quinta-feira, 1 de abril de 2021

LEGO Foundation desenvolve programa de aprendizagem para crianças Neuro-Divergentes


Inspirados por várias histórias de crianças autistas e seus pais, a LEGO Foundation juntou-se à Play Included™ para renovar o programa “Brick-by-brick” e ajudar as crianças e jovens que podem beneficiar de apoio de comunicação social para melhorar o seu bem-estar.

Antes do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 de Fevereiro), a LEGO Foundation anunciou o seu apoio ao Play Included™, uma empresa social baseada no Reino Unido, dedicada a formar professores, psicólogos, terapeutas da fala e da linguagem e outros profissionais para usar a brincadeira com LEGO para fins terapêuticos, como parte do programa Brick-by-brick™. A parceria é baseada na crença partilhada de que todas as crianças devem ter iguais oportunidades na vida para desenvolver as capacidades necessárias para o sucesso no século XXI, como a capacidade de comunicação. A LEGO Foundation e a Play Included reconhecem o valor e os talentos únicos das crianças autistas e querem apoiá-las através desta parceria. Juntas, vão melhorar e expandir o programa Brick-by-Brick, um conceito de aprendizagem através da brincadeira, chegando a mais crianças entre os 5-18 anos que possam dele beneficiar.

O programa Brick-by-Brick junta as crianças através de um interesse partilhado em LEGO, em grupos que as crianças chamam “Brick Club”. No Brick Club trabalham em conjunto para construir modelos LEGO específicos ou criar as suas próprias construções livres em pequenas equipas. À vez, as crianças vão desempenhando diferentes papéis no processo de construção até o modelo estar completo (por exemplo, os grupos de três são divididos em funções. Um Engenheiro que dá as instruções, um Fornecedor, que encontra as peças necessárias e um Construtor que encaixa as peças). Uma vez que as crianças autistas necessitam de apoio adicional na comunicação, o programa Brick-by-Brick ajuda-as na interação, através de um objetivo significativo e envolvente, com regras, tarefas e atividades específicas. Ao construir e brincar em conjunto as crianças colaboram, comunicam, negoceiam e resolvem problemas, desenvolvendo amizades e criando oportunidades sociais durante o processo, num ambiente seguro e divertido, guiado por adultos treinados para o efeito.

“Na Play Included, estamos a trabalhar a metodologia por detrás do programa Brick-by-Brick desde 2004” diz a Dra. Gina Gomez de la Cuesta, Fundadora e Directora da Play Included. “Há muitas razões pelas quais as crianças podem sentir dificuldades no relacionamento social. Queremos ajudar mais crianças neuro-divergentes em todo o Mundo a fazer amigos e a conhecer sentimentos como o de pertença e o de conexão. Estamos muito felizes por nos juntarmos à LEGO Foundation e temos muitos planos para os próximos anos – um programa Brick-by-Brick renovado, criar uma comunidade e novas ferramentas para analisar o seu progresso, para mencionar apenas algumas. Ao partilhar as boas práticas, estimular a pesquisa e oferecendo recursos e formação de alta qualidade, esperamos ajudar tantas crianças e jovens quantos nos for possível, de uma forma divertida, envolvente e eficiente.”

Ao alavancar as ferramentas e modelos da LEGO Foundation e ao criar atividades com base em estudos e evidências, a parceria visa desenvolver o programa Brick-by-Brick, dando mais ênfase ao conteúdo de aprendizagem baseado na brincadeira. Também serão levados a cabo estudos para perceber como este conceito pode impactar de forma positiva a vida de crianças com outras condições, como transtorno de défice de atenção e hiperatividade, ansiedade e outros que lidam com situações adversas no seu dia-a-dia. Serão também feitos estudos sobre o impacto que este novo conceito terá nas crianças que fazem parte do programa. Por último, outro dos objetivos da parceria é estender o programa a mais países, enquanto se aumenta o alcance nos países onde já está presente. 

Benefícios do Programa Brick-by-Brick
Apesar de serem frequentemente mal-entendidas, por terem formas diferentes de comunicar, as crianças neuro-divergentes têm o mesmo desejo de comunicar que as outras crianças, de se sentirem compreendidas, aceites, de construir amizades com significado e de alcançar o seu potencial e aspirações na vida. Os Brick Clubs dão-lhes uma oportunidade única e divertida de aprendizagem e de ter uma experiência social positiva e divertida, ajudando a prevenir o isolamento social e problemas de saúde mental, além de aumentar a consciencialização social e aceitação do autismo.

“Não é só para ajudar as crianças de hoje, mas também os adultos que vão ser amanhã”, diz LC Groux-Moreau, um adulto autista, Consultor da Sociedade Nacional de Autistas do Reino Unido. “O desenvolvimento na infância é crítico para o bem-estar social e emocional. Isto pode ter um impacto na saúde física e mental, no sucesso académico e nas oportunidades de emprego na vida adulta.”

Com estudos a mostrar que entre 50 a 90% dos jovens adultos autistas estão desempregados ou num posto de trabalho abaixo das suas qualificações, com muitos a revelarem problemas de saúde mental (estudos apontam que no Reino Unido, 80% dos adultos autistas têm problemas de saúde mental em algum momento da sua vida, enquanto apenas 25% da população geral passa por isso). Nunca foi tão crítico como agora apoiar o desenvolvimento emocional e social das crianças autistas.

