quinta-feira, 2 de maio de 2024

Estreias de cinema de 2 de Maio de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Sombra de Caravaggio

Itália, 1620. Caravaggio, um dos pintores mais brilhantes da sua época, gosta de desafiar as normas da Igreja em relação à forma como representa os temas religiosos. Após surgir o boato de que utiliza prostitutas, ladrões e miseráveis como modelos para as suas pinturas sacras, o Papa pede aos serviços secretos do Vaticano que descubram tudo sobre a sua vida, para se deliberar se merece, ou não, a anulação da pena de morte que lhe foi imputada pelo assassinato de uma pessoa. O homem que ficou incumbido de o fazer é conhecido como Sombra e vai seguir todos os passos.

Um filme biográfico realizado por Michele Placido (“Uma Viagem Chamada Amor”), que escreve o argumento com Fidel Signorile e Riccardo Scamarcio, que também se assume como protagonista. Os actores Micaela Ramazzotti, Tedua, Louis Garrel e Isabelle Huppert juntam-se ao elenco. 



Suaves e Silenciosas

Emily (Stefanie Estes) é professora primária e adepta ferrenha dos ideais da supremacia branca. Certa tarde, reúne-se na igreja com um grupo de mulheres com crenças idênticas às suas para a primeira reunião do clube “Filhas pela União Ariana”, onde as suas convicções são debatidas acaloradamente. Algum tempo depois, quando o padre se apercebe do teor da conversa, pede-lhes que se retirem. Indignadas, decidem continuar a reunião em casa de Emily, fazendo uma curta paragem para comprar bebidas num supermercado. Ali, um encontro com duas mulheres de origem chinesa vai dar origem a uma tragédia.

Gravado em tempo real e num único “take”, um drama frio e muito perturbador onde o racismo e a xenofobia são levados ao extremo. “Suaves e Silenciosas” foi realizado, escrito e produzido por Beth de Araújo, norte-americana de ascendência brasileira e chinesa, que aqui se estreia em longa-metragem.



A Teoria Universal

Em 1962, Johannes, um cientista a trabalhar no seu doutoramento, viaja para os Alpes suíços na companhia do Dr. Julius Strathen, o seu orientador, para assistirem a uma conferência sobre Física, onde ambos tencionam conhecer novas teorias e pontos de vista.
 
Após uma série de incidentes, entre eles o desaparecimento de um colega iraniano e a morte de um alemão, Johannes conhece uma enigmática pianista de jazz que parece saber muito sobre a sua vida. 
 
Selecionado para competir no Festival de Veneza de 2023, um “thriller” totalmente filmado a preto e branco realizado pelo alemão Timm Kröger e protagonizado por Jan Bülow, Olivia Ross, Hanns Zischler, Gottfried Breitfuss e David Bennent.