sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Festival Internacional dos Açores em Setembro

Já se encontram à venda os bilhetes para o Festival Internacional dos Açores. O Brasil e a sua música terão lugar de destaque nesta 16ª edição que terá como pano de fundo a obra de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros do século XX, descendente de açorianos. 

A música acontece todos os fins de tarde entre o Teatro Faialense e a Casa Memória Manuel de Arriaga, pelas 19:00, com recitais de renomados músicos: no piano Adriano Jordão, Constantin Sandu, H4nds Duo e Luísa Tender, acompanhada pela soprano Regina Freire, a par de nova geração de pianistas brasileiros representada por Leonardo Hilsdorf e João Elias Soares. Nas cordas, Titus Isfan com a guitarra clássica e, no violoncelo, o russo Pavel Gomziakov cujo concerto, no Museu do Vinho, na ilha do Pico, dia 12 de setembro, honrará as ligações históricas deste produto com a corte dos Czares, seguido de uma degustação vínica.

O festival encerra com dois momentos únicos: o concerto de homenagem a à primeira diretora do Conservatório Regional do Faial, onde participam alunos, professores da instituição e o pianista Leonardo Hilsdorf. E para o grande final, está reservado um recital de piano com uma das maiores virtuosas russas da actualidade, Kristina Miller. 

Os bilhetes para o programa de música podem ser comprados na bilheteira do Teatro Faialense e é necessária reserva para os concertos gratuitos realizados na Casa Memória Manuel Arriaga.

Mas nem só de Música se faz o 16º Festival Internacional dos Açores. Em parceria com organizações locais, promovem-se várias ações de descoberta e valorização do património natural e edificado da ilha. Com a startup Naturalist será promovido no dia 8 de setembro um percurso guiado pelo porto da Horta que culmina com a criação de um desenho da Boa Viagem, elaborado por um artista local, convidando todos os presentes a assinarem este marco e a repetirem uma tradição secular dos marinheiros que por aqui passam.

No dia 9, juntamo-nos aos naturalistas numa ação de limpeza de um parque urbano e reflorestação com espécies endémicas e no dia 10, a aventura continua com o estudo dos oceanos numa manhã dedicada à observação de baleias e golfinhos, atividades que contam com a dinamização da Naturalist que destina 10% de cada bilhete vendido para a Associação dos Naturalistas do Atlântico.

A tarde de dia 11 é dedicada à Gastronomia e aos produtos locais, com uma visita guiada à queijaria “O Morro” seguida da visita à Melaria do Faial, onde os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o processo de produção e saborear os afamados queijos de leite de vaca e o mel de incenso. 

Sete dias para se estreitarem relações atlânticas entre países irmãos, Portugal e Brasil, tendo como palco principal duas ilhas do grupo central açoriano, ponte privilegiada de encontro entre pessoas, vontades e culturas.

O Festival Internacional dos Açores é organizado pela associação cultural CULTURXIS com Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”.