terça-feira, 5 de novembro de 2024

Produtora procura histórias de imigrantes para segunda temporada de série que celebra o olhar estrangeiro sobre Portugal



Após o sucesso da primeira temporada, que ultrapassou 200 mil visualizações em apenas um mês e atraiu 16 mil subscritores no canal da 7800 Productions no YouTube, a série “Bitoques & Imperiais” vai ganhar uma segunda temporada. Criada pelo polaco Lukasz Gieranczyk (produtor executivo) e pelo brasileiro Thiago Yoshinaga (realizador) e lançada em setembro deste ano, a produção retrata a experiência dos imigrantes em Portugal, um grupo que representa cerca de 10% da população do país (segundo os dados da AIMA).

“Acho que o público se conectou com as histórias porque conseguimos mostrar, de maneira leve e descontraída, diferentes perspectivas, sempre mantendo um olhar muito realista sobre a vida de estrangeiros em Portugal.  Como na primeira temporada, vamos convidar para cada episódio quatro imigrantes que se encaixem no tema discutido. Não apenas brasileiros, mas estrangeiros de outros países que vivem aqui. E também vamos ouvir portugueses para determinados temas”, conta Lukasz Gieranczyk, que nasceu em Varsóvia, mas fala português fluentemente porque passou algumas temporadas no Brasil, na infância e adolescência, e viveu em Lisboa, na juventude, a acompanhar os pais diplomatas.

A previsão é que a segunda temporada de “Bitoques & Imperiais” comece a ser filmada em dezembro. Entre os destaques estão temas como o estilo de vida dos nômades digitais, as vivências de estudantes estrangeiros, o papel do futebol na integração e como se formam amizades em uma nova terra. Outros episódios vão explorar o universo fitness em Portugal, o crescimento dos espaços dog-friendly e as diversas opções de vida noturna no país. E como na primeira temporada, a conversa termina num restaurante português, com bitoques e imperiais, preferências da dupla de criadores que acabaram por dar nome ao projeto.

Para 2025, além da nova temporada de “Bitoques & Imperiais”, a 7800 Productions planea investir em novos lançamentos de projetos autorais de audiovisual.

“Quando voltei a viver em Portugal, no início de 2023, trouxe comigo o desejo de desenvolver produções autorais. A criação da 7800 Productions foi um primeiro passo, e depois do excelente começo com a série, temos muitas novidades pela frente”, adianta Lukasz Gieranczyk.

Sobre Lukasz Gieranczyk

Filho de diplomatas, o polaco Lukasz Gieranczyk nasceu em Varsóvia e com 8 meses mudou-se para o Rio de Janeiro. Entre idas e vindas para a Polônia e uma temporada de dois anos na Colômbia,  vivenciou outros períodos no Brasil por três vezes durante a infância e adolescência e, por isso, fala português fluentemente. Depois de terminar a faculdade de Relações Públicas na Universidade de São Paulo (USP), estudou cinema no Canadá. E, ao fim do curso, em 2007, inscreveu-se na renomada Warsaw Film School, em sua cidade natal. Foi aceito, mas uma viagem para visitar os pais, que na época moravam em Lisboa, mudou os seus planos. Encantado com a cidade e o clima tropical em plena Europa, desistiu de voltar para a Polônia. Em Portugal, começou a trabalhar na área de comunicação e publicidade do banco Millennium. Aprendeu muito sobre produção de comerciais. Dois anos depois, surgiu o convite para voltar para Varsóvia e trabalhar numa agência, até então pequena, de marketing online, um mercado em ascensão na época. Com o diferencial de falar português e espanhol fluentemente e com muito conhecimento em marketing online, foi convidado para projetos de empresas com interesse em expandir para Brasil, Portugal e Espanha. 

Numa temporada de férias, no litoral de São Paulo, Lukasz Gieranczyk descobriu como era difícil adquirir bilhetes de autocarro. Assim, veio o insight de que poderia reunir a sua experiência com marketing digital, o trabalho numa agência de turismo polaca e todo o seu conhecimento sobre a cultura brasileira para criar um negócio. Com um investimento inicial de R$ 450 mil (cerca de 73 mil euros), com recursos próprios dele e de um único sócio, o também polaco Jaroslaw Piasecki, Lukasz criou, em 2013, o Quero Passagem, uma das primeiras plataformas de venda de bilhetes de autocarro no Brasil. O projeto deu tão certo, que quase dez anos depois, a empresa que começou bem pequena hoje tem 150 funcionários e é líder no setor corporativo, além de ser a segunda maior plataforma de vendas de passagens de autocarro para o público consumidor final, B2C. 

De volta a Portugal, em agosto de 2023, dessa vez com a própria família, Lukasz decidiu criar uma nova empresa. E o sucesso do seu negócio no Brasil deu-lhe segurança para investir numa paixão que ficou guardada por alguns anos: o audiovisual. Foi assim que surgiu a 7800 Productions, que estreou com o lançamento da série “Bitoques e Imperiais”, em setembro de 2024. E já tem a segunda temporada confirmada para o primeiro semestre de 2025.

Sobre Thiago Yoshinaga

Nascido em São Paulo em 1980, Thiago Yoshinaga estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo na PUC-SP. Trabalhou como jornalista, escrevendo sobre economia e mercado financeiro. Decidiu trabalhar com audiovisual após dirigir o seu primeiro documentário, em 2001, sobre a cena punk rock na cidade de São Paulo. Depois disso, fez uma pausa na carreira para estudar vídeo. Fez cursos de produção em Londres, e direção de atores e guionismo, na Escola Internacional de Cinema – San Antonio de Los Baños, em Cuba. Começou a sua carreira de 18 anos em vídeo como editor de programas educativos e comerciais, abrindo então a sua produtora, onde realizou documentários, programas educativos e comerciais. Após viver dois anos em Bogotá, mudou-se para Lisboa no início de 2023. “Bitoques & Imperiais” foi o seu primeiro trabalho como realizador em Portugal. 

Link para a 1ª Temporada