quinta-feira, 6 de julho de 2023

Estreias de cinema de 6 de Julho de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Abandonados

Versão cinematográfica da série com o mesmo nome, uma recriação histórica sobre a ocupação japonesa de Timor-Leste durante a Segunda Grande Guerra, que originou uma aliança entre militares portugueses, timorenses e australianos contra o inimigo. Os combates ocorridos no local durante os três anos e meio de invasão causaram a morte a cerca de 50 mil pessoas, entre eles portugueses que ali foram abandonados (daí o título da série) pelo governo de Salazar, que se recusou a enviar militares para defender a região e proibiu a administração portuguesa de sair da ilha.
Com Marco Delgado, Maya Booth, António Pedro Cerdeira, Soraia Tavares, Elmano Sancho, Luís Esparteiro, Virgílio Castelo, Joaquim Nicolau e Vítor Norte nos papéis principais, esta é uma adaptação da obra “O Diário do Tenente Pires”, escrita por António Monteiro Cardoso (que também assina o argumento). A realização ficou a cargo de Francisco Manso, que já antes tentara recuperar momentos menos conhecidos da História de Portugal com os filmes “O Testamento do Senhor Nepomuceno” (1997), “O Último Condenado à Morte” (2009), “Assalto ao Santa Maria” (2010), “O Cônsul de Bordéus” (2011) e “O Nosso Cônsul em Havana” (2019). 



Simulação

Num futuro não muito distante, onde a tecnologia ligada à inteligência artificial evoluiu para novos patamares e se tornou presente em todas as áreas da existência, autómatos de simulação humana são usados para diversos fins. Quando um “hacker” encontra um meio de remover as restrições com que foram concebidos e que os impedem de ter todas as características humanas, boas e más, um desejo de liberdade nasce em cada um deles, tornando uma revolução inevitável.
Um “thriller” de ficção científica realizado por April Mullen (“Wander”) segundo um argumento de Ryan Christopher Churchill que conta com Robbie Amell, Jordana Brewster, Simu Liu, Alicia Sanz e Sam Worthington nos principais papéis. 



Olha Que Três!

Tridan Lagache é um homem simples e afável que passou toda a vida num luxuoso “resort” de um Club Med mexicano. Agora, com 50 anos, resolve que quer conhecer o mundo e, mais do que isso, reencontrar Violette, por quem se apaixonou quando ambos tinham apenas oito anos e que nunca mais viu nem esqueceu. É assim que chega a Paris, onde se encontra com Louis, o seu meio-irmão, que o acolhe com prazer mas que fica impressionado com aquela paixão infantil. Decidido a ajudar o irmão a superar tudo aquilo, Louis tem uma ideia: pedir à sua namorada Roxane que finja ser Violette e lhe mostre o quanto aquele amor é insensato, de modo a que Tridan avance com a sua vida.
Uma comédia francesa com Dany Boon ("Bem-vindo ao Norte", "Nada a Declarar", "Supercondríaco" ou “A Minha Família do Norte”) na pele de argumentista, de realizador e de protagonista que conta ainda com os actores Charlotte Gainsbourg e Kad Merad.