Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Nova edição de «A História de Lisey» de Stephen King já nas livrarias


Já chegou às livrarias nacionais uma nova edição do livro A História de Lisey, de Stephen King. Este é, talvez, o mais pessoal e poderoso romance do mestre da narrativa americana contemporânea e também o seu favorito: «agarro-me a este livro da mesma forma que todos nos agarramos a algo que amamos». A nova edição tem uma sobrecapa adaptada à imagem da minissérie homónima em exibição na Apple TV+, baseada no livro e que conta com a participação de Julianne Moore (como Lisey Lanson) e Clive Owen (no papel de Scott Landon). Com realização de Pablo Larraín e produção de J.J. Abrams, a adaptação do livro ao pequeno ecrã foi feita pelo próprio Stephen King. 
Sinopse 

Dois anos após a morte do marido, Lisey Landon decide, por fim, que é chegado o momento de entrar no escritório dele e organizar os seus manuscritos inéditos. Scott Landon foi um escritor célebre, multipremiado e de grande sucesso, e Lisey dá por si encurralada por pessoas que desejam a todo o custo comprar os direitos de publicação das obras de Scott. Mas está determinada a não ceder – aqueles textos falam-lhe, e a nós, de um mundo perverso e tenebroso. Quando inicia este processo, também o encerrar de um luto, é contactada inesperadamente por um indivíduo sinistro, que lhe lança uma ameaça: se ela se recusar a entregar-lhe os escritos do marido, sofrerá consequências terríveis. Encontrando forças dentro de si que desconhecia até então, e que nunca haviam despertado durante o seu casamento, Lisey nega-se a fazê-lo. Fiel à sua palavra, este psicopata dá início a uma perseguição obsessiva. É neste momento que Lisey recorda acontecimentos estranhos do seu passado, que tinha reprimido na sua memória… As únicas pistas que a poderão ajudar a sobreviver. 

Sobre o Autor

Stephen King nasceu em Portland, no Maine, em 1947. Após o divórcio dos pais, ainda criança, foi criado pela mãe, Nelly Ruth Pillsbury King. Licenciou-se em Inglês na Universidade do Maine, em 1970, com uma especialização em Ensino. Conheceu a mulher, Tabitha Spruce, nos corredores da biblioteca da universidade, onde ambos trabalhavam enquanto estudantes. Casariam em 1971. Publica o seu primeiro romance, Carrie, em 1974, cujo contrato de edição lhe permitiu abandonar o ensino e dedicar-se em exclusivo à escrita. Depois? Depois é história. As Bruxas de Salem, que a Bertrand trará às livrarias numa nova edição em breve, The Shining, The Stand – A Dança da Morte, Samitério de Animais, It – A Coisa, Misery ou A História de Lisey, entre outros, e todos publicados pela Bertrand Editora, fazem de King um dos grandes mestres da moderna narrativa americana, um autor que concilia inquietação, entretenimento e qualidade literária como nenhum outro. Recebeu a National Book Foundation Medal for Distinguished Contribution to American Letters em 2003 e a National Medal of Arts em 2014.