sexta-feira, 3 de março de 2023

Sentimos logo existimos



Se procura um livro extraordinário, que cruze aventura intelectual, ciência de vanguarda e as experiências inovadoras do próprio autor, Senciência, de Nicholas Humphrey, é o livro certo.

O autor, um dos maiores especialistas no domínio da consciência, investiga há cinquenta anos várias questões relacionadas com a evolução da consciência nos humanos e não só. Nos humanos, as sensações conscientes são a base do sentido de nós próprios. E nos outros animais? E nas futuras máquinas?

Senciência é um livro inovador sobre uma questão atual que envolve a ética dos humanos perante o nível de consciência dos animais. Segundo Anil Seth, autor de O Cérebro em 30 Segundos e de Being You: «Um tratado convincente sobre a evolução da consciência por um dos nossos melhores psicólogos. Humphrey combina uma autobiografia científica fascinante, muitas vezes surpreendente e ocasionalmente hilariante, com uma série de ideias bem justificadas sobre o que é preciso para um organismo ser senciente. O seu excelente livro vai desafiá-lo a pensar no mistério mais profundo e pessoal da natureza de uma forma nova e completamente esclarecedora.»

«Ouço um coiote, depois outro. Onde se encontra a senciência? Será que os cães sentem dor como a minha? Uma minhoca apreciará os cheiros? Será que as máquinas virão, um dia, a ter sensações conscientes? Tê-las-ão já? Como saberemos?»

Um livro ousado e persuasivo, que já se encontra à venda nas livrarias.

Sobre o Autor

Nicholas Humphrey é um psicólogo teórico, sediado em Cambridge, que estuda a evolução da inteligência e da consciência. Os seus interesses são abrangentes. Foi o primeiro a demonstrar a existência de «visão cega» após danos cerebrais em macacos, fez pesquisa no Ruanda sobre gorilas-da-montanha com Dian Fossey, propôs a célebre teoria da «função social do intelecto» e investigou o passado evolutivo da religião, da arte, da cura, da consciência da morte e do suicídio. As suas distinções incluem o Prémio Memorial Martin Luther King, a Medalha Pufendorf e o Prémio Internacional Mente e Cérebro. Os seus livros mais recentes são Seeing Red e Soul Dust.