segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Nova exposição no Maat - Nuno Cera - Luzes Distantes



As transições energética e digital que nos últimos anos marcaram o território de Sines, as suas infraestruturas e, consequentemente, a sua população, sempre influenciaram e inspiraram a obra de Nuno Cera.

Após o devastador impacto da pandemia de COVID-19, a abominável invasão russa da Ucrânia expôs verdades complexas e levou a um reordenamento do panorama energético global, com impactos nunca antes vistos nos mercados alimentares, o aumento das tensões económicas e políticas, e uma enorme ameaça à segurança humana. O porto de águas profundas de Sines – o porto europeu mais próximo dos EUA, com uma infraestrutura capaz de armazenar e exportar gás natural para o resto da Europa – rapidamente se configurou como uma solução alternativa para as necessidades energéticas no cenário da redução drástica, quando não total cancelamento, das importações de petróleo e gás da Rússia.

Estes eventos, a par das transições já mencionadas, influenciaram as observações e reflexões de Nuno Cera, acompanhando-o na pesquisa que levou a cabo para produzir um novo trabalho: Luzes Distantes (2021–2022), uma pesquisa artística sobre a região de Sines e um olhar para o futuro. O artista partilha as suas observações e reflexões numa série de fotografias e numa vídeo-instalação de dois canais sincronizados, acompanhados por uma publicação com textos inéditos. Em sete episódios, ele conduz-nos por locais que selecionou como protagonistas: a Autoridade Portuária de Sines, a Central da EDP, o Terminal XXI, as refinarias da Galp Energia e da Repsol, a Pedreira, as terras do futuro Data Center e o EllaLink, em justaposição com paisagens naturais.



Com Luzes Distantes, Nuno Cera oferece-nos uma observação externa, com um olhar que extrai o simbólico, invisível para o nosso olhar rotineiro; reitera a essência de um corpo em permanente transformação e a simultânea desintegração do velho que vai dando lugar ao novo, sem lhe dar tempo para envelhecer.

Luzes Distantes é uma coprodução entre o Centro de Artes de Sines/Câmara Municipal de Sines (CMS) e a Fundação EDP/maat.

De 09.11.2022 a 13.03.2023
Curadoria: José Mouro e Julia Albani