quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Manuel Linhares apresenta Suspenso ao vivo com a participação especial de David Binney



Manuel Linhares apresenta o disco Suspenso ao vivo com a participação muito especial do saxofonista, compositor e produtor americano David Binney.

David Binney possui uma das mentes mais originais da música contemporânea, segundo a Stereophile Magazine. Aclamado como um talento da composição e da performance, o saxofonista David Binney é um dos músicos de jazz mais relevantes da atualidade. Recebendo elogios de críticos e colegas, David foi recentemente apontado pelo Jazz Times como um dos poucos músicos que criaram uma estética de jazz alternativa ... todos tocando música original e aventureira. Binney venceu por três vezes o prémio dos críticos da revista Downbeat na categoria de Saxofone Alto, foi capa das revistas Jazz Times, Downbeat e do editorial de arte do NY Times Magazine. David Binney irá dar uma Masterclass no dia 27 de Outubro, pelas 14h00m, no Auditório 4 da Universidade Lusíada de Lisboa (entrada livre) onde irá partilhar a sua experiência artística, dar a conhecer a sua carreira, a forma como compõe e toca.

David Binney é o músico convidado de Manuel Linhares que diferencia e eleva esta tour de Suspenso das apresentações anteriores. Manuel Linhares traz ainda para esta tour a sua banda de sempre – Paulo Barros no piano, José Carlos Barbosa no contrabaixo e João Cunha na bateria. A este elenco de luxo, juntam-se ainda os portugueses Paulo Perfeito no trombone e Gonçalo Marques no trompete.

“Dança Macabra” é o segundo single de Manuel Linhares que antecede a tour de Suspenso. Este tema composto pelo cantor conta com a parceria da rapper e escritora Capicua, que o eleva com a sua extraordinária forma de escrever, através da letra que compôs para esta canção. A letra é inspirada nas origens Açorianas do cantor e numa viagem que Capicua fez aos Açores, onde Linhares lhe mostrou as paisagens da majestosa ilha do Pico. Capicua começa com um sublime: “O que acontece quando a lava encontra o mar”.

Na concepção do novo videoclipe para este “Dança Macabra”, Margarida Rêgo ficou a cargo da direcção artística tomando como ponto de partida o seu trabalho que se debruça sobre a destruição de película para criar novas imagens, que em tudo têm que ver com dança destrutiva, transformadora e criadora da lava. O vídeo, em colaboração com Miguel C. Tavares, desenvolve-se num crescendo onde imagens do intérprete se encontram e confundem com paisagens em constante transformação. À voz de Manuel Linhares junta-se o piano de Paulo Barros, o contrabaixo de José Carlos Barbosa e a bateria e sintetizadores do multi-instrumentista brasileiro António Loureiro, que esteve a cargo do arranjo e produção deste tema.

  • 26 de Outubro/ 22h30m e 00h00m/ Hot Clube, Lisboa
  • 28 de Outubro/ 22h30m/ Casa da Música, Porto
  • 29 de Outubro/ 21h30m/ Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima
  • 6 de Novembro/ 20h00m/ Sala Clamores, Madrid