Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
O Pai
Sozinho no seu apartamento em Londres, Anthony foi sempre um homem independente. Agora, com 81 anos, mostra uma grande resistência em aceitar a proposta de Anne, a filha, para que tenha alguém em casa para cuidar de si. Para o velho senhor, consentir uma coisa dessas é assumir uma incapacidade que considera não ter. Mas Anne, que em breve se mudará para Paris, precisa de saber que o pai não ficará entregue a si mesmo. Nesse processo, Anthony sente-se de tal modo pressionado que começa a duvidar de si, de Anne e da própria percepção da realidade. Com assinatura do realizador e dramaturgo Florian Zeller, um filme sobre envelhecimento, sanidade e perda de autonomia, que adapta a peça homónima da sua autoria.
Na 78.ª edição dos Globos de Ouro, foi nomeado nas categorias melhor actor (Anthony Hopkins), actriz secundária (Olivia Colman), filme dramático e argumento (Florian Zeller e Christopher Hampton); nos BAFTA, teve seis nomeações, acabando por ganhar prémios de melhor actor (Hopkins) e argumento adaptado. Com seis nomeações para Óscares, recebeu o de melhor actor (novamente Hopkins) e argumento adaptado.
Godzilla vs. Kong
O planeta vê-se ameaçado por Godzilla, um réptil mutante de 50 metros de altura, que deixa o caos e a destruição por onde passa. Numa tentativa de sobrevivência, os responsáveis máximos pela Monarch, uma agência criptozoológica, percebem que existe apenas uma forma de o conter: recorrer à força de King Kong, o gorila gigante de força incomparável que se encontra na distante Ilha Skull. Mas os poderes deste supergorila, que serão usados contra Godzilla, só podem ser refreados por Jia, uma menina órfã com quem ele formou uma forte ligação afectiva. Essa batalha entre os dois titãs terá contornos épicos e será a única esperança do que resta da Humanidade.
Realizado por Adam Wingard ("Autoerotic", "Tu És o Próximo", "O Bosque de Blair Witch"), um "thriller" de acção que mistura elementos dos filmes "Kong: A Ilha da Caveira" (2017) e "Godzilla II: Rei dos Monstros" (2019). As personagens estão entregues a Alexander Skarsgård, Millie Bobby Brown, Rebecca Hall, Brian Tyree Henry, Shun Oguri, Eiza González, Julian Dennison, Kyle Chandler e Demián Bichir, entre outros.
Santuário das Sombras
Após uma aparição da Virgem Maria, a jovem Alice fica completamente curada da deficiência auditiva com que nasceu. A partir daquele momento, converte-se na ponte entre a santa e os seus crentes, sendo capaz de curar doentes e praticar milagres. A notícia espalha-se pelos quatro cantos do mundo, juntando fiéis que anseiam pelo seu auxílio. O jornalista Gerry Fenn chega à pequena cidade de Alice, em Nova Inglaterra, para fazer um grande artigo sobre a histeria à volta da suposta aparição. Mas quando todos pareciam ter-se rendido a uma fé cega na Virgem, eventos estranhos começam a acontecer. E surge a dúvida sobre se aquele fenómeno sobrenatural terá origem na Virgem ou se se deverá a algum espírito diabólico.
Escrito, realizado e produzido (em parceria com Sam Raimi) pelo estreante Evan Spiliotopoulos, um “thriller” sobrenatural que se inspira na obra “Shrine”, de James Herbert. A assumir as personagens principais estão Jeffrey Dean Morgan, Cricket Brown, William Sadler, Cary Elwes e o português Diogo Morgado.