quarta-feira, 7 de abril de 2021

Alves & C.ª e Outras, de Eça de Queiróz

A  Livros do Brasil publica Alves & C.ª e Outras Ficções, um dos mais perfeitos exemplos da capacidade de Eça de Queiroz de captar os comportamentos mais caricatos da sociedade portuguesa. 

 Depositadas durante mais de 25 anos na célebre mala de ferro onde Eça de Queiroz conservava os seus papéis, as páginas rápidas de Alves & C.ª foram publicadas apenas postumamente, em 1925. No presente volume, a este retrato acutilante da pequena-burguesia de Lisboa juntam-se as histórias O réu Tadeu, Um dia de chuva e Enghelberto. Alves & C.ª e Outras Ficções, como explica a nota prévia de João Palma-Ferreira, é um «retrato que complementa, em muitos aspectos, o que nos deu em O Primo Bazílio e que é como que um elo de união, ou de comunicação, entre esse romance e os frescos memoráveis de Os Maias e de A Capital».


Sinopse:

Alves & C.ª e Outras Ficções

Godofredo Alves, um negociante de comissões para o Ultramar, vive uma existência plácida entre os privilégios burgueses e a paixão incondicional pela bela Lulu, sua mulher. Ao surpreendê-la no dia do aniversário do seu casamento, Godofredo encontra-a nos braços de Machado, melhor amigo e parceiro de negócios. De honra ferida, planeia uma maneira de reparar os danos causados pela ofensa cometida: um duelo até à morte, um suicídio tirado à sorte, o que quer que fosse para sanar a ferida. Mas, como português de «brandos costumes», não haverá uma maneira de fechar os olhos à traição? Este é o retrato acutilante da pequena-burguesia de Lisboa que Eça projetou nestas páginas rápidas, publicadas apenas postumamente, em 1925.