terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

National Geographic apresenta Na Rota do Tráfico com Mariana Van Zeller


No dia 13 de fevereiro, chega ao National Geographic a nova série “Na Rota do Tráfico com Mariana Van Zeller”, apresentada pela jornalista portuguesa, Mariana Van Zeller, vencedora de um Peabody Award em 2010, pelo documentário "The OxyContin Express".

Nesta série, a jornalista premiada explora o funcionamento interno dos mercados negros mais perigosos do mundo, ganhando a confiança e entrando nas redes de quem compra e venda bens, serviços e ideais. Em cada episódio, Mariana Van Zeller explora diferentes comércios clandestino e ilegais , nos quais se vende drogas, armas ou até pedaços de tigre. O objetivo é conhecer aqueles que se movem neste ambiente, aprender como funciona o negócio e pôr a descoberto as circunstâncias geopolíticas e o contexto que criaram esta economia clandestina que gera triliões de dólares pelo mundo.

Esta série documental leva os espectadores numa viagem a lugares nunca antes vistos, sob um olhar íntimo das redes de criminosos mais perigosas do mundo. A jornalista portuguesa passa o seu dia a dia com os protagonistas destas economias subterrâneas – traficantes e falsificadores internacionais de todo o tipo de mercadorias. Pelo caminho, Mariana Van Zellas cruza-se com polícias e outros colegas jornalistas, numa tentativa de fornecer uma visão completa destas rotas de tráfico que têm um peso muito substancial na economia mundial.

Ao longo dos oito episódios, Mariana Van Zeller viaja pelo México, Jamaica, Tel Aviv, entre muitos outro locais perigosos, onde confronta os criminosos e tenta entender, não só as razões pelas quais estão dentro destas redes criminosas de tráfico de bens e humano, mas também quais foram os motivos que os levaram a entrar neste sub-mundo.

Esta série é composta por um total de oito episódios que abordam temas como a contrafação, armas, burlas, o mundo das drogas e medicamentos como a cocaína, os esteroides e os opioides, o tráfico sexual e de animais selvagens.