quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Estreias de cinema de 5 de Janeiro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Os Passageiros da Noite

Charlotte Gainsbourg é Elisabeth, uma parisiense dos anos 1980 que, após ser deixada pelo marido, encontra trabalho num programa de rádio da noite para poder sustentar os seus dois filhos adolescentes. É lá que se cruza com uma jovem, Talulah (Noée Abita), que decide amadrinhar e de quem passa também a tomar conta.
Um drama de Mikhaël Hers (“Ce sentiment de l'été”) que teve estreia na edição de 2022 do Festival de Berlim.



Fairytale - Sombras do Velho Mundo

No Purgatório, Hitler, Mussolini, Estaline, Churchill, Napoleão ou Jesus Cristo interagem e conversam entre eles – Hitler, por exemplo, tem pena de não ter desposado a sobrinha de Wagner e de não ter destruído Londres. É esta a premissa deste filme de animação experimental, que junta imagens de arquivo, corte e colagem e deep fakes, assinado pelo russo Alexander Sokurov (“A Arca Russa”). Esteve em competição na edição de 2022 do Festival de Locarno, bem como do LEFFEST.



No Lugar Errado

Este “thriller” de acção de baixo orçamento centra-se num segurança ex-chefe da polícia que é a única testemunha de um crime levado a cabo por traficantes de droga. E isso torna-o um alvo a abater. É um dos derradeiros filmes de Bruce Willis, cuja revelação do diagnóstico de afasia o fez reformar-se da representação, e um da dúzia por ele protagonizados que foram lançados no ano de 2022. Volta a juntar o debilitado Willis a Mike Burns, produtor e supervisor musical tornado realizador que fez com ele “Sem Hora Marcada” em 2021. O próprio realizador disse, em entrevistas, que a equipa do actor lhe tinha garantido que este estava melhor do que no ano anterior, mas que, na rodagem, percebeu que Willis estava pior e que isso o tinha feito decidir não voltar a trabalhar com ele.