O programa Brick-by-Brick é baseado na ideia de usar LEGO para ajudar as crianças autistas a desenvolverem-se social e emocionalmente e muitas vezes a brilhar, através do seu olho para o detalhe e capacidade para construir com LEGO. Esta metodologia é conhecida como “LEGO Based Therapy” e foi desenvolvida em 2004 pelo Dr. Dan LeGoff, um neuropsicólogo norte-americano e agora embaixador da Play Included. Estudos indicam que a LEGO Based Therapy tem resultados positivos na interação social, comunicação, comportamento e bem-estar emocional nas crianças e jovens no espetro autista.

“O Brick Club ajudou-me a aprender como falar com as pessoas e a não ter medo de falar alto num grupo. Fiz novos amigos no Brick Club e ao aprender a juntar-me a conversas, tornou-se mais fácil falar com outras crianças na escola, fazer perguntas sozinho nas lojas e andar de autocarro com um amigo sem ficar ansioso. O Brick Club é incrível, porque me faz sentir confiante”, diz Ben, uma criança autista de 11 anos.

Enquanto cada pessoa diagnosticada como estando no espetro autista tem um perfil único de interesses, forças e necessidades, muitas crianças autistas gostam de LEGO, talvez por ser sistemático e apelar às suas valências na atenção ao detalhe e aos padrões. Um dos benefícios conhecidos de brincar com LEGO para as crianças autistas é a consistência de todas as peças encaixarem entre si, o que ajuda a contornar a ansiedade que sentem ao brincar com algo novo. Os vários temas LEGO ajudam as crianças a praticar as suas capacidades de imaginação individuais ou em grupo e as instruções de construção são metódicas, encaixando na forma de pensar de uma criança autista, permitindo que a brincadeira seja estruturada e previsível, mesmo num ambiente social. Há uma série de criações que podem ser feitas, as possibilidades são infindáveis e por isso, cada vez que se começa uma construção, há o desejo de a tornar maior e melhor.

“O trabalho desenvolvido pela Play Included com o programa Brick-by-Brick é uma inspiração e um verdadeiro testemunho da filosofia da LEGO Foundation de “aprender a brincar”. Usar a ferramenta mais poderosa e intuitiva que as crianças têm, a brincadeira, para desenvolver métodos divertidos, interativos e significativos para desenvolver capacidades essenciais como a resolução de problemas, a criatividade, comunicação e confiança.” Diz Michelle Ndebele, especialista da LEGO Foundation. “O programa Brick-by-Brick é um conceito inclusivo que permite que as crianças neuro-divergentes interajam e aprendam junto dos seus pares. A aprendizagem é um caminho de dois sentidos e temos grandes ambições para este conceito e mal podemos esperar para perceber o impacto que terá em crianças de todo o Mundo.”

Ambas as organizações reconhecem que a sociedade ainda tem um longo caminho a percorrer para compreender completamente o autismo e ver o seu diagnóstico numa luz mais positiva, percebendo que estas crianças têm uma forma de socializar e de comunicar verbal e não-verbalmente diferentes. Este é o primeiro projeto relacionado com autismo que a LEGO Foundation apoia, mas mais virão, através de parcerias e interações com organizações chave para a comunidade autista, com o objetivo não só de apoiar a população neuro-divergente como consciencializar e sensibilizar a população geral.

A formação repensada, manuais, novos recursos do Brick Club e materiais para profissionais estarão disponíveis no final de 2021. Adicionalmente, existirá uma renovada e totalmente formalizada comunidade internacional Brick-by-Brick, que vai permitir aos profissionais comunicarem e partilharem as suas ideias. Foi também desenvolvida uma série de atividades para fazer em casa pelas famílias, para ajudar na comunicação, conexão e construir o relacionamento, por especialistas na área do autismo, parceiros da Play Included e colaboradores LEGO. Para fazer o download destas atividades, saber como uma criança pode fazer parte do Brick Club ou saber mais sobre a Play Included e o seu trabalho com a LEGO Foundation pode visitar o site https://playincluded.com.

Os profissionais interessados no programa Brick-by-Brick podem inscrever-se aqui para os cursos a ser lançados em 2021.

Sobre a LEGO Foundation

A LEGO Foundation pretende inspirar e desenvolver os construtores de amanhã, missão que partilha com o Grupo LEGO. A LEGO Foundation dedica-se a construir um futuro onde aprender através da brincadeira habilita as crianças a crescerem mais criativas, interessadas e capacitadas para a aprendizagem. Trabalha para redefinir a brincadeira e reimaginar a aprendizagem. Em colaboração com líderes de opinião, influenciadores, educadores e pais, a LEGO Foundation pretende equipar, inspirar e ativar os paladinos da brincadeira. www.LEGOFoundation.com

Sobre o Grupo LEGO

A missão do Grupo LEGO é inspirar e desenvolver os construtores de amanhã através do poder da brincadeira. O LEGO System in Play, assente nos tijolos LEGO, permite às crianças e fãs construir e reconstruir tudo o que possam imaginar. O Grupo LEGO foi fundado em Billund, Dinamarca, em 1932 por Ole Kirk Kristiansen, e o seu nome deriva da junção das palavras dinamarquesas LEg GOdt, que significa “Brincar Bem”. Hoje em dia, o Grupo LEGO continua a pertencer à família Kristiansen e sediado em Billund. No entanto, os seus produtos são vendidos em mais de 140 países em todo o Mundo.