quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Estúdio Poético a partir de 19 de Janeiro na Sala Estúdio do D. Maria II


Em 2017, a programação da Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II inicia-se com Estúdio Poético, um ciclo composto por três espetáculos inspirados ou a partir das obras de três poetas portugueses.

O ciclo estreia-se com Daniel Faria, uma criação de Pablo Fidalgo, inspirada na obra do poeta e monge português. Um espetáculo onde os corpos se tornam o arquivo e a memória de gestos de fé, de diferentes formas de dançar, de diferentes formas de perguntar: ‘aceitarás ser tocado?’. Em cena de 19 a 22 de Janeiro.

De 26 a 29 de Janeiro, António Fonseca e José Neves apresentam Força humana, a partir de Os Lusíadas, de Luís de Camões. Um espetáculo que parte do desejo de encontrar, na vastidão do poema épico, as pistas de decifração do Portugal contemporâneo, e que requereu, a António Fonseca, decorar os oito mil, oitocentos e dezasseis versos do poema de Camões.

A encerrar este ciclo, Rosto, Clareira e Desmaio, onde Susana Vidal compõe um tríptico tomando para si um poema de Miguel-Manso escrito a partir da leitura de Máscara, Mato e Morte, de Paulo Valverde. Um espetáculo onde a única fuga possível será encarar de frente todos os mistérios e o último, o da própria morte – única e última clareira do bosque. Para ver de 9 a 12 de Fevereiro.