quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Novo Mercedes-Benz Classe E apresentado em Detroit


A Mercedes-Benz dá um passo importante rumo ao futuro com o novo Classe E. A décima geração desta limousine executiva destaca-se por uma elegância extrema com o seu design emotivo e o seu interior de elevada qualidade. O novo Classe E também marca a estreia mundial de várias inovações tecnológicas. Estas permitem uma condução confortável e segura a um novo nível, com uma nova dimensão no que diz respeito aos sistemas de assistência à condução entre outras características. Os sistemas entretenimento e controlo oferecem uma experiência completamente nova. Um motor Diesel recentemente desenvolvido, juntamente com uma carroçaria de baixo peso e o mais baixo coeficiente aerodinâmico até hoje obtido estabelecem os padrões de eficiência neste segmento de veículos, enquanto a nova suspensão pneumática, disponível como opção, assegura um conforto e uma dinâmica de condução excepcionais. Com todas as suas inovações, incluindo o Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem, que permite ao condutor dirigir o veículo para a faixa de rodagem seleccionada de forma mágica, tornam o Classe E na limousine mais inteligente entre os veículos executivos. 

Estilo coupé e elevada qualidade
O novo Classe E é sofisticado, elegante e desportivo. Comparativamente com o seu antecessor, a distância entre eixos foi aumentada em 65 milímetros (2939/2874), e o comprimento em 43 milímetros (4923/4880). O seu design apresenta proporções características de uma limousine Mercedes-Benz. O capô alongado, aliado ao estilo coupé e ao tejadilho que se estende até à traseira larga. A carroçaria notoriamente comprida é caracterizada por curtas projecções da dianteira e da traseira, uma longa distância entre eixos, rodas de grandes dimensões, e uma nova linha característica bem definida, elegante e dinâmica. Todas estas conferem ao Classe E uma imagem perfeita da filosofia de design da Mercedes-Benz: Pureza e Sensualidade.

Uma dianteira extremamente atractiva salienta o estatuto desta limousine executiva, com um visual diferente para cada linha de design e equipamento. A versão base possui a grelha do radiador clássica Mercedes, com a estrela no capô, tal como a linha EXCLUSIVE – embora numa forma ainda mais elaborada. As versões AVANTGARDE e AMG podem ser distinguidas pela grelha do radiador desportiva com a estrela Mercedes de grandes dimensões ao cento. Cada design da grelha do radiador confere ao Classe E um carácter distinto, oferecendo um elevado grau de variedade que permite destacar cada modelo diferente.

Na traseira, o Classe E apresenta um carácter forte e inconfundível. Os farolins integrais, caracterizados por duas barras emolduradas pela carroçaria do veículo, identificam claramente este modelo como um novo membro da família de limousines da Mercedes-Benz. As luzes traseiras destacam-se graças à sua semelhança com uma chuva de estrelas criada pela tecnologia de reflexão, com uma estrutura de superfície especialmente configurada para os farolins traseiros e estreada no novo Classe E.


Novo Design Interior 
O interior do novo Classe E materializa a demonstração de emoção e inteligência. O equipamento opcional inclui dois ecrãs de alta resolução da nova geração, cada um com uma largura de 12.3 polegadas – uma estreia neste segmento. Sob a cobertura em vidro partilhada entre ambos, os ecrãs encontram-se esteticamente unidos num posto de condução com um ecrã amplo, que transmite a sensação de estar a flutuar e criando um elemento central que salienta a tendência horizontal do design interior. Este posto de condução com painel amplo, inclui um ecrã de grandes dimensões que desempenha a função de painel de instrumentos, com instrumentos virtuais no campo de visão do condutor, e ainda um ecrã central acima da consola central. O condutor poderá escolher entre três diferentes estilos de design, de acordo com as suas preferências:  "Classic", "Sport" e "Progressive".
Adicionalmente, os botões de controlo tácteis aplicados no volante são implementados pela primeira num veículo ligeiro de passageiros. Tal como num interface de smartphone, respondem com precisão aos movimentos horizontais e verticais dos dedos, permitindo ao condutor controlar todo o sistema de entretenimento através de movimentos com os dedos sem retirar as suas mãos do volante. Sob o lema "mãos no volante, olhos na estrada“, esta tecnologia permite reduzir ao mínimo a distração do condutor.

Este sistema está ainda equipado com controlos adicionais, na forma de um touchpad com controlador na consola central, que permite reconhecer a escrita manual e ainda o sistema de controlo por voz LINGUATRONIC. Também está equipado com botões de acesso directo para o controlo de funções, tais como o ar condicionado ou – mais uma estreia – para a activação e desactivação prática de certos sistemas de assistência à condução. 

Um novo design gráfico com grafismos e animações de alta resolução, juntamente com uma lógica simplificada, melhora adicionalmente esta nova experiência de controlo. Ao mesmo tempo, os ocupantes desfrutam de um interior sensual com uma arquitectura espaçosa, que o luxo com a desportividade de forma elegante.

Design de materiais inteligentes
A utilização de materiais de elevada qualidade define o visual do interior. Estes incluem madeiras porosas, madeira com visual semelhante ao utilizado em iates, com linhas fluidas, numa interpretação moderna de madeira embutida. Os materiais genuínos continuam a ser utilizados nas portas e nas faixas de cintura, revestidas em pele, consoante as linhas de design e equipamento selecionadas. O visual de elevada qualidade e o sentimento criado através da atenção aos mais pequenos detalhes e à mão-de-obra de excelente qualidade é outra característica da Mercedes-Benz claramente em evidência.

A escolha de materiais e cores também foi alvo de uma criteriosa selecção, com várias tonalidades de castanho, incluindo novas combinações de cores atractivas tais como o castanho nogueira / macchiato e castanho saddle / macchiato.

Ambiente luminoso com 64 cores
A iluminação do interior é constituída exclusivamente por tecnologia LED de longa duração e de baixo consumo de energia. O mesmo se aplica à iluminação ambiente aperfeiçoada, incluída nas linhas de equipamento. Com 64 cores, oferece uma vasta variedade de personalização. Acrescenta iluminação, por exemplo, aos componentes de revestimento, ao ecrã central, ao compartimento de arrumação dianteiro na consola central, às bolsas das portas, zonas dos tapetes do piso dianteiros e traseiros e nos tweeters (se o veículo estiver equipado com sistema de som surround Burmester® high-end 3D). 

Design dos bancos 
O design dos bancos destacam-se claramente no novo Classe E. A sua ergonomia e forma escultural combinam a adequação das características da Mercedes-Benz para longas viagens, com um visual refinado e desportivo, caracterizado por um design exclusivo em cada linha de equipamento. O pack Heat Comfort é outro novo equipamento neste segmento, que inclui apoios de braços aquecidos nas portas e na consola central.


Nova geração de motores
No lançamento de mercado, o novo Classe E terá dois motores à escolha: a versão E 200 com um motor de quatro cilindros a gasolina e a versão E 220 d com um novo motor de quatro cilindros a Diesel.
Serão disponibilizadas adicionalmente outras versões do modelo após o lançamento de mercado, incluindo a versão E 350e, com tecnologia híbrida. O PLUG-IN HYBRID impressiona com o seu dinamismo e eficiência, permitindo percorrer cerca de 30 quilómetros unicamente com propulsão eléctrica, resultando portanto numa condução sem emissões de gases de Co2. A combinação do seu motor de quatro cilindros a gasolina com um potente motor eléctrico produz uma potência total de 205 kW (279 CV) e um binário máximo de 600 Nm. Com esta configuração, a versão E 350e consegue atingir as prestações de um veículo desportivo, no entanto o consumo de combustível é inferior ao de um veículo do segmento de compactos.

A versão Diesel mais potente será constituída por um motor de seis cilindros, com catalisador SCR, uma potência máxima de 190 kW (258 CV) e um binário máximo de 620 Nm.

Outra versão a acrescentar à gama será o E 400 4MATIC, cujo motor de seis cilindros a gasolina produz uma potência de 245 kW (333 CV) e um binário máximo de 480 Nm.

Mais tarde, versões adicionais irão completar a gama de motores disponíveis, incluindo um novo motor de quatro cilindros a Diesel, com uma potência de 110 kW (150 CV). A gama de motores a gasolina irá incluir versões de quatro cilindros, com potências que variam desde 135 a 180 kW (183 a 245 CV), mais uma versão de seis cilindros com uma potência de 245 kW (333 CV).

Todos os motores do novo Classe E estão equipados com função ECO start/stop. Os motores a gasolina cumprem os requisitos da norma de emissões EU 6, enquanto o novo motor de quatro cilindros a Diesel OM 654 já está configurado para cumprir os futuros limites RDE.

Novo motor de quatro cilindros a Diesel
O novo motor de quatro cilindros a Diesel marca o nascimento de uma nova família de motores da Mercedes-Benz, e abre novos horizontes no que diz respeito a eficiência. É mais curto e compacto do que o seu antecessor, graças à menor distância entre cilindros (90 mm ao invés de 94 mm). Apesar da menor cilindrada em relação ao seu antecessor, reduzida para cerca de dois litros, o novo motor Diesel produz uma potência de 143 kW/195 CV, e quando instalado na versão do modelo E 220 d, apresenta um consumo em ciclo combinado NEDC de apenas 3.9 l/100 km, resultando em 102 g/km de emissões de CO2 – um valor até agora atingido apenas por veículos significativamente mais pequenos.

Além disto, o motor de quatro cilindros é excepcionalmente refinado. Na sua forma básica, está equipado com sobrealimentação de fase simples e turbocompressor de geometria variável. A cabeça e o bloco do motor são construídos em alumínio. A Mercedes-Benz desenvolveu o material de revestimento da superfície dos cilindros NANOSLIDE®, que reduz de forma eficiente o atrito entre a parede dos cilindros e os êmbolos de aço. 

Caixa de nove velocidades automática
Todos os modelos disponíveis no lançamento de mercado estão equipados de série com a nova caixa de nove velocidades automática 9G-TRONIC. Permite rápidas passagens de mudanças e menores rotações do motor, características particularmente benéficas para os níveis de eficiência e ruído.

Suspensão – desportividade aliada ao conforto
A suspensão no novo Classe E oferece o prazer de uma condução ágil em estradas sinuosas, assim como o mais elevado conforto de condução neste segmento de veículos. O Classe E está equipado de série com suspensão em aço. Em conjunto com esta suspensão, estão disponíveis três sistemas de suspensão DIRECT CONTROL com sistema de amortecimento selectivo: 

   • Suspensão de conforto 

   • Suspensão Avantgarde confortável com características desportivas, rebaixada em 15 milímetros 

  •Suspensão desportiva com ajuste do amortecimento adaptativo, rebaixada em 15 milímetros, que substitui a suspensão desportiva clássica.

Suspensão pneumática multicâmara AIR BODY CONTROL
Alternativamente, o novo Classe E pode ser equipado com suspensão pneumática multicâmara nas quatro rodas – o único veículo do seu segmento a disponibilizar esta opção. Vantagens deste sistema: três câmaras de tamanhos diferentes nos apoios das molas do eixo traseiro, e duas câmaras nos apoios das molas do eixo dianteiro, possibilitam o controlo em três fases, da rigidez com que a suspensão reage. Desta forma, os passageiros desfrutam de uma suspensão suave e da sensação de uma boa estabilidade do veículo à medida que a velocidade aumenta.

Além disso, a suspensão pneumática multicâmara AIR BODY CONTROL, de elevada sensibilidade e rápida resposta, inclui uma função de auto nivelamento em todas as rodas para um excelente conforto de condução, mesmo com o veículo carregado. Consoante a velocidade do veículo, controla automaticamente a altura ao solo da carroçaria, reduzindo por exemplo o consumo de combustível em autoestrada ao baixar a altura do veículo. Durante a condução em estradas irregulares ou estradas sem asfalto, a altura ao solo também pode ser aumentada através do botão de ajuste da altura. 

A suspensão pneumática é complementada por um sistema de ajuste contínuo do amortecimento controlado electronicamente, que adapta individualmente o amortecimento em cada roda de forma totalmente automática, de acordo com a situação de condução e com as condições da estrada – por exemplo, durante a realização de manobras evasivas ou durante a condução em estradas com superfície irregular. O sistema proporciona boas características de aderência à estrada e vibração dos pneus, um excelente conforto de condução, e uma dinâmica de condução excecional.

Adicionalmente, o interruptor DYNAMIC SELECT, no posto de condução, permite ao condutor seleccionar entre quatro modos de funcionamento do AIR BODY CONTROL: "Comfort", "ECO", "Sport" e "Sport+". A opção adicional "Individual" permite ao condutor configurar o seu veículo de acordo com as suas preferências.



Nova geração dos sistemas de assistência à condução
Os novos sistemas de segurança e de assistência da Mercedes-Benz melhoram a segurança, o conforto e a assistência à condução. O Assistente de Travagem Ativo, equipado de série, avisa o condutor sobre situações iminentes de colisão, fornece exactamente o nível adequado de assistência durante uma travagem de emergência e, caso necessário, também executa travagens autónomas. Além dos veículos em circulação a baixa velocidade, em processo de paragem ou parados, também poderá detectar peões que se encontrem na zona de perigo em frente ao veículo.

Igualmente de série, o ATTENTION ASSIST, com sensibilidade ajustável que pode avisar o condutor sobre a sua sonolência, e o Assistente de Ventos Laterais, que pode auxiliar o condutor ao reduzir substancialmente os efeitos de fortes ventos laterais, para evitar que o veículo se desvie excessivamente da sua trajectória ou faixa de rodagem.

Os destaques do pack de Assistência à Condução opcional que irão transformar o Classe E na limousine mais inteligente do seu segmento, incluem:

• DRIVE PILOT: Este sistema representa o próximo passo da Mercedes-Benz rumo à condução autónoma. Tal como o Distance Pilot DISTRONIC em autoestradas e estradas nacionais, o sistema não só mantém o veículo automaticamente a uma distância correta atrás de veículos mais lentos, como também poderá segui-los pela primeira vez a velocidades até aos 210 km/h. Este sistema pode facilitar a tarefa do condutor, não sendo mais necessário actuar o pedal dos travões e do acelerador durante uma condução normal, recebendo também plena assistência à direcção da parte do Steering Pilot – mesmo em curvas ligeiras. Outra característica única que poderá ser notada a uma velocidade até 130 km/h, por exemplo em situações de tráfego intenso, o sistema poderá continuar a intervir activamente tendo em consideração os veículos e estruturas paralelas na sua proximidade, mesmo que as marcas rodoviárias delimitadoras das faixas de rodagem sejam algo confusas ou não existam de todo, tal como em troços de estrada sujeitos a obras. O sistema facilita a condução especialmente em engarrafamentos ou tráfego intenso. A função de rearranque do motor é outra característica que ajuda a reduzir a tarefa do condutor em tais situações, permitindo o arranque automático do veículo 30 segundos após a paragem iniciada pelo Distance Pilot DISTRONIC em autoestradas ou estradas similares.
Novos desenvolvimentos para reduzir as tarefas do condutor: em combinação com o COMAND Online, a subfunção selecionável do cruise control pode ajustar autonomamente a velocidade do veículo, em resposta aos limites de velocidade detectados pela câmara ou aos limites de velocidade registados no sistema de navegação, como por ex. limite de velocidade de 50 km/h em zonas urbanas ou de 100 km/h em estradas nacionais. As inovações adicionais do DRIVE PILOT incluem, pela primeira vez, o Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem. Este sistema de assistência com base no radar e na câmara assiste o condutor durante as mudanças de faixas de rodagem em estradas com várias faixas de rodagem em cada sentido e poderá direccionar o veículo para a faixa de rodagem seleccionada pelo condutor – por exemplo, durante uma ultrapassagem. Quando o condutor tiver indicado que pretende mudar de faixa de rodagem durante pelo menos dois segundos, o Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem assiste o condutor direccionando o veículo para a faixa de rodagem adjacente, se detetar que a mesma faixa não está ocupada.
• Assistente de Travagem Activo com função de cruzamento: Este sistema aumentou os limites de velocidade no que diz respeito a veículos e peões. Também poderá detectar trânsito perpendicular em cruzamentos e, se o condutor não responder adequadamente, o sistema aplica uma travagem de forma autónoma. Pela primeira vez, também poderá detectar situações de perigo quando o veículo se depara com um congestionamento de trânsito, onde não existe espaço de manobra, iniciando uma travagem de forma autónoma com bastante antecipação em tais situações. Consequentemente, é possível evitar acidentes a velocidades até 100 km/h, ou reduzir significativamente as consequências de um acidente a velocidades superiores a 100 km/h.

• Assistente da Direcção Evasivo: Este novo sistema é o complemento ideal da função de detecção de peões do Assistente de Travagem Activo. Quando o condutor efectua deliberada ou instintivamente uma manobra evasiva numa situação perigosa, esta função poderá assistir o condutor através da aplicação de um binário na direcção rigorosamente calculado, por forma a assistir a manobra no volante. Isto ajuda o condutor a evitar o peão de forma controlada, facilitando subsequentemente a estabilização do veículo para permitir que a situação seja lidada em segurança.

• Sistemas de assistência avançados: Os sistemas de assistência inteligentes no novo pack de Assistência à Condução também incluem os comprovados sistemas que foram adicionalmente desenvolvidos, no que diz respeito ao modo de funcionamento e aos sensores que utilizam. O Assistente de Faixa de Rodagem Activo pode ajudar o condutor a evitar uma mudança de faixa de rodagem não intencional, através da aplicação dos travões num dos lados do veículo, incluindo nas situações em que as marcas rodoviárias correspondam a um traço descontínuo e que exista um risco de colisão. O Assistente de Ângulo Morto Activo também poderá agora avisar sobre o risco de colisão lateral, em trânsito urbano a baixa velocidade, e tal como anteriormente, intervir no último instante através de uma correcção, para evitar uma colisão a velocidades superiores a 30 km/h. O PRE-SAFE® PLUS poderá fornecer protecção contra colisões com veículos que circulam atrás, e evitar as consequências de um acidente para os ocupantes.

Adicionalmente, a gama de novas características no novo Classe E incluem:
• Assistente de Estacionamento Remoto: Pela primeira vez, este sistema permite efectuar manobras do veículo em garagens e lugares de estacionamento remotamente, através de uma aplicação de smartphone, permitindo aos ocupantes entrar e sair do veículo facilmente, mesmo que o lugar de estacionamento seja bastante apertado.

• Sistema Car-to-X Communication: em 2013, a Mercedes-Benz foi o primeiro fabricante a introduzir uma rede de comunicações entre veículos na forma de uma solução de montagem à posterior. A seguir será implementado o próximo passo lógico, com a primeira solução Car-to-X totalmente integral a nível mundial a ser produzida em série. Por exemplo, a troca de informação suportada por telemóvel com outros veículos na estrada e a uma certa distância, permite ao condutor obter informação bastante antecipada das condições actuais "em torno de uma curva" ou "para além de um obstáculo". Isto significa que o condutor recebe um aviso mais cedo do que anteriormente, na eventualidade de perigo iminente, como por exemplo, no caso da presença de um veículo avariado parado na berma da estrada, ou também na eventualidade de chuva intensa ou gelo na estrada. Neste caso, o novo Classe E actua simultaneamente como um recetor e um transmissor, pois as mensagens de aviso são transmitidas automaticamente após a avaliação dos estados do veículo, ou manualmente pelo condutor para o servidor da aplicação.

• PRE-SAFE® de colisão lateral: Este sistema está incluído no pack Assistência à Condução PLUS. Se uma colisão lateral tiver sido detectada e for iminente, o sistema afasta o condutor ou o passageiro dianteiro da zona de perigo por precaução, na direcção lateral. Para tal, numa fracção de segundo, o sistema insufla uma câmara-de-ar na almofada lateral do encosto do banco dianteiro do lado mais próximo do impacto iminente, aumentando desta forma a distância entre o ocupante e a porta, reduzindo ao mesmo tempo as forças que actuam nos ocupantes.

• PRE-SAFE® Som: Este sistema tem por base um reflexo do ser humano no ouvido interno, designado de reflexo do estapédio. O PRE-SAFE® Som emite um sinal de interferência curto através do sistema de som do veículo, se for detectado um risco de colisão. Este sinal poderá accionar o reflexo natural e preparar desta forma os ouvidos dos ocupantes para o som expectável resultante do acidente.

•Os faróis MULTIBEAM LED de elevada resolução, cada um com 84 LEDs de elevada performance controlados individualmente, iluminam automaticamente a estrada com uma distribuição de luz rigorosamente controlada e com um brilho excepcional – sem encandear os restantes utentes da via. Isto deve-se ao facto desta grelha permitir o controlo separado da distribuição de luz dos faróis esquerdo e direito, e a sua adaptação rápida e dinâmica às situações em constante mudança na estrada. Todas as funções do Sistema de Iluminação Inteligente em modo de luzes de médios e luzes de máximos, podem ser accionadas pela primeira vez, de forma puramente digital e sem quaisquer actuadores mecânicos, incluindo uma estreia a nível mundial, a nova função de luz activa implementada puramente por meios electrónicos.

•Chave Digital do Veículo: este sistema de autorização de condução utiliza a tecnologia sem fios de curto alcance (Near Field Communication) e permite a utilização do smartphone do condutor como uma chave do veículo. 

Carroçaria robusta e simultaneamente de baixo peso
Uma carroçaria excepcionalmente rígida forma a base para uma estabilidade exemplar, com níveis de ruído e vibração extremamente baixos, e um elevado nível de segurança em colisão. Para atingir tal desempenho, os engenheiros optaram por uma carroçaria com recurso ao alumínio e a componentes de aço de resistência ultra elevada, em proporções superiores às do seu antecessor. As asas dianteiras, o capô, a tampa da bagageira, e as estruturas de elevadas dimensões das secções dianteira e traseira, são construídas em chapa de alumínio, ou alumínio fundido. O design de baixo peso permite reduzir o consumo de combustível, e confere estabilidade para uma condução desportiva e ágil do veículo.

Aerodinâmica irrepreensível
O desempenho aerodinâmico é uma das principais razões da excepcional eficiência do novo Classe E. Aqui o Classe E aumenta a fasquia com um coeficiente aerodinâmico (valor cd) record de 0.23. Para atingir este feito, os especialistas em aerodinâmica optimizaram vários detalhes e implementaram novas ideias. Por exemplo, o sistema AIRPANEL, disponível para a maioria dos motores na linha de equipamento EXCLUSIVE e modelos base, abre a grelha do radiador através de uma cortina de lâminas ajustáveis, quando é necessária a circulação de ar para um arrefecimento adicional, incluindo ainda uma segunda cortina na entrada de ar abaixo da chapa de matrícula, para melhorar o desempenho geral do sistema. Além destas inovações, a aerodinâmica sofisticada minimiza o ruído do vento e assegura uma condução do novo Classe E mais silenciosa do que alguns modelos do segmento de veículos de luxo.