quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Estreias de cinema de 5 de Outubro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


A Bela América

América é uma mulher notável. Bonita, inteligente e ambiciosa, é também candidata a Presidente. Certo dia, Lucas, um cozinheiro humilde, apaixona-se por ela. Empenhado em seduzi-la, resolve entrar todos os dias em casa dela e, sorrateiramente, preparar-lhe um jantar sumptuoso. Se, a princípio, isso a assusta um pouco, depressa ela se deixa levar pelo prazer daquelas refeições, que começa a antecipar cada vez mais. Até ao dia em que ela propõe que ele se revele. 

Com as actuações de Estevão Antunes, São José Correia, Custódia Gallego, Daniela Claro, João Castro Gomes, Carlos Areia, João Damasceno e Paula Santos, uma comédia realizada por António Ferreira ("Respirar (Debaixo d'Água)", "Esquece Tudo o Que Te Disse", "Embargo", "Posfácio nas Confecções Canhão" ou “Pedro e Inês”), que co-escreve o argumento com César Santos Silva. 



Os Aventureiros - A Origem

Durante uma visita de estudo ao Instituto de Pesquisa Científicas, Luccas, a sua irmã Gi e os amigos Jéssi, Vitória e Pedro entram no laboratório de Honório Flacksman, um cientista de renome que há um mês desapareceu sem deixar rasto.

Quando Luccas carrega acidentalmente num botão de uma engenhoca que lá se encontra, os cinco são teletransportados para uma nova dimensão da Cidade da Alegria. Lá chegados, eles vão encontrar o cientista desaparecido e conhecer Catarina, a chefe dos protectores da cidade.

Realizado por André Pellenz (“Detetives do Prédio Azul”), o filme é produzido pelos Luccas Toon Studios e Formata Produções, com o Telecine e a Warner Bros. Pictures como co-produtores. Com os actores João Gabriel Pessanha Coelho e Juliana Didone e com os youtubers Luccas Neto, Giovanna Alparone, Karol Alves e Juliana Didone a dar vida aos protagonistas, este filme tem realização de André Pellenz (“Fluxo”) e argumento de Carolina Minardi e Guilherme Ruiz. 



O Exorcista: Crente

Em 1973, William Friedkin realizou “O Exorcista”, uma adaptação cinematográfica do “best-seller” de William Peter Blatty que, por sua vez, foi baseado num relato verídico de um exorcismo.

O filme, que se tornou um clássico incontornável do género, contava a história de Chris Macneill e da sua filha Regan, vítima de possessão demoníaca.

Agora, a acção gira em volta de Angela e Katherine, duas adolescentes que, depois de terem estado desaparecidas durante três dias numa floresta, reaparecem amnésicas e com pequenos cortes por todo o corpo.

Victor Fielding, o pai de Angela, desespera com a mudança de comportamento da filha, que parece estar sob a influência de algo maligno. Quando nem os médicos parecem ter uma explicação para os terríveis ataques da rapariga, Victor decide procurar a única pessoa capaz de o compreender e guiar no processo de salvação da filha: Chris Macneill (Ellen Burstyn a retomar o mesmo papel, meio século depois), uma mãe que em tempos enfrentou o mesmo inimigo.
 
Fazendo uma ponte entre a actualidade e os eventos passados em 1973, esta história de terror sobrenatural tem realização de David Gordon Green, que também se responsabiliza pela escrita do argumento, em colaboração com Peter Sattler. A completar o elenco estão Leslie Odom Jr., Ann Dowd, Jennifer Nettles, Norbert Leo Butz, Lidya Jewett e Olivia Marcum.