderna alemã e do Romantismo europeu. A obra chega às livrarias portuguesas a 13 de Janeiro. 
As Afinidades Electivas compreendem a exploração de uma simples presunção, a de que as relações humanas são governadas por forças semelhantes às que atuam em reações químicas, executadas meticulosamente. Belo e surpreendente, um drama que revela muito sobre a dinâmica das relações humanas. 

Sobre o Autor

Goethe é um dos grandes escritores da literatura Europeia, o maior, se é que se pode falar de tamanho quando à escrita nos referimos, da língua alemã. Joyce nomeava assim a Santíssima Trindade da escrita na Europa: Dante, Goethe e Shakespeare. Dos três, talvez seja o que tem obra menos divulgada, mas todos já ouviram falar de Fausto e de Werther. Foi um dos mentores do movimento Sturm und Drang (mas, apesar de partilhar o interesse romântico pelo sofrimento, pela paixão e pela loucura, não os considerava como última e única solução na vida). Conseguiu um contrato que lhe permitiu viver da literatura, coisa rara para a época.