Terminado o período de confinamento, os portugueses já procuram soluções para fins-de-semana, feriados e férias e muitos têm optado pelo autocaravanismo. Segundo os dados da Yescapa, plataforma de aluguer de autocaravanas entre particulares, já há 500 reservas confirmadas para o verão em Portugal, o que se traduz em 3.500 dias de viagens reservados, além de 50 reservas feitas para os últimos dois fins-de-semana de maio e 120 reservas confirmadas para a “semana dos feriados” que se avizinha.
A pandemia de Covid-19 alterou os planos de muitos portugueses, que procuram agora alternativas para as suas férias de verão. Uma das apostas tem sido o autocaravanismo, cuja procura tem aumentado bastante desde o início do desconfinamento. E muitos portugueses apostam nesta forma de viajar pela primeira vez, já que 78% dos visitantes do site da Yescapa referem que é a primeira vez que experimentam viajar de autocaravana.
A Yescapa registou, este ano, um crescimento de quase 400% de visitas no site e um aumento de 50% das reservas confirmadas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Há também um aumento no número de proprietários que pretendem rentabilizar as suas autocaravanas. A Yescapa tem agora 600 veículos matriculados em Portugal disponíveis no seu site, enquanto o número era de 420 no final de 2019.
O perfil dos portugueses que têm feito reservas passam por famílias entre 35 e 45 anos, com uma ou duas crianças, e que viajam pela primeira vez de autocaravana. Os projetos de viagens mais frequentes são a Costa Vicentina, roadtrip pelo Douro, percorrer a Estrada Nacional 2 e o Alentejo. Verifica-se também uma tendência de reservas last minute, feitas com pouco tempo de antecedência antes do início da viagem.
“Temos vindo a perceber que, nos últimos anos, o autocaravanismo é cada vez mais uma tendência em Portugal. Com o período do desconfinamento, verificámos um grande aumento na procura, sobretudo a partir da terceira semana de maio. Prevemos que o número de reservas chegue às 1.550 durante o verão”, afirma a luso-descendente Julie Da Vara, Chief Operating Officer da Yescapa a nível global. “Além de ser uma forma segura de viajar, o autocaravanismo pode ser também uma forma de impulsionar as economias locais e a oportunidade perfeita para conhecermos melhor os recantos de Portugal, como são exemplo as praias fluviais”.