quarta-feira, 26 de junho de 2024

Cinema Paraíso: 25 anos de cinema ao ar livre nas noites de verão



Há 25 anos que Cinema Paraíso, o programa de sessões de cinema ao ar livre de Vila Nova de Famalicão, anima as noites de verão de espectadores de todas as idades. Numa parceria continuada entre o Cineclube de Joane, a Casa das Artes e o Município de Famalicão, o projeto que já percorreu mais de 40 espaços do concelho, tem, desde 2013, o Parque da Devesa como palco principal.

De 3 de julho a 21 de agosto, serão apresentados sete filmes, dois deles em itinerância por duas freguesias onde o Cinema Paraíso se estreia: Outiz e Avidos. As escolhas procuram alcançar e dialogar com vários públicos, com propostas diversificadas de cinema popular de várias proveniências e géneros, na sua maioria produções atuais, mas sem esquecer a história do cinema.

A primeira sessão, a 3 de julho, é Maestro, “biopic” realizado e interpretado por Bradley Cooper sobre Leonard Bernstein, maestro da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque que ficou reconhecido internacionalmente como um grande talento da música clássica. A 10 de julho, pelos estúdios Illumination, o divertido filme de animação Patos! e a 17 de julho, Os Excluídos, comédia que acompanha um professor rabujento acompanhado de alguns alunos na pausa de natal e que valeu a Da’Vine Joy Randolph o Óscar de Melhor Atriz Secundária.

Em itinerância, a iniciativa estreia-se em Outiz, no Adro da Igreja de Gemunde, a 14 de julho, com Milagre em Milão, um clássico italiano de Vittorio De Sica, em cópia digital restaurada. A 21 de julho, no Parque de Merendas de Avidos, O Rapaz e a Garça, do Studio Ghibli, um drama animado que conta com assinatura do mestre de animação japonês Hayao Miyazaki e que venceu o Óscar para Melhor Filme de Animação.

Em agosto, o Cinema Paraíso regressa ao Parque da Devesa, no dia 14, com o famoso chocolateiro de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, interpretado por Timothée Chalamet, em Wonka. E para terminar, a 21 de agosto, Reino Animal, uma distopia em que os humanos começam a sofrer mutações animais e que põe à prova a relação entre um pai e o seu filho adolescente.

Em todas as sessões, o público é convidado a comparecer às 22h00, levando consigo agasalhos, mantas, cadeiras de praia, e até pipocas. A entrada é livre.