quarta-feira, 3 de maio de 2023

Escrever não tem de ser difícil



Mensagens, emails, relatórios, publicações nas redes sociais, apresentações ou discursos. Estas são apenas algumas das infindáveis situações do quotidiano em que qualquer pessoa recorre à escrita. Mas será que o faz de forma eficaz, impactante e ajustada aos objetivos? Foi por fazer demasiadas vezes esta questão que Martim Mariano decidiu escrever Dar a volta ao texto, um guia prático de copywriting e criação de conteúdos, disponível a partir de amanhã, 4 de Maio, com chancela Ideias de Ler.

Num registo simples e prático, Dar a volta ao texto conduz os leitores entre conceitos e conhecimentos fundamentais para quem escreve, de forma amadora ou profissional, e, com dezenas de exemplos, regras, técnicas e exercícios, pretende provar a todos que escrever não tem de ser difícil.

Num período em que softwares como o ChatGPT ameaçam tornar obsoleto o trabalho de copywriter, Martim Mariano não se mostra assustado, mas sim entusiasmado, e dedica algumas páginas à relação entre a Inteligência Artificial e a escrita, acreditando que esta é uma ferramenta poderosíssima, que pode ser muito útil para os escritores, mas que não os substituirá por completo.

O livro é apresentado no dia 5 de maio (Dia Mundial da Língua Portuguesa), às 18:30, no El Corte Inglés de Lisboa. A conversa será conduzida pela radialista Carla Rocha. No dia 9, Martim Mariano vai estar à conversa sobre Dar a volta ao texto na FNAC do Norte Shopping, às 18:30, e no dia 10, à mesma hora, na FNAC do Fórum Coimbra.

Sobre o Autor

Martim Mariano venceu um prémio literário na escola secundária e mais tarde, sem saber bem porquê, licenciou-se em Educação de Infância. À procura do que realmente o inspirava, inscreveu-se numa pós-graduação em Jornalismo que lhe abriu as portas da SIC. Uns tempos depois, o estágio do mestrado transformou-se numa proposta de trabalho na estação televisiva – foi o início de uma relação de 8 anos.
Em 2018, saltou para uma nanoagência de marketing digital, da qual saiu um ano depois, para entrar na BBDO Portugal, onde esteve até a filha lhe dizer que tinha muitas saudades suas. Nesse dia, tomou a decisão que viria a mudar a sua vida para sempre: começar a trabalhar por conta própria.
Já deu palestras um pouco por todo o país (incluindo no recinto de uma feira agrícola, na Ilha Terceira). Desde 2016, dá formação a particulares e empresas nas áreas de Storytelling, Copywriting, Criatividade e Escrita Criativa.

É um apaixonado pelas palavras e pela escrita. E pela família ainda mais. Nos tempos livres, e menos livres, devora livros, com os quais gasta grande parte do dinheiro que vai ganhando a trabalhar.