Páginas

terça-feira, 7 de março de 2017

Sony World Photography Awards de 2017


A celebrar o seu 10.º aniversário, os Sony World Photography Awards é o maior concurso de fotografia do mundo. Estes prémios reconhecem e premeiam a melhor fotografia contemporânea do ano anterior, apresentada em qualquer uma das suas quatro categorias.
"A julgar pelo que está a acontecer este ano, os Sony World Photography Awards têm um alcance verdadeiramente global - as imagens são mais diversificadas e abrangentes do que nunca. No seu décimo ano, posso confidenciar que os Sony World Photography Awards e a bela arte da fotografia estão muito bem." Zelda Cheatle, presidente do júri da categoria Profissional/curadora (Reino Unido)

Os fotógrafos finalistas (top 10) e com Menção Honrosa (top 50) de todas as categorias dos Sony World Photography Awards de 2017, o maior concurso de fotografia do mundo, são anunciados hoje. Os fotógrafos apresentaram 227 596 imagens nas candidaturas aos prémios dos Concursos Profissional, Aberto e Juventude – colocando sob os holofotes o meio fotográfico e a beleza da sua arte.

Com produção da World Photography Organisation, 2017 marca o 10.º aniversário dos prémios e uma década de parceria com o seu principal patrocinador, a Sony.

A lista de finalistas dos Sony World Photography Awards representa as melhores fotografias contemporâneas do mundo captadas ao longo do último ano e apresenta uma enorme diversidade de imagens extraordinárias em termos de género, estilo e tema. Na lista de finalistas, estão representados quarenta e nove países, o que reforça o fascínio internacional dos prémios e a capacidade ímpar de apresentar as melhores imagens captadas por fotógrafos de todos os cantos do mundo, numa escala verdadeiramente global. Na lista das Menções Honrosas, encontram-se fotógrafos de 11 outros países.

Os fotógrafos finalistas nos Concursos Profissional, Aberto, Juventude e Estudante impressionaram os júris com narrativas sólidas e uma linguagem visual forte a complementar os temas. A lista de finalistas inclui imagens arquitetónicas fascinantes e paisagens subtis, lado a lado com séries extraordinárias, representantes dos acontecimentos mundiais dominantes do último ano. Os temas de destaque incluem uma perspetiva tocante sobre a vida doméstica das mulheres na Arábia Saudita, sentidas confissões de crianças das escolas da China, culturistas russos preparados para mostrar os músculos em palco e uma íntima série da batalha pessoal contra uma condição médica rara.

Ao comentar a lista de finalistas deste ano, Scott Gray, CEO da World Photography Organisation, sublinha: "Este ano, mais do que em qualquer outro, as candidaturas aos Sony World Photography Awards mostraram uma grande integridade e caraterizam-se pela sua abordagem ponderada. Foram apresentadas aos júris belas obras de arte fotográfica, não imagens instantâneas, e fico muito feliz por ver que os nossos estimados júris escolheram premiar a aptidão pura, a interpretação artística e a ponderação do fotógrafo e não, simplesmente, o tema captado.

E continua: "Ao longo dos seus dez anos de história, os Sony World Photography Awards celebraram os fotógrafos e a fotografia; agora, olhamos para o futuro, para garantir que a fotografia tem uma plataforma global e é reconhecida como o meio dinâmico, excitante e acessível que é."

Os Sony World Photography Awards são avaliados anonimamente por profissionais do setor reconhecidos internacionalmente, cuidadosamente selecionados pela World Photography Organisation.

O Concurso Profissional de 2017 foi avaliado por Zelda Cheatle (presidente do júri), curadora (Reino Unido); Aida Muluneh, fundadora/diretora, Addis Foto Fest (Etiópia); Allegra Cordero di Montezemolo, curadora e coordenadora de exposições, Centro de la Imagen (México); Denis Curti, curador e jornalista (Itália); Russ O'Connell, editor de imagem The Sunday Times Magazine (Reino Unido) e Françoise Callier, diretora de programas no Angkor Photo Festival & Workshops (França). Os Concursos Aberto e Juventude foram presididos por Damien Demolder, fotógrafo e jornalista (Reino Unido) e o Concurso Estudante teve como júri Andrea Kurland, chefe de redação da revista Huck (Reino Unido), Dan Rubin, fotógrafo e diretor artístico (Reino Unido) e Jennifer Shaw, fundadora e diretora criativa, PhotoNOLA (EUA).

Ao comentar os finalistas dos Concursos Aberto e Juventude, Damien Demolder afirmou: "Foi um prazer e uma inspiração estar exposto a este volume de grandes trabalhos e, também, um privilégio poder partilhar os momentos pessoais, as alegrias, as lágrimas, a vida e as perdas de fotógrafos de todo o mundo, que registaram as suas experiências através da imagem. Foi um prazer especial ser júri do Concurso Juventude e, em muitas ocasiões, fiquei sensibilizado com a franqueza e a corajosa expressão das imagens apresentadas."

A júri do Concurso Estudante Andrea Kurland acrescenta: "Os finalistas deste ano ajudam a cimentar o motivo pelo qual prémios como estes são mais importantes do que nunca. O trabalho submetido era original, ponderado e audaz - uma lembrança saudável de que o talento será sempre vencedor e assertivo."

Os fotógrafos finalistas competem, agora, pelo mais moderno equipamento de imagem digital da Sony e pela inclusão no livro dos prémios de 2017 e por prémios monetários no valor de 25 000 dólares para o Fotógrafo do Ano, 5000 dólares para o vencedor geral do Concurso Aberto e 30 000 euros em equipamento para a universidade do vencedor do Concurso Estudante. Todos os vencedores serão anunciados numa cerimónia de entrega dos prémios, a realizar em Londres no dia 20 de Abril de 2017.

Todas as imagens vencedoras, finalistas e com Menção Honrosa serão expostas como parte da Exposição Sony World Photography Awards & Martin Parr - 2017, na Somerset House, em Londres. Esta exposição de grande escala abrirá portas a 21 de Abril e apresentará trabalhos raramente vistos de Martin Parr, que recebeu o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia. A exposição estará patente em Londres até ao dia 7 de Maio e, depois, partirá para uma digressão mundial. Os bilhetes para a exposição já se encontram disponíveis através de www.worldphoto.org/2017exhibition