quarta-feira, 16 de outubro de 2019

A Carga Mental e Outras Desigualdades Invisíveis


No livro A Carga Mental e Outras Desigualdades Invisíveis, que a Bertrand Editora faz chegar a Portugal a 18 de outubro, a cartoonista Emma Clit explica, com desenhos, algumas das questões mais prementes da igualdade de género: o porquê de as mulheres continuarem a fazer a maior parte das tarefas domésticas, mesmo quando os parceiros «ajudam em casa», se a maternidade continua a ser um impedimento à progressão de carreira e como se pode educar as crianças para a igualdade, entre muitas outras. 
De forma acessível e descontraída, a autora explora, através das situações mais comuns, os mais variados momentos da vida em casal que devem deixar de ser lugares-comuns. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, Emma ilustra esses momentos que exigem reflexão e que devem fazer parte do debate de hoje sobre a igualdade de género.

Sinopse
Porque é que as mulheres continuam a fazer a maior parte das tarefas domésticas, mesmo quando os parceiros «ajudam em casa»? A igualdade salarial foi realmente atingida? A maternidade continua a ser um impedimento à progressão de carreira? O que é o assédio moral no trabalho? O que significa «trabalho emocional»? Em que consiste a violência sexual? E a violência obstétrica? Poderá um piropo ser realmente inofensivo? Que prejuízos causam os estereótipos de género? Como se pode educar as crianças para a igualdade? No fundo: o que querem as feinistas (e os feministas) alcançar? Muito simplesmente uma sociedade mais justa e igualitária. O caminho é difícil – mas não é impossível. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, a cartoonista e ativista Emma ilustra (literalmente!) algumas das questões da igualdade de género mais prementes dos nossos dias.

Sobre a Autora
Emma é uma blogger e ilustradora, feminista, ativista e revolucionária – e também engenheira informática, parceira e mãe. Os seus cartoons sobre diversos temas políticos e sociais são partilhados e lidos em todo o mundo.