terça-feira, 4 de maio de 2021

Crónicas (históricas e fidedignas) do tempo que foge


Conhece a origem das expressões «beber um fino» ou «azar dos Távoras»? Sabe que «vacina» deriva da palavra «vaca» em latim? Todas as estórias que se escondem por trás destas perguntas fazem parte de um todo a que se chama História, e quem melhor que um professor para a contar? É a isso que se propõe o professor Adérito Tavares, que lecionou durante mais de quarenta anos, no livro Outra História, Outras Estórias, disponível nas livrarias a partir de 6 de maio.

Este é um livro que fará o leitor apaixonar-se outra vez pela História – de Portugal e do mundo – e que vai buscar ao passado episódios, lições e exemplos para iluminar o presente e pôr em perspetiva debates que parecem uma criação dos nossos tempos, mas são afinal tão antigos quanto a natureza humana, quer se trate de determinar quem descobriu quem ou de recordar por que caminho se chega ao iliberalismo e ao fascismo.

Numa escrita ágil, inteligente e muito leve, que denuncia o cativante dom da palavra do professor Adérito Tavares, a História ganha vida nos inúmeros pormenores que a trazem para o nosso dia a dia, de forma maravilhosa e surpreendente. Um livro de descobertas – que são um prazer ler e partilhar.

Sobre o Autor

Adérito Tavares foi professor do ensino básico e secundário, onde lecionou todos os níveis, e professor universitário e investigador na Universidade Católica Portuguesa. É coautor de manuais escolares.