sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Ricardo Dias Gomes lança vídeo "Fogo Chama"


O cantor e compositor Ricardo Dias Gomes lança o clipe de “Fogo Chama”, canção que faz parte de seu mais recente trabalho, intitulado Aa.

Com Fotografia assinada por Caroline Bittencourt e direcção de Alê Dorgan, “Fogo Chama” foi filmado na Islândia, durante uma viagem da fotógrafa. Ela, adepta da imagem analógica, uma de suas marcas, mistura as filmagens feitas com o telemóvel, com fotos 35mm. ‘Numa visita ao Ricardo em Lisboa, ele me mostrou o disco novo e pediu para eu escolher uma música para fazer um clipe. Quando ouvi a faixa ‘Fogo Chama’ me veio uma imagem fotográfica. A Islândia como cenário seria perfeito. A terra do gelo, sempre em ebulição, pronta a explodir´.

A música foi composta enquanto o artista ainda vivia no Rio de Janeiro e surgiu a partir das suas experiencias musicais, enquanto tocava piano elétrico, algo muito presente em seu processo criativo. ‘Fiquei emocionado quando cheguei a ela: minimalista, quase meditativa. E fui brincando com a repetição, o fogo entrando na música, representando a paixão, o fascínio e o divisor de águas na história da humanidade. A guitarra do Arto Lindsay se encaixava perfeitamente na simplicidade daquela musica crua, como se fosse uma fagulha, uma faísca do fogo’, diz Ricardo.

‘Queríamos falar da chama através dos sentimentos, da paixão e da infância, a Islândia parecia o cenário surreal e visceral perfeito para isso. A partir daí a ideia era criar um looping de sensações e memórias dessa paixão com as imagens, que se repetisse, mas também que se reinventasse toda vez, como uma partida de genius’, diz Alê Dorgan. 

Sobre Aa

Membro da banda de Caetano Veloso colabora com Arto Lindsay no novo álbum Aa – de som arrojado e experimental anuncia um artista a seguir nos seus caminhos consagrados.

Após o escuro vertiginoso do primeiro videoclipe, “Precipício”, Ricardo Dias Gomes quis sentir contraste estético num segundo material audiovisual. Perante a toda onda de baixo astral no seu Brasil apresenta “1 2 3 Nenéns”, música do seu novo disco Aa.

Essa música nasce da sua experiência com três filhos, o último ainda bébé e o preenchimento existencial que sentiu ao refletir-se no desenvolvimento das suas lúdicas memórias. O amor salva, educa e enche de vida. Tinha visto estas imagens quando fez um improviso no festival Play-doc na Galícia. Um filme montado de rolos de super-8 antigas da vida na região foram projetadas na tela e Ricardo juntamente com mais dois músicos fizeram o acompanhamento musical ao vivo. Foi então que teve a ideia de desafiar os organizadores do festival para montar um clipe para “1 2 3 Nenéns” selecionando imagens desse documento tão íntimo daquelas famílias.