quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Estreias de cinema de 4 de Janeiro de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Ferrari

Em 1957, Enzo Ferrari estava a ter um ano complicado. A Ferrari, o colosso da indústria automóvel por ele fundado em 1939, estava em maus lençóis, à beira da falência, e o seu filho, Dino, tinha morrido no ano anterior. O seu casamento também não estava bem, e não só pelo filho que tinha tido com uma amante. Foi nesse contexto que inscreveu a sua equipa de corrida, a Scuderia Ferrari, na Mille Miglia, com pilotos como Piero Taruffi, Wolfgang von Trips ou Olivier Gendebien. 

Este filme de Michael Mann (“O Ladrão Profissional”, “Heat - Cidade Sob Pressão”, “O Informador”) conta a história desse ano, tornando Ferrari, aqui interpretado por Adam Driver, em mais um dos seus protagonistas complexos, ambiciosos e ultracompetentes. O guião é assinado pelo escocês Troy Kennedy Martin, que morreu em 2009. No elenco, além de Driver, surgem nomes como Penélope Cruz, que faz de Laura Ferrari, sua esposa, Shailene Woodley, como Lina Lardi, a amante, Sarah Gadon ou Patrick Dempsey. A estreia ocorreu na 80.ª edição do Festival de Veneza. 



O Processo Goldman

No início dos anos 1970, Pierre Goldman, activista e intelectual de esquerda francês, foi condenado a prisão perpétua pelo homicídio, durante um assalto, de dois farmacêuticos. Em 1976, foi outra vez a julgamento, por causa de inconsistências na forma como foi avaliado pela justiça da vez anterior. Acabaria por ser assassinado em 1979, um caso que ainda está em aberto (apesar de a hipótese mais provável apontar para o esquadrão da morte espanhol GAL).

Cédric Kahn ("O Tédio", "Roberto Succo", "Sinais Vermelhos", "Uma Vida Melhor") adapta, como realizador e co-argumentista, agora a história desses mediáticos julgamentos. Com Arieh Worthalter como Pierre Goldman, conta ainda com nomes como Arthur Harari, Nicolas Briançoi e Jerzy Radziwilowicz no elenco. 



Águas Negras

Ray Waller (Wyatt Russell), um ex-jogador de basebol profissional retirado por causa de uma doença degenerativa, compra uma casa com a sua esposa Eve (Kerry Condon), para morarem lá com os dois filhos. Há uma piscina, que não era usada pelos anteriores residentes há 15 anos, que eles recuperam com o intuito de ajudar Ray a recuperar fisicamente e voltar ao activo. Só que há coisas muito estranhas a passarem-se por lá, e um mergulho nocturno da filha mudará tudo. 

Também com Amélie Hoeferle, Gavin Warren, Nancy Lenehan e Jodi Long, este filme de terror produzido por James Wan, o criador de “Saw”, e Jason Blum, o nome por detrás da chancela Blumhouse, marca a estreia na realização de longas de Bryan McGuire, que também assina o guião. É uma expansão da curta-metragem (e é mesmo curta: menos de quatro minutos) homónima de 2014, disponível no YouTube, co-realizada por McGuire e Rod Blackhurst